Apresentação

O Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) é um programa de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, que conduz o discente ao título de Mestre em Letras. 

O objetivo é capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência na Educação Básica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

O PROFLETRAS é desenvolvido na modalidade presencial e conta com a participação de instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo sua sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (https://profletras.ufrn.br/). Tem, hoje, 48 unidades credenciadas.

O ingresso ao Programa se dá por meio de exame nacional de acesso, realizado pela UFRN.  As normas de realização do exame nacional de acesso, incluindo os requisitos para inscrição, os horários e os locais de aplicação do exame, o número de vagas de cada instituição associada e os critérios de correção e aprovação serão definidos por edital de seleção (https://profletras.ufrn.br/memoria/exame_nacional).

Podem matricular-se no PROFLETRAS os candidatos aprovados no exame nacional de acesso, diplomados em curso de graduação em Letras reconhecidos pelo Ministério da Educação, que atuem na Educação Básica, conforme edital de seleção.

O PROFLETRAS tem como área de concentração “Linguagens e Letramentos”, com as seguintes linhas de atuação:

I – Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

II – Estudos Literários

 

Na UENP, o PROFLETRAS teve início no ano de 2014, com a turma 2 do Programa.

Na UENP, as aulas das disciplinas são ministradas, presencialmente, às segundas-feiras. 

 

COMISSÃO EXECUTIVA DO CURSO

Coordenadora: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros (

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Roberta Negrão de Araújo (

Secretária: Thaynara Aparecida Machado (

Representante docente: Fernando Moreno da Silva

Representante docente: Marilucia dos Santos Domingos

Representante discente: Beatriz da Silva Massari

 

REDES SOCIAIS