sisu terceira

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Licenciatura

 

Disciplina: Anatomia Humana

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Conceitos sobre a construção geral do corpo humano. Estudo dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo, urogenital, nervoso, linfático, ósseo, articular e muscular.

 

Disciplina: Bases Biológicas e Bioquímicas da Atividade Física

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos, os fundamentos de Citologia e histologia, assim como os processos gerais e conceitos de bioquímica e as respostas e adaptações bioquímicas agudas e crônicas dos diversos sistemas orgânicos durante a prática de atividades motoras.

 

Disciplina: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo das abordagens teórico-metodológicas e os instrumentos usados no processo de construção do conhecimento da realidade social e, sobretudo, das mudanças nela ocorridas, com vistas à atuação profissional e a pesquisa interdisciplinar.

 

Disciplina: Fundamentos da Educação Física

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo do processo histórico da Educação e do processo histórico e sócio-político da origem e evolução da Educação Física. Análise do pensamento historiográfico da Educação Física no Brasil. Estudo das principais correntes filosóficas que influenciaram e influenciam as diversas formas de ser, de estar e de pensar dos Homens.

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceito, evolução e importância do método manual de comunicação, metodologias do desenvolvimento da Aprendizagem de Libras por meios simples, desde a comunicação por gestos, mímicas e aprofundamento na cultura surda, avaliando a diversidade cultural, relações sociais e familiares.

 

Disciplina: Emergência em Educação Física

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos tipos mais frequentes de acidentes encontrados nas atividades motoras e as medidas preventivas indicadas. Diagnóstico dos principais tipos de acidentes que ocorrem na prática de atividades motoras, bem como assistência em nível de primeiros socorros e ações preventivas.

 

Disciplina: Esportes I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.

 

Disciplina: Ritmo e Expressão

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Aspectos do Ritmo e da Expressão; contextualização sócio-histórico-cultural; corporeidade e sociedade. Desenvolvimento de estudos teórico-práticos sobre os diferentes ritmos de dança, abordando seu código – movimento, dançarino, som e espaço geral; o fazer, o apreciar, a história. Estudar o processo da dança na escola. Danças infantis. Manifestações folclóricas regionais, nacionais e estrangeiras.

 

Disciplina: Atletismo

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceito e evolução. Metodologia da Aprendizagem: Corridas, saltos, arremessos e preparação da pista para competições. Noções de regras oficiais e arbitragem. Adaptações da prática às condições de atividades escolares. Planejamento de Ensino do Atletismo na escola.

 

Disciplina: Cinesiologia e Biomecânica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Princípios da Cinesiologia e da biomecânica e suas relações com o sistema ósteo-mio-articular para compreensão do efeito das forças sobre o corpo humano; métodos de mensuração e sua dependência teórico-prática para análise do movimento humano.

 

Disciplina: Fisiologia Humana e do Exercício

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Estudo do funcionamento dos principais sistemas orgânicos (cardiovascular; respiratório, digestório, endócrino e neuromuscular). Estudo dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre as funções fisiológicas sobre os sistemas neuromuscular e cardiorrespiratório.

 

Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação Física

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo das principais correntes filosóficas e suas respectivas concepções de ser humano. Elementos éticos e políticos na realidade da Educação Física na sociedade brasileira: ideologia, ética, relações de poder.

 

Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Estudo das etapas do processo de crescimento, maturação e desenvolvimento motor, bem como suas formas de avaliação e acompanhamento. Características físicas, fisiológicas e motoras de cada etapa do processo de crescimento e desenvolvimento. Avaliação das habilidades motoras e planejamento do processo ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem motora e os fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras.

 

Disciplina: Didática da Educação Física

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo do processo de ensino-aprendizagem e fundamentação da atividade docente em Educação Física por meio da análise crítica das técnicas de planejamento, orientação e avaliação de aprendizagem.

 

Disciplina: Psicologia da Educação I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo de aspecto da Psicologia do Desenvolvimento mais relevante para a formação do professor de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Implicações destes conhecimentos para a prática pedagógica, como subsídios ao planejamento do ensino.

 

Disciplina: Jogos e Brincadeiras

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o seu papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, no desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.

 

Disciplina: Esportes II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Voleibol e Esportes de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.

 

Disciplina: Ginástica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes modalidades de Ginástica (artística, rítmica e geral). O entendimento da ginástica no contexto da epistemologia da educação física.

 

Disciplina: Produção do Conhecimento Científico I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física Escolar na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

 

Disciplina: Psicologia da Educação II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos objetivos da Psicologia da Educação, abrangência, suas características no processo do desenvolvimento humano, nas áreas sócio-emocional e intelectual e personalidade. A aprendizagem e os fatores que interferem na relação professor-aluno.

 

Disciplina: Atividade Física, Corpo e Saúde

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo da Atividade Física e Saúde, suas tendências e características básicas; principais concepções e práticas; relações entre o trinômio: estilo de vida, ambiente e saúde. Discussão sobre os conceitos de auto-imagem e suas repercussões na saúde. Cuidados e recomendações da prática de atividade física para grupos especiais.

 

Disciplina: Atividades Aquáticas

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Fundamentos teóricos e abordagem prática dos desportos aquáticos individuais e coletivos; Conceitos e metodologia de ensino de atividades aquáticas.

 

Disciplina: Organização Curricular e Saberes Docentes

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Retrospectiva histórica a respeito do conceito de currículo na educação brasileira. Concepções de currículo na sociedade contemporânea e suas críticas. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas relações com a Educação Física Escolar. Os saberes necessários à prática docente nas aulas de Educação Física. O contraponto entre o conhecimento a respeito da Educação Física escolar e a ação pedagógica do professor.

Disciplina: Lutas

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas no ambiente escolar.

 

Disciplina: Esportes III

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Futebol e Futsal de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.

 

Disciplina: Fundamentos Sócio Antropológicos do Esporte

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Introdução ao pensamento antropológico e suas principais correntes teóricas. Análise da cultura como geradora de percepções e concepções de corpo e práticas corporais. Análise e abordagens históricas do esporte. Reflexão crítica deste fenômeno histórico a partir das concepções, características e influências sócio-econômicas, políticas e educacionais.

 

Disciplina: Educação Física na Educação Infantil e Fundamental I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O movimento humano como prática de análise e educação corporal, bem como da produção do conhecimento. Os jogos, brincadeiras e o brinquedo como elementos de mediação didática nas aulas de Educação Física. Os diferentes espaços e tempos de aprendizagens para as aulas de Educação Física. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental de Nove Anos.

 

Disciplina: Orientação de Estágio I

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.

 

Disciplina: Educação Física, Inclusão e Diversidade

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Política nacional de atenção educacional às pessoas com necessidades especiais, minorias e demais casos de negação de direitos na sociedade. Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A formação de professores numa perspectiva de atendimento à diversidade Prática Pedagógica e acesso ao conhecimento numa perspectiva do princípio de Educação para todos.

 

Disciplina: Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A cultura corporal do movimento como eixo para a Educação Física escolar. Os conteúdos dos esportes; das ginásticas; das lutas; das danças; dos jogos e brincadeiras; do conhecimento a respeito do corpo, como fontes de produção do conhecimento. Temas transversais para aprofundamento na área: gênero e sexualidade; saúde e beleza; mídia e tecnologia; criatividade e ludicidade; lazer e trabalho; desportivização das práticas corporais; corpo e contemporaneidade; diversidade e cultura. Diretrizes e Propostas Curriculares para a Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio.

 

Disciplina: Saúde Coletiva e Políticas Públicas

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos histórico-sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação e políticas públicas educacionais; elaboração de projetos educacionais de atendimento em âmbito escolar.

 

Disciplina: Educação Física Adaptada

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com necessidades educacionais especiais.

 

Disciplina: Fundamentos do Treinamento Desportivo

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação, planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico-tática e psicológica. Componentes do treinamento: volume, intensidade, densidade e complexidade. Aplicação dos conhecimentos no processo educacional como forma de propiciar a autonomia dos alunos para a prática de exercícios físicos.

 

Disciplina: Produção do Conhecimento Científico II

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Orientação para estruturação do trabalho de conclusão de curso. Normas e procedimentos técnicos.

 

Disciplina: Administração e Organização Desportiva

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Histórico da administração escolar. Concepções da administração e legislação escolar. Papel do professor de educação física na administração escolar e sua ação na perspectiva de transformação da prática educativa. Fundamentação teórica para o trabalho na comunidade. Planejamento, organização e execução e avaliação de eventos diversos. Planejamento de atividades esportivas e recreativas. O marketing pessoal e a gestão de carreira do profissional de educação física.

 

Disciplina: Esportes complementares e atividades em contato com a natureza

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza, Educação Ambiental e as formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza.

 

Disciplina: Orientação de Estágio II

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.

 


EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Bacharelado

 

Disciplina: Anatomia Humana

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Conceitos sobre a construção geral do corpo humano. Estudo dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo, urogenital, nervoso, linfático, ósseo, articular e muscular.

 

Disciplina: Bases Biológicas e Bioquímicas da Atividade Física

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos, os fundamentos de Citologia e histologia, assim como os processos gerais e conceitos de bioquímica e as respostas e adaptações bioquímicas agudas e crônicas dos diversos sistemas orgânicos durante a prática de atividades motoras.

 

Disciplina: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo das abordagens teórico-metodológicas e os instrumentos usados no processo de construção do conhecimento da realidade social e, sobretudo, das mudanças nela ocorridas, com vistas à atuação profissional e a pesquisa interdisciplinar.

 

Disciplina: Pedagogia da Educação Física e do Esporte

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O esporte no contexto da pedagogia. O Esporte como expressão da cultura e suas implicações para o ensino das modalidades esportivas. O conhecimento pedagógico do professor para o ensino dos esportes. Conceito e classificação do esporte moderno. Procedimentos metodológicos para o ensino do esporte. Conceitos sobre competição e detecção de talentos esportivos.

 

Disciplina: Fisiologia Humana

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Fisiologia dos sistemas: muscular, cardiovascular, respiratório, endócrino, linfático, urinário e fluidos corporais, digestório, reprodutor e nervoso.

Disciplina: Esportes I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Dança

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Desenvolvimento de estudos teórico-práticos sobre a dança, abordando seu código – movimento, dançarino, som e espaço geral; história, classificação, visão antropológica, linhas coreográficas, técnicas de transmissão. Estudo da dança e do folclore. Interpretação e expressão corporal. Metodologia aplicada à dança e seus estilos.

 

Disciplina: Atletismo

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceito e evolução. Metodologia da Aprendizagem: Corridas, saltos, arremessos e preparação da pista para competições. Noções de regras oficiais e arbitragem. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Ginástica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes modalidades de Ginástica (artística, rítmica e geral). O entendimento da ginástica no contexto da educação física e do esporte.

 

Disciplina: Fundamentos de Recreação e Lazer

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Abordagem interdisciplinar da recreação e lazer; conceitos, conteúdos. Papel do animador cultural. A realidade brasileira da motricidade e das atividades de lazer. Estudo sobre as atividades e eventos de lazer comunitário, organização de espaços e equipamentos, programas e propostas de lazer comunitário. Vivências em lazer, jogo e brincadeiras infantis.

 

Disciplina: Esportes II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Voleibol e Esportes de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Esportes III

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Futebol e Futsal de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Fisiologia do Exercício e do Esporte

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Respostas agudas e crônicas nos sistemas: endócrino, neuromuscular, cardiovascular e respiratório ao exercício. Bioenergética. Mensuração do gasto energético. Avaliação fisiológica e desempenho esportivo. Recuperação após o exercício. Influência do ambiente no exercício (Termorregulação).

 

Disciplina: Emergência em Educação Física e Esporte

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos tipos mais frequentes de acidentes encontrados nas atividades motoras e as medidas preventivas indicadas. Diagnóstico dos principais tipos de acidentes e lesões que ocorrem na prática de exercícios físicos e práticas esportivas, bem como assistência em nível de primeiros socorros e ações preventivas.

 

Disciplina: Atividades Aquáticas

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Fundamentos teóricos e abordagem prática dos desportos aquáticos individuais e coletivos; Conceitos e metodologia de ensino de atividades aquáticas. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Lutas

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas. Artes marciais e a luta como modalidade esportiva. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos do Esporte

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Introdução ao pensamento antropológico e suas principais correntes teóricas. Análise da cultura como geradora de percepções e concepções de corpo e práticas corporais. Análise e abordagens históricas do esporte. Reflexão crítica deste fenômeno histórico a partir das concepções, características e influências socioeconômicas, políticas e educacionais.

 

Disciplina: Cinesiologia e Biomecânica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Princípios da Cinesiologia e da biomecânica e suas relações com o sistema ósteo-mio-articular para compreensão do efeito das forças sobre o corpo humano; métodos de mensuração e sua dependência teórico-prática para análise do movimento humano.

Disciplina: Psicologia do Esporte

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos fundamentos para compreensão da psicologia aplicada ao exercício físico e ao esporte, com ênfase no entendimento dos fatores psicológicos que interferem no desempenho do indivíduo no contexto esportivo e competitivo.

 

Disciplina: Medidas e Avaliação em Educação Física

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceituação de medida, teste e avaliação. Medidas antropométricas. Composição corporal. Medidas funcionais. Avaliação funcional. Princípios básicos para elaboração de testes. Testes físicos e motores. Avaliação do desenvolvimento físico e desempenho.

 

Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Estudo das etapas do processo de crescimento, maturação e desenvolvimento motor, bem como suas formas de avaliação e acompanhamento. Características físicas, fisiológicas e motoras de cada etapa do processo de crescimento e desenvolvimento. Avaliação das habilidades motoras e planejamento do processo ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem motora e os fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras.

 

Disciplina: Bioestatística

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Introdução à bioestatística. Estatística descritiva; Inferência estatística; Testes de hipóteses; Aplicação de testes estatísticos de comparação intra e entre grupos; medidas de associação.

 

Disciplina: Produção do Conhecimento Científico I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física e Esporte na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

 

Disciplina: Educação Física Adaptada

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com necessidades educacionais especiais.

Disciplina: Treinamento Desportivo I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação, planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico-tática e psicológica. Componentes do treinamento: volume, intensidade, densidade e complexidade.

 

Disciplina: Atividade Física e Saúde

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo da Atividade Física e Saúde, suas tendências e características básicas; principais concepções e práticas; bases biológicas e epidemiológicas relações entre o estilo de vida e saúde. Aptidão física relacionada à saúde; Discussão sobre os conceitos de autoimagem e suas repercussões à saúde. Modelos ecológicos de promoção da atividade física.

 

Disciplina: Atividades Motoras de Academia I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo das atividades desenvolvidas nas academias de ginástica - Organização e Planejamento. Estudo dos conteúdos teóricos e práticos dos diversos tipos de ginástica desenvolvido em academias, clubes e associações.

 

Disciplina: Esportes Complementares e Atividades em Contato com a Natureza

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza, Educação Ambiental e as formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza.

 

Disciplina: Orientação de Estágio I

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.

 

Disciplina: Saúde Coletiva e Políticas Públicas

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos histórico-sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação e políticas públicas âmbito saúde; elaboração de projetos de atendimento para atendimento à saúde coletiva a partir de políticas públicas.

 

Disciplina: Atividades Motoras de Academia II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos e pedagógicos dos trabalhos de força (Treinamento com Pesos) e suas implicações no estado geral da saúde humana.

 

Disciplina: Administração e Organização Desportiva

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Concepções da administração e legislação esportiva. Legislação básica da atuação do professor de educação física no desporto. Planejamento, organização e execução e avaliação de eventos esportivos e recreativos. Conceito de Marketing e empreendedorismo, principais características, estratégias e campo de atuação. Exigências para tomada de decisão. Planejamento em marketing de eventos de Esportivos. O marketing pessoal.

 

Disciplina: Treinamento Desportivo II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Avaliação, prescrição e controle do treinamento das componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo de alto nível. Periodização do treinamento ao longo da vida esportiva.

 

Disciplina: Nutrição, Atividade Física e Esporte

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos conceitos básicos dos micronutrientes e macronutrientes e sua participação nas alterações metabólicas durante a prática da atividade física e do desporto. Potencial ergogênico dos nutrientes. A importância do controle dos aspectos nutricionais para a saúde e para o desempenho físico discutida na perspectiva da melhoria qualidade de vida e do desempenho esportivo.

 

Disciplina: Prescrição de Exercícios Físicos para Populações Especiais

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Fisiopatologia das disfunções cardio-metabólicas; grupos especiais: cardiopatas, diabéticos, hipertensos, obesos e auto-imunes. Envelhecimento e contextualização sociocultural da terceira idade. Estudo das respostas e adaptações ao exercício físico nestes grupos. Restrições e cuidados na prescrição de exercícios físicos para grupos especiais.

 

Disciplina: Produção do Conhecimento Científico II

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Orientação para estruturação do trabalho de conclusão de curso. Normas e procedimentos técnicos.

 

Disciplina: Ética e Deontologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos direitos e deveres do profissional de Educação Física. Conceituação e compreensão da ética como construção pessoal e social, histórica, cultural e temporal. Educação das relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira.

 

Disciplina: Seminário Integrador em Educação Física

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Aborda a prática profissional em Educação Física no campo do lazer, da saúde e do esporte a partir competências e habilidades previstas para os componentes curriculares referentes às Práticas Corporais, Lazer, Saúde e Desenvolvimento no/do Esporte. Discute as competências e habilidades necessárias para atuar de forma proficiente em serviços de saúde pública, em serviços de lazer e nos serviços privados de orientação/treinamento de práticas corporais, bem como no ensino/treinamento de modalidades esportivas.

 

Disciplina: Orientação de Estágio II

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.