Ingressantes 2025

É Objetivo Geral do PPGEN/UENP:

Qualificar profissionais para atuar como docentes nos diferentes níveis de ensino (Educação Básica e Ensino Superior), mediante o desenvolvimento de pesquisas e propostas pedagógicas voltadas à prática docente, em distintas áreas do conhecimento, incluindo espaços formais e não formais de aprendizagem.

São objetivos específicos:

  1. promover o desenvolvimento de reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem que resultem no desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas que possam auxiliar docentes em sua formação/atuação profissional.

  2. favorecer o estabelecimento de relações entre os conhecimentos de diferentes áreas, de modo a promover debates filosóficos, históricos e sociológicos quanto ao papel e à aplicação do conhecimento científico e tecnológico nas diferentes configurações sociais da atualidade, com vistas à melhoria da educação escolar e superior.

  3. contribuir para o ensino e para a aprendizagem dos diversos saberes, com investigações e reflexões acerca dos fundamentos epistemológicos, sociais e culturais do conhecimento científico no âmbito profissional da docência.

  4. oportunizar a investigação do uso de tecnologias e materiais didáticos diversos (textos, equipamentos, experimentos, sequências didáticas, jogos, vídeos e software), bem como das tecnologias digitais, nos processos de ensino e de aprendizagem.

  5. promover a análise da prática docente em relação às gestões de classe, de conteúdo e da aprendizagem da docência, considerando os aspectos de complexidade e interdisciplinaridade do contexto educacional.

  6. promover a investigação e a problematização da prática docente, a fim de produzir, por meio de pesquisa qualificada e de alta complexidade em Ensino, produtos e processos educacionais inovadores que sejam constituídos, aprimorados e aplicados nos contextos reais de identificação das problemáticas geradoras, de modo a promover melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem.

  7. oportunizar a investigação e o aperfeiçoamento dos produtos e processos educacionais gerados mediante um itinerário de validação, o que inclui evidenciar seus limites de utilização e desdobramentos das pesquisas.

  8. atuar no sentido de que seus formados (mestres e doutores) sejam capazes de investigar, inovar e aprimorar suas práticas docentes, tornando-as críticas e transformadoras e que pautados na pesquisa qualificada em Ensino sejam capazes de problematizar, elaborar e aplicar produtos e processos educacionais que favoreçam o ensino contextualizado e coerente com as demandas de aprendizagem em constante mudança.

  9. promover a formação docente qualificada, com base na experiência de pesquisa da equipe de formadores.