Resultado do Vestibular UENP

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Bacharelado e Licenciatura 

No curso de graduação em Educação Física, a carga horária das Atividades Complementares está subdividida em Licenciatura e Bacharelado, a saber:

Licenciatura: 200 horas – distribuídas entre as 1ª, 2ª e 3ª séries, denominadas como Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - AACC;

Bacharelado: 160 – distribuídas entre a 4ª e 5ª séries, denominadas Atividades Acadêmicas Complementares - AAC.

Com base na Resolução 035/2011-CEPE, segue o Regulamento Completo para as Atividades Complementares do curso de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura.

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO E LICENCIATURA

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º.  O presente regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Complementares no curso de graduação em Educação Física.

CAPÍTULO II

DA CARACTERIZAÇÃO

Art. 2º. Entende-se por Atividades Complementares as atividades ligadas à formação acadêmica do aluno, suplementares aos conteúdos ministrados nas disciplinas constantes do currículo pleno, em observância à modalidade do curso de graduação.

§1º. As Atividades Complementares a que se refere o caput deste artigo compreendem as Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), para os cursos de bacharelado, e as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), para os cursos de licenciatura.

Art. 3º. As Atividades Complementares constituem-se em componente curricular que deve contemplar aspectos pertinentes à área de formação.

Art. 4º. Para o efetivo cumprimento da carga horária pertinente as Atividades Complementares, essas horas deverão contemplar, obrigatoriamente, as seguintes categorias:

I - Atividades de ensino;

II - Atividades de pesquisa;

III - Atividades de extensão;

CAPÍTULO III

DA CARGA HORÁRIA

Art. 5º. As Atividades Complementares compreendem no mínimo trezentas (360) horas. Sendo duzentas (200) horas de AACC, na modalidade de Licenciatura e cento e sessenta (160) horas AAC, na modalidade de Bacharelado.

§1º. A carga horária deve ser distribuída entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma que nenhuma delas venha a responder, isoladamente, por mais de 50% do total de horas previsto.

§2º. O total da carga horária de Atividades Complementares deverá ser cumprida em sua totalidade (100%) do período mínimo para a integralização do curso.

Art. 6º. Para cumprimento da carga horária estabelecida para cada modalidade, o estudante deverá, obrigatoriamente, contemplar as três categorias descritas no artigo 5º.

CAPÍTULO IV

DOS PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO

Art. 7º. Para controle e registro interno das Atividades Complementares, o Colegiado observará os seguintes procedimentos:

I - A carga horária cumprida por meio de atividades de ensino, na forma de monitoria acadêmica, será lançada a partir do relatório final de monitoria por disciplina, encaminhado pelo docente responsável;

II - A carga horária referente à participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de projetos, será comprovada mediante declaração emitida pelos respectivos Coordenadores dos projetos;

III - A carga horária referente à participação em estágios não-obrigatórios, relacionados à área de formação, será lançada a partir do relatório expedido pela concedente do estágio, em observância ao regulamento de cada curso.

Parágrafo único. Somente será convalidada a participação em Atividades Complementares que puder ser comprovada por atestado, certificado ou outro documento idôneo.

 

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 8º. Como componente curricular, a Atividade Complementar assume caráter obrigatório, devendo ser cumprida pelo estudante em conformidade com o previsto no Projeto Pedagógico de Curso, como condição para integralização do curso.

Art. 9º. As Atividades Complementares serão reconhecidas e registradas no histórico escolar pelo quantitativo de horas exigido em cada matriz curricular.

Art. 10º. As Atividades Complementares não podem ser aproveitadas para a concessão de dispensa de disciplinas integrantes da estrutura curricular do curso.

Art. 11º. O Estágio Supervisionado Não Obrigatório será definido segundo as normas estabelecidas na Resolução 036/2011 do CEPE, que trata das especificidades deste Estágio.

Art. 12º. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da – CEPE.

Anexo I: DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Carga Horária

Máxima

Requisitos

ENSINO

Estágio não-obrigatório na área de formação

20h (Anual)

Declaração do coordenador de estágio do curso

Participação em Projeto de Ensino cadastrado

20h

(Anual)

Declaração do Coordenador do Projeto de Ensino

Monitoria de disciplina

10h

(Por disciplina)

Declaração do docente responsável

Disciplina que não pertence à grade curricular do curso, desde que a mesma tenha correlação com a área da Educação Física

10h

(Por disciplina)

Declaração de aprovação na disciplina

EXTENSÃO

Participação em Programa ou Projeto de extensão (cadastrados)

20h

(Anual)

Declaração do coordenador do Programa/Projeto

Curso de extensão: iniciação, atualização, treinamento e qualificação

10h

Declaração do professor ou instrutor

Curso de extensão: aperfeiçoamento (mínimo: 180h)

15h

Declaração do coordenador do curso

Curso de extensão: especialização (mínimo: 360h)

20h

Declaração do coordenador do curso

Congresso, Semanas, Jornadas, Seminário

20h

Certificado de presença

Representação estudantil junto aos órgãos colegiados

15h

(Anual)

Atestado do presidente/coordenador do órgão colegiado

PESQUISA

Defesas de Teses, Dissertações e Monografias

3h

Atestado de presença

Participação em Projeto de Iniciação Científica cadastrado

20h

(Anual)

Declaração do professor orientador

Publicação de artigos em periódicos ou capítulos de livros

20h

Cópia do artigo publicado no periódico/livro

Apresentação de trabalho em evento acadêmico-científico-cultural com resumo nos anais do evento

10h

Certificado de apresentação do trabalho com cópia do resumo nos anais do evento