Apresentação

A partir da criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em 2006, emergiu a perspectiva de fortalecimento da área de Ensino nessa Instituição, que oferece cursos de licenciatura em seus três campi. Desde a integração das Faculdades Estaduais isoladas do Norte do Paraná, sua transformação em UENP e a efetivação de novos docentes, diálogos interdisciplinares foram estabelecidos no sentido de pensar a criação de um programa de formação stricto sensu voltado às demandas regionais de qualificação de professores da Educação Básica e do Ensino Superior. 

Nesse sentido, docentes dos colegiados de Ciências Biológicas e de Matemática do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), do campus de Cornélio Procópio (CCP), propuseram a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) – Mestrado Profissional, uma proposta interdisciplinar de formação docente que fora aprovada em 29 de outubro de 2015 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), homologada na 160ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

A área de “Ensino” foi constituída por decisão do Conselho Superior da CAPES em 2011 e está inserida na grande área Multidisciplinar. Foi nucleada na antiga área de Ensino de Ciências e Matemática, da qual guarda as principais referências de organização e avaliação de Programas de Pós-Graduação no Brasil. Com tradição de uma década e meia, esses programas atuam principalmente na pesquisa e em produções didático-pedagógicas voltadas ao ensino de conteúdos específicos, promovendo interlocuções entre esses conteúdos e os conhecimentos pedagógicos para seu ensino.

Nesse contexto, o PPGEN/UENP foi configurado com o compromisso de promover uma aproximação entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, visando a qualificação de profissionais que possam contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos diferentes níveis educacionais. Essa aproximação inclui considerar a participação de estudantes oriundos ou não de cursos de licenciatura, como, por exemplo, egressos das áreas de Enfermagem, Administração e Informática. Isso se justifica pelo fato de muitos docentes e egressos se interessarem pela docência em cursos técnicos profissionalizantes, necessitando de maior formação didático-pedagógica. Além disso, evidencia-se que tais cursos pertencem à Educação Básica e têm sua oferta estimulada cada vez mais por políticas públicas.

Como área de concentração, o PPGEN/UENP sustenta-se no tripé “Ensino, Ciência e Tecnologia” que se desdobra em duas linhas de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática” e “Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens”, ambas destinadas à qualificação de profissionais que queiram atuar como professores (Educação Básica e Ensino Superior), mediante o desenvolvimento de pesquisas e propostas pedagógicas voltadas à prática docente em distintas áreas do conhecimento, incluindo espaços formais e não formais de aprendizagem.

Finalmente, o Programa de Pós-Graduação em Ensino apresenta-se como um importante componente de verticalização para a UENP, respondendo a demandas locais, regionais e nacionais de capacitação docente e proporcionando, por meio de pesquisas direcionadas, diálogos multi e interdisciplinares entre a Universidade e as salas de aula, a fim de promover formação reflexiva, crítica e inovadora de profissionais da docência.

Coordenação:

Prof. Dr. Rudolph dos Santos Gomes Pereira
 

Vice-coordenação:

Prof. Dr. Lucken Bueno Lucas
 

Secretária:

Thaynara Aparecida Machado

Comissão Coordenadora

Profa. Dra. Priscila Caroza Frasson Costa
 

Prof. Dr. Daniel Trevisan Sanzovo


Profa. Dra. Simone Luccas


Profa. Dra. Marília Bazan Blanco


Suplentes

Profa. Dra. Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
Prof. Dr. Rodrigo de Souza Poletto

Representação Discente

Eduardo Matheus Cisz (9ª turma / Mestrado)


Luciana Souza Carvalho (1ª turma / Doutorado)
 

Suplentes

Fabiula Venilze Pereira (9ª turma / Mestrado)
Rogério Campos (1ª turma / Doutorado)