Horário das disciplinas PPGEN - 1º SEMESTRE/2025
Horário das disciplinas PPGEN - 2º SEMESTRE/2025
Componentes Curriculares do Mestrado e Doutorado Profissionais em Ensino PPGEN/UENP
Código | Nome do componente/disciplina | Carga horária | Créditos | |
Teórica | Prática | |||
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS GERAIS (DOG) | ||||
DOG 001 | Consolidação de Projetos de Pesquisa e de Produto Educacional de Mestrado | 15 | 45 | 04 |
DOG 002 | Laboratório de Prototipagem de Produtos Educacionais de Mestrado | 15 | 45 | 04 |
DOG 003 | Consolidação de Projetos de Pesquisa e de Produto Educacional de Doutorado I | 15 | 45 | 04 |
DOG 004 | Consolidação de Projetos de Pesquisa e de Produto Educacional de Doutorado II | 15 | 45 | 04 |
DOG 005 | Laboratório de Prototipagem de Produtos Educacionais de Doutorado I | 15 | 45 | 04 |
DOG 006 | Laboratório de Prototipagem de Produtos Educacionais de Doutorado II | 15 | 45 | 04 |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DE ENSINO (DOE) | ||||
DOE 001 | Saberes Docentes | 30 | - | 02 |
DOE 002 | Avaliação e Prática Docente | 30 | - | 02 |
DOE 003 | Axiologia aplicada ao Ensino | 30 | - | 02 |
DOE 004 | Abordagens e Tendências Metodológicas de Ensino | 30 | - | 02 |
DOE 005 | Políticas Públicas para a Educação: pressupostos teóricos e organização do trabalho pedagógico na Educação Básica | 30 | - | 02 |
DOE 006 | Ensino Mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | 30 | - | 02 |
DOE 007 | Educação Ambiental: ensino, tendências e desafios | 15 | 15 | 02 |
DOE 008 | Os Usos da Linguagem no Ensino | 30 | - | 02 |
DOE 009 | Práticas da Escrita Acadêmica | 15 | 15 | 02 |
DOE 010 | Do Letramento aos Letramentos | 15 | 15 | 02 |
DOE 011 | Psicologia da Aprendizagem e o Ensino | 30 | - | 02 |
DOE 012 | Introdução à Neurociência Cognitiva para o Ensino | 30 | - | 02 |
DOE 013 | Violência e bullying na escola | 30 | - | 02 |
DOE 014 | Metodologias e Práticas Inovadoras no Ensino | 30 | - | 02 |
DOE 015 | Múltiplas Representações para o ensino e a aprendizagem de conceitos científicos | 30 | - | 02 |
DOE 016 | Disseminação do Conhecimento no Ensino | 30 | - | 02 |
DOE 017 | Construção de Significado no Ensino | 30 | - | 02 |
DISCIPLINAS OPTATIVAS (DOP) | ||||
DOP 001 | Tópicos Especiais | 30 | - | 02 |
DOP 002 | Abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no Ensino de Ciências | 30 | - | 02 |
DOP 003 | Modelagem Matemática no Ensino e na Aprendizagem | 30 | - | 02 |
DOP 004 | Ensino de Educação Financeira | 30 | - | 02 |
DOP 005 | Práticas para o Ensino de Ciências Naturais | 15 | 15 | 02 |
DOP 006 | Leitura e Ensino | 15 | 15 | 02 |
DOP 007 | Produção de Textos e Ensino | 15 | 15 | 02 |
DOP 008 | Oralidade e Ensino de Línguas | 15 | 15 | 02 |
DOP 009 | Linguagem no e sobre o Trabalho Educacional | 15 | 15 | 02 |
DOP 010 | Abordagem Histórico-Epistemológica no Ensino | 30 | - | 02 |
DOP 011 | Fundamentos Metodológicos da Pesquisa Científica | 30 | - | 02 |
DOP 012 | Revisão Sistemática da Literatura e Mapeamento Sistemático para a Área de Ensino | 30 | - | 02 |
DOP 013 | Análises Qualitativas I | 30 | - | 02 |
DOP 014 | Análises Qualitativas II | 30 | - | 02 |
DOP 015 | Dificuldades de Aprendizagem: Aspectos Cognitivos, Pedagógicos e Legais | 30 | - | 02 |
DOP 016 | Ensino de Probabilidade e Estatística | 30 | - | 02 |
DOP 017 | Tópicos de Matemática e Física | 30 | - | 02 |
DOP 018 | Saúde no Espaço Escolar | 30 | - | 02 |
DOP 019 | Escala no Ensino de Geografia | 30 | - | 02 |
DOP 020 | Design Science Research para desenvolvimento de produtos educacionais | 30 | - | 02 |
DOP 021 | Inteligência Artificial e Ensino: Fundamentos, Tecnologias e Práticas | 30 | - | 02 |
DOP 022 | Pensamento Computacional | 30 | - | 02 |
COMPONENTES OBRIGATÓRIOS (COB) | ||||
COB 001 | Prática Docente Supervisionada de Mestrado | - | 60 | 04 |
COB 002 | Prática Docente Supervisionada de Doutorado I | - | 60 | 04 |
COB 003 | Prática Docente Supervisionada de Doutorado II | - | 60 | 04 |
COB 004 | Atividades Complementares de Mestrado | - | 30 | 02 |
COB 005 | Atividades Complementares de Doutorado | - | 60 | 04 |
COB 006 | Trabalho de Conclusão de Mestrado I | - | 30 | 02 |
COB 007 | Trabalho de Conclusão de Mestrado II | - | 30 | 02 |
COB 008 | Trabalho de Conclusão de Mestrado III | - | 30 | 02 |
COB 009 | Trabalho de Conclusão de Mestrado IV | - | 30 | 02 |
COB 010 | Trabalho de Conclusão de Doutorado I | - | 30 | 02 |
COB 011 | Trabalho de Conclusão de Doutorado II | - | 30 | 02 |
COB 012 | Trabalho de Conclusão de Doutorado III | - | 30 | 02 |
COB 013 | Trabalho de Conclusão de Doutorado IV | - | 30 | 02 |
COB 014 | Trabalho de Conclusão de Doutorado V | - | 30 | 02 |
COB 015 | Trabalho de Conclusão de Doutorado VI | - | 30 | 02 |
COB 016 | Trabalho de Conclusão de Doutorado VII | - | 30 | 02 |
COB 017 | Trabalho de Conclusão de Doutorado VIII | - | 30 | 02 |
DOG 001 – CONSOLIDAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E DE PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO
Ementa: Discussão, elaboração e aprimoramento dos projetos da Dissertação e do Produto Educacional, visando sua integração a um referencial teórico-metodológico e adequação ao(s) contexto(s) de implementação.
DOG 002 – LABORATÓRIO DE PROTOTIPAGEM DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DE MESTRADO
Ementa: Discussão, elaboração, simulação e adequação do produto educacional frente ao público-alvo, à temática/problemática da pesquisa e à tipologia do PE.
DOG 003 – CONSOLIDAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E DE PRODUTO EDUCACIONAL DE DOUTORADO I
Ementa: Discussão, elaboração e aprimoramento dos projetos da Tese e do Produto Educacional, visando sua integração a um referencial teórico-metodológico e adequação ao(s) contexto(s) de implementação.
DOG 004 – CONSOLIDAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E DE PRODUTO EDUCACIONAL DE DOUTORADO II
Ementa: Discussão, elaboração e aprimoramento dos projetos da Tese e do Produto Educacional, visando sua integração a um referencial teórico-metodológico e adequação ao(s) contexto(s) de implementação.
DOG 005 – LABORATÓRIO DE PROTOTIPAGEM DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DE DOUTORADO I
Ementa: Discussão, elaboração, simulação e adequação do produto educacional frente ao público-alvo, à temática/problemática da pesquisa e à tipologia do PE.
DOG 006 – LABORATÓRIO DE PROTOTIPAGEM DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DE DOUTORADO II
Ementa: Discussão, elaboração, simulação e adequação do produto educacional frente ao público-alvo, à temática/problemática da pesquisa e à tipologia do PE.
DOE 001 – SABERES DOCENTES
Ementa: Os processos de formação inicial e continuada (em serviço) de professores; Gestão de Classe; Gestão de Conteúdo; Gestão da Aprendizagem da Docência; Estrutura didático-pedagógica das aulas; Saberes Docentes; Prática Docente.
DOE 002 – AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
Ementa: Aspectos históricos da Avaliação Educacional. Avaliação e Exame. Conceito, objetivos e funções da avaliação educacional. Tipos e abordagens avaliativas. Procedimentos e instrumentos avaliativos. Aspectos legais da avaliação educacional brasileira.
DOE 003 – AXIOLOGIA APLICADA AO ENSINO
Ementa: Introdução à Teoria dos Valores; Ontologia e caracterização dos Valores; Axiologia objetivista e Axiologia subjetivista; Aplicações da Axiologia no Ensino; A não neutralidade docente e discente; Influências dos sistemas de valores nos processos de Ensino e de Aprendizagem; Axiologia Relacional Pedagógica e formação de professores.
DOE 004 – ABORDAGENS E TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO
Ementa: Conteúdos científicos e os objetivos do Ensino. Abordagens metodológicas e tendências atuais para o ensino (pressupostos teóricos, procedimentos e técnicas). As atividades factuais, procedimentais e atitudinais. Recursos Metodológicos para o ensino. As ferramentas tecnológicas e a mediação do ensino.
DOE 005 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ementa: Educação Básica: políticas públicas e legislação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
DOE 006 – ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ementa: Estratégias didático-pedagógica mediadas por TDIC; Modelos de Ensino mediado por TDIC (Educação a distância: blended learning, online learning, e-learning, mobile learning); Plataformas Virtuais de Ensino e de Aprendizagem (formal, não-formal e informal); Literacia digital; Avaliação em meios digitais.
DOE 007 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENSINO, TENDÊNCIAS E DESAFIOS
Ementa: Fundamentos da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, cientifico, metodológico e aplicado às ciências educacionais e ambientais. Macrotendências da Educação Ambiental. Diferentes tipos de abordagens e metodologias em Educação Ambiental, especialmente aquelas que lidam com o ensino formal. Educação Ambiental em outras disciplinas do ensino Fundamental. Imposições do desenvolvimento ecologicamente sustentado à Educação Ambiental. A relação com ensino e a pesquisa. Estudos sobre efeito estufa, aquecimento global, queimadas, nascentes de água, matas ciliares, Aquífero Guarani, fotossíntese, sequestro de carbono, destruição de florestas, fauna regional e produção de combustíveis não fósseis - o Etanol e o Biodiesel, água, ar, solo, coleta seletiva de lixo. A Educação não-formal e informal. A Educação Ambiental Crítica.
DOE 008 – OS USOS DA LINGUAGEM NO ENSINO
Ementa: Linguagem e Mundo; Filosofia da Linguagem e concepções epistemológicas na Educação; Abordagens Semióticas no Ensino de Ciências e na Educação Matemática.
DOE 009 – PRÁTICAS DA ESCRITA ACADÊMICA
Ementa: Texto e discurso acadêmico-científicos. Planejamento e produção de textos acadêmicocientíficos. Gêneros textuais acadêmico-científicos. A construção dos sentidos no texto acadêmico. Compreensão de textos acadêmico-científicos. Produção de textos acadêmicocientíficos. Aspectos linguístico-discursivos e prosódicos implicados no processo de compreensão e na produção de textos acadêmico-científicos.
DOE 010 – DO LETRAMENTO AOS LETRAMENTOS
Ementa: Alfabetização e Letramento. Relação entre gêneros discursivos/textuais e letramentos. Expansão do conceito de letramento. Letramentos em contextos específicos. Letramento escolar. Projetos de letramento. Revisão do conceito de letramentos a partir de práticas multiletradas contemporâneas.
DOE 011 – PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E O ENSINO
Ementa: Análise e relações de elementos constitutivos dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula. Abordagens Comportamentalistas e Cognitivistas de Aprendizagem. Estudo das principais teorias de aprendizagens e de seus pressupostos epistemológicos e pedagógicos: Behaviorismo Radical de Skinner; Epistemologia Genética de Piaget; Psicologia HistóricoCultural e as perspectivas de Vigotski e Luria; Teoria da Aprendizagem Significativa e as perspectivas de Ausubel, Novak, Gowin e aprendizagem significativa crítica de Marco Antonio Moreira; Aprendizagem e o Modelo de processamento de informação.
DOE 012 – INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O ENSINO
Ementa: Noções básicas de Neurociência. Relação entre cérebro, funções cognitivas e aprendizagem: inteligência, linguagem, atenção, memória, funções executivas, emoções, leitura e cognição numérica. Transtornos do Neurodesenvolvimento: bases biológicas, características e os processos de ensino e aprendizagem.
DOE 013 – VIOLÊNCIA E BULLYNG NA ESCOLA
Ementa: Violência. Violência na escola. Violência contra o docente. Bullying. O papel do docente na resolução dos conflitos. A educação como estratégia de enfrentamento à violência. O espaço público e a vida pública.
DOE 014 – METODOLOGIAS E PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO
Ementa: Complexidades no ensinar e aprender. O professor inovador. Evolução dos paradigmas educacionais e novas tendências pedagógicas. Metodologias e práticas inovadoras no Ensino.
DOE 015 – MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Ementa: Representações e linguagem (verbal e não verbal). Multimodos e Múltiplas Representações e suas relações com a aprendizagem de conceitos científicos. Funções Pedagógicas das Múltiplas Representações. Discussão acerca de pesquisas publicadas acerca dessa temática.
DOE 016 – DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO
Ementa: A comunicação do conhecimento e o processo de difusão de inovações no Ensino. Barreiras e estratégias para a estruturação e transferência do conhecimento no Ensino. Principais tipos de documentos científicos e seus componentes. Exploração de diferentes veículos para a disseminação científica e da produção técnica-tecnológica. Recursos para a seleção do meio de disseminação do conhecimento no Ensino. O processo de publicação em periódicos científicos e nos principais meios de divulgação da produção técnica-tecnológica. Boas práticas de pesquisa e de divulgação do conhecimento.
DOE 017 - CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO NO ENSINO
Ementa: Processos de construção de significado no ensino, com base em fundamentos da Epistemologia, Semiótica e Didática. Análise da mediação didática em contextos interdisciplinares, considerando a linguagem, os sistemas simbólicos e a interação entre professor, estudante e conteúdo. Discussão de estratégias pedagógicas e desenvolvimento de produtos educacionais que favoreçam a construção de significado em diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino.
DOP 001 – TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Tópicos escolhidos de acordo com as necessidades avaliadas pelo colegiado do Programa, de maneira a atualizar o estudante em conteúdos complementares à sua formação e a atender as demandas regionais.
DOP 002 – ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ementa: O ensino de Ciências e seus desafios. Primeiro Momento Pedagógico. Segundo Momento Pedagógico. Terceiro Momento Pedagógico. Instrumentação para o ensino de Ciências. Escola, currículos e Programação de Ciências.
DOP 003 – MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
Ementa: Perspectivas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Modelagem Matemática nos primeiros anos escolares, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior. Análise de modelos matemáticos e do conteúdo matemático correspondente. Modelagem Matemática em diferentes áreas do conhecimento.
DOP 004 – ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Ementa: Contexto e relevância da educação financeira. Consumo consciente e sustentabilidade. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Temas relacionados com a Educação Financeira. Metodologia para o Ensino da Educação Financeira. Práticas aplicadas ao ensino da educação financeira.
DOP 005 – PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Ementa: Planejamento de atividades e preparação de materiais didáticos para o ensino de Ciências Naturais. O Laboratório de Ciências. Cuidados e segurança em aulas práticas. Demonstração, experiência e experimento no ensino de Ciências Naturais. A construção de modelos didáticos. A aula prática em sala de aula e a aula prática em laboratório. Cuidados e orientações para a reconstrução de experimentos históricos no ensino de ciências. A importância da diversificação de linguagens, recursos didáticos e sua aplicação no ensino (experimentação/manipulação de situações e equipamentos, interpretação de fotos aéreas e imagens de satélites, literatura, música e filmes). O uso de jogos físicos e virtuais para o ensino.
DOP 006 – LEITURA E ENSINO
Ementa: Definição de leitura; concepções de leitura e de ensino da leitura; relação entre concepções de gênero do discurso e leitura; processamentos e estratégias de ensino da leitura; a metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura.
DOP 007 – PRODUÇÃO DE TEXTOS E ENSINO
Ementa: Perspectivas teóricas sobre produção textual. Gênero do discurso/do texto como objeto/instrumento de ensino. Revisão e reescrita/refacção de textos. A metodologia das sequências didáticas de gêneros.
DOP 008 – ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
Ementa: idade e gêneros orais nas práticas sociais. Relação fala e escrita, oralidade e letramento. Continuum fala-escrita. Oralidade e gêneros da tradição oral no ensino. Oralidade, gêneros orais e formação docente. Vivências de ensino da oralidade na sala de aula. Oralidade e os gêneros orais em livros didáticos. Ensino da oralidade nos documentos oficiais.
DOP 009 – LINGUAGEM NO E SOBRE O TRABALHO EDUCACIONAL
Ementa: Trabalho e agir educacional. Gêneros da atividade docente. Gestos didáticos. Ferramentas de geração de dados de pesquisas sobre atividade docente.
DOP 010 – ABORDAGEM HISTÓRICO- EPISTEMOLÓGICA NO ENSINO
Ementa: Natureza do conhecimento científico; Ciência e pseudociência; Relação entre os conhecimentos científico, escolar e cotidiano; Abordagem histórico-epistemológica como procedimento metodológico de pesquisa; Abordagem histórico-epistemológica como procedimento metodológico de ensino.
DOP 011 – FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
Bibliografia: A pesquisa científica na área de Ensino: fundamentos e características gerais. Conhecimento popularmente construído e conhecimento científico. Processos de recolha, validação e análise de dados: diferentes parâmetros e abordagens. A ética na pesquisa. Normatização e padronização para a elaboração de artigos e projetos. Exemplos e aplicações.
DOP 012 – REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E MAPEAMENTO SISTEMÁTICO PARA A ÁREA DE ENSINO
Ementa: Conceito de Revisão Sistemática de Literatura e Mapeamento Sistemático; Apresentação dos protocolos de revisão sistemática e de mapeamento; Protocolos para a identificação e avaliação de estudos; Fases dos processos de uma revisão e de um mapeamento.
DOP 013 – ANÁLISES QUALITATIVAS I
Ementa: Introdução às análises qualitativas. Análise textual. Análise de conteúdo. Exemplos e aplicações em situações de ensino e de aprendizagem.
DOP 014 – ANÁLISES QUALITATIVAS II
Ementa: Fundamentos das análises qualitativas. Análise textual discursiva. Análise de discurso. Exemplos e aplicações.
DOP 015 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS COGNITIVOS, PEDAGÓGICOS E LEGAIS
Ementa: Entendimento das dificuldades de aprendizagem e suas múltiplas causas. Transtornos do Neurodesenvolvimento: características, propostas de intervenção e o ensino em sala de aula. Educação Básica: políticas públicas e legislação para a Educação Especial e Inclusiva. Dificuldades de Aprendizagem nos documentos curriculares oficiais.
DOP 016 – ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Ementa: Estuda os conceitos necessários à análise exploratória de dados, variáveis aleatórias discretas e contínuas e distribuição de probabilidade. Explora a proposição de situações-problema para construção da aprendizagem estatística. Análise de publicações sobre a Educação Estatística e suas contribuições para a aprendizagem escolar e para a prática docente.
DOP 017 – TÓPICOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA
Ementa: A Matemática e a Física moderna e contemporânea (e seu ensino na Educação Básica); relação entre Matemática e a Física. Elaboração de textos e materiais didáticos para o Ensino de Física e de Matemática. Análise de periódicos especializados em Ensino de Física e Matemática e suas possíveis contribuições para a prática docente. Análise de artigos de revistas de divulgação científica e seu uso em sala de aula.
DOP 018 – SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR
Ementa: Saúde integral na escola. Promoção da saúde, prevenção de agravos e educação em saúde no ambiente escolar. Aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais e os processos de ensino e aprendizagem. Ferramentas pedagógicas para o ensino da saúde no espaço escolar.
DOP 019 – ESCALA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Ementa: Escala Geográfica e sua importância no Ensino de Geografia. Escala Local: município, Governo Local, cidade e espaço urbano. Escala Regional: região e as múltiplas faces da regionalização. Escala Global: mundialização, globalização e geopolítica. Os diferentes temas da Geografia nas Escalas Geográficas.
DOP 020 – DESIGN SCIENCE RESEARCH
Ementa: Diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências do Artificial. Emprego da Design Science e da Design Science Research (DSR). Aplicação da DSR no desenvolvimento de produtos educacionais.
DOP 021 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ENSINO: FUNDAMENTOS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS
Ementa: História e evolução da Inteligência Artificial (IA); Conceitos fundamentais e funcionamento dos sistemas de IA; Ferramentas de ensino e aprendizagem baseadas em IA; Aplicações da IA na educação: chatbots, assistentes virtuais, sistemas adaptativos e análise de aprendizagem; Personalização da aprendizagem com IA; Avaliação educacional e feedback automatizado; Construção de planos de aula integrando IA; Aspectos éticos, sociais e pedagógicos do uso da IA na educação; Impactos da IA no papel do professor e no futuro da educação.
DOP 022 – PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Ementa: Construcionismo. Fundamentos do Pensamento Computacional. Abordagem Desplugada. Programação em blocos.
COB 001 – PRÁTICA DOCENTE SUPERVISIONADA DE MESTRADO
Ementa: Acompanhamento in loco, pelo orientador, da prática profissional do discente do Mestrado Profissional em Ensino, com o intuito de conhecer o local de trabalho do orientando e acompanhar as implementações (validação indireta, validação direta e demais aplicações, se for o caso) do produto educacional.
COB 002 – PRÁTICA DOCENTE SUPERVISIONADA DE DOUTORADO I
Ementa: Acompanhamento in loco, pelo orientador, da prática profissional do discente do Doutorado Profissional em Ensino, com o intuito de conhecer o local de trabalho do orientando e acompanhar as implementações (validação indireta, validação direta e demais aplicações, se for o caso) do produto educacional.
COB 003 – PRÁTICA DOCENTE SUPERVISIONADA DE DOUTORADO II
Ementa: Acompanhamento in loco, pelo orientador, da prática profissional do discente do Doutorado Profissional em Ensino, com o intuito de conhecer o local de trabalho do orientando e acompanhar as implementações (validação indireta, validação direta e demais aplicações, se for o caso) do produto educacional.
COB 004 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MESTRADO
Ementa: Realização e comprovação de iniciativas acadêmico-científicas, com o objetivo de ampliar a formação e a produção científica dos estudantes, desenvolvidas na Área de Concentração do Programa e normatização por instrução específica do PPGEN.
COB 005 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE DOUTORADO
Ementa: Realização e comprovação de iniciativas acadêmico-científicas, com o objetivo de ampliar a formação e a produção científica dos estudantes, desenvolvidas na Área de Concentração do Programa e normatização por instrução específica do PPGEN.
COB 006 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO I
Ementa: Desenvolvimento da Dissertação e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 007– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO II
Ementa: Desenvolvimento da Dissertação e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 008 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO III
Ementa: Desenvolvimento da Dissertação e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 009 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO IV
Ementa: Desenvolvimento da Dissertação e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 010 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO I
Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 011 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO II
Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 012 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO III
Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 013 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO IV
Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 014 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO V
Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 015 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO VI
Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 016 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO VII
Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.
COB 017 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO VIII
Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.