Resultado do Vestibular UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – LICENCIATURA

(Ingressantes 2008)

Disciplina: Antropologia Cultural

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Universalidade e diversidade humana. A natureza e os materiais da cultura. A natureza da reflexão antropológica. A contribuição da Antropologia Cultural na dinâmica temporal espacial.

Disciplina: Cartografia I

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:História dos Mapas. Aparelhos Topográficos. Escalas. Planimetria. Altimetria.

Disciplina: Climatologia e Hidrografia

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Estudar os estatisticamente os parâmetros meteorológicos e suas inter-relações, através de seus valores médios, frequências, variações e distribuição geográfica. Entender a ciência da água, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas, sua relação com o ambiente natural e com os seres vivos, inclusive o Homem.

Disciplina: Epistemologia da Geografia

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Filosofia e a ciência geográfica. Evolução do pensamento geográfico. A geografia como ciência e no Brasil. Fatos físicos e humanos e econômicos que norteiam a geografia.

Disciplina: Filosofia

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Consciência mítica. Os conhecimentos empírico, científico e filosófico. Noções de Lógica e Estética. Filosofia e Ideologia. Pré-Socráticos, Sócrates e os sofistas. Platão e Aristóteles. Descartes e o racionalismo. Locke e o empirismo. Marx e o materialismo histórico-dialético. Sartre e o existencialismo.

Disciplina: Informática Aplicada à Geografia

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Introdução Histórica e princípios de funcionamento de Hardware. Dispositivos de Memória, de armazenamento e de entrada e saída de dados. Programas específicos e Internet.

Disciplina: Psicologia da Educação

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Psicologia x psicologia da educação: conceitos e histórico. Desenvolvimento humano nas perspectivas da psicanálise – do cognitivismo e do sociointeracionismo. Abordagens teóricas da aprendizagem. Relação professor x aluno. Motivação da aprendizagem.

Disciplina: Sociologia

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: O estudo da Sociologia - Os recursos da Sociologia - A Sociologia e as outras ciências. A cultura. A socialização e personalidade. Os grupos sociais. O controle social. A classe social.  A mobilidade social. A mudança social e cultural.

Disciplina: Biogeografia

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Conceitos fundamentais em Biogeografia. Origem e evolução dos seres vivos. As grandes unidades fitogeográficas. Interação dos elementos biológicos e geográficos no estudo dos seres vivos.

Disciplina: Cartografia II

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Reunir e analisar dados e medidas das diversas regiões da terra, e representar graficamente em escala reduzida, os elementos da configuração que possam ser claramente visíveis.

Disciplina: Didática e Teoria Pedagógica

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Fundamentação teórica sobre a prática educativa e o papel da Didática no contexto das teorias e tendências de ensino, planejamento escolar e avaliação do ensino–aprendizagem.

Disciplina: Fundamento de Geologia e Pedologia

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Processos estruturais (endógenos) e esculturais (exógenos) responsáveis pela dinâmica da superfície terrestre.

Disciplina: Geografia Agrária

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: O espaço agrário pré e pós-capitalista. Características dos fatos agrários. Movimentos sociais organizados do campo. Tipos de organização agrária nas várias regiões do globo. Organização agrária brasileira.

Disciplina: Geografia do Brasil I

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Os fundamentos da Geografia da Natureza: domínios morfoestruturais, morfoesculturais e morfodinâmicos responsáveis pela dinâmica espacial brasileira. Aspectos físicos gerais do Brasil.

Disciplina: Organização e Gestão da Educação Básica

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Evolução do ensino de 1º e 2º graus. Estrutura Curricular do ensino de 1º e 2º graus. Estrutura administrativa do ensino de 1º e 2º graus.

 

Disciplina: Formação Didática Pedagógica e o Ensino da Geografia I

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Orientação teórico-metodológico para entendimento do ensino aprendizagem da geografia no ensino fundamental e médio. Caracterizar o ensino como teórico-prático na qual os alunos relacionam os conteúdos de geografia e sua epistemologia como processo de ensino aprendizagem. Aplicar esses conhecimentos através dos estágios supervisionados.

Disciplina: Geografia do Brasil II

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Formação territorial brasileira. Regionalização do território brasileiro. Divisões regionais. Estrutura e formação da população brasileira. Distribuição e mobilidade da população brasileira. Economia do Brasil: contexto nacional e global. Aspectos geográficos do espaço paranaense.

Disciplina: Geomorfologia

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:A Geomorfologia é a ciência que estuda as formas do relevo. As formas representam a expressão espacial de uma superfície, compondo diferentes configurações da paisagem geomorfológica.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Geografia

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Fundamentos metodológicos da pesquisa aplicados à ciência geográfica. Operacionalização dos métodos e técnicas de investigação na pesquisa geográfica. Planejamento, operacionalização e apresentação de monografia sobre assunto geográfico.

Disciplina: Estágio Supervisionado em Geografia I

Carga horária: 216 h/a

Série:

Ementa: A disciplina pretende investigar a realidade da escola pública, sua organização legal e funcionamento, gestão administrativa, relação de poder, atuação dos conselhos de escola e outros problemas existentes. Refletir e analisar o contexto de trabalho do professor, tendo em vista possibilidade de reconstrução de escola pública como espaço de conquista da classe trabalhadora.

Disciplina: Formação Didática Pedagógica e o Ensino da Geografia II

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Oportunizar aos estagiários o engajamento em uma proposta pedagógica que envolva o pensar, o elaborar e o agir. Desenvolver uma prática pedagógica comprometida com o desenvolvimento do aluno enquanto cidadão e agente transformador da sociedade. Analisar o ensino da geografia nas escolas públicas dando ênfase a relação professor-aluno, os perfis dos professores e a dinâmica aplicada no processo ensino aprendizagem através de entrevistas com professores e alunos.

Disciplina: Geografia e Meio Ambiente

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Recursos Naturais: conceituação e caracterização. Os Recursos Naturais e a questão ambiental. Os recursos ambientais e sua distribuição. Geopolítica e geoestratégia dos recursos ambientais. Recursos naturais renováveis e não renováveis. As fontes de energia renováveis e não renováveis. Combustíveis fósseis e recursos hídricos. Conservação dos recursos naturais.

Disciplina: Geografia Política

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Ideias centrais de Geografia Política e de Geopolítica. Aspectos teóricos da noção de poder. Território e relações espaciais de poder. Origens e fundamentos sócio-políticos e econômicos do Estado moderno. Estado e políticas territoriais.

Disciplina: Geografia Urbana e Industrial

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: O processo de urbanização e o desenvolvimento industrial: a evolução urbana em diferentes tempos históricos e as relações de trabalho (modo de produção) existentes no período; os processos de industrialização e urbanização no mundo contemporâneo e questões socioeconômicas e ambientais pertinentes.

Disciplina: Organização e Regionalização do Espaço Mundial

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:O conceito de região e organização espacial. A evolução da natureza e a formação do espaço geográfico mundial. Processo de colonização e descolonização. Divisão internacional do trabalho. Blocos de poder. Globalização.

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II

Carga horária: 216 h/a

Série:

Ementa:A disciplina pretende investigar a realidade da escola pública, sua organização legal e funcionamento, gestão administrativa, relação de poder, atuação dos conselhos de escola e outros problemas existentes. Refletir e analisar o contexto de trabalho do professor, tendo em vista possibilidade de reconstrução de escola pública como espaço de conquista da classe trabalhadora.

 


 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – LICENCIATURA

(Ingressantes 2012)

 

Disciplina: Antropologia Cultural

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Universalidade e diversidade humana. A natureza e os materiais da cultura. A natureza da reflexão antropológica.  A contribuição da Antropologia Cultural na dinâmica temporal espacial. Conceitos, definições e classificações. Importância da Antropologia para a Geografia. Origem e evolução do homem. Povos e culturas. Influência do indígena na formação cultural brasileira. Contribuições do negro na formação da cultura afro-brasileira. Relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

 

Disciplina: Climatologia 

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Noções de Tempo e Clima. Dinâmica Atmosférica. Tipos Climáticos da Terra e do Brasil. Clima e meio Ambiente. Noções de hidrografia.

 

Disciplina: Epistemologia da Geografia

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa:História da produção do conhecimento geográfico. As origens da Geografia científica. Escolas do pensamento geográfico moderno. Principais paradigmas. Tendências contemporâneas do pensamento geográfico. Filosofia e a ciência geográfica. Evolução do pensamento geográfico. A geografia como ciência e no Brasil. Fatos físicos e humanos e econômicos que norteiam a geografia.

 

Disciplina: Cartografia Geral 

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: História dos Mapas. Aparelhos Topográficos. Escalas. Planimetria. Altimetria. Noções de Astronomia de posição. Sistemas de Referências Terrestre. Cartografia Sistemática. Cartometria.

  

Disciplina: Filosofia

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Consciência mítica. Os conhecimentos empírico, científico e filosófico. Noções de Lógica e Estética. Filosofia e Ideologia. Pré-Socráticos, Sócrates e os sofistas. Platão e Aristóteles. Descartes e o racionalismo. Locke e o empirismo. Marx e o materialismo histórico-dialético. Sartre e o existencialismo.

 

Disciplina: Psicologia da Educação

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Psicologia x psicologia da educação: conceitos e histórico. Desenvolvimento humano nas perspectivas da psicanálise – do cognitivismo e do sociointeracionismo. Abordagens teóricas da aprendizagem. Relação professor x aluno. Motivação da aprendizagem.

  

Disciplina: Geologia Geral

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Processos estruturais (endógenos) e esculturais (exógenos) responsáveis pela dinâmica da superfície terrestre.

 

Disciplina: Geografia do Brasil I

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Os fundamentos da Geografia da Natureza: domínios morfoestruturais, morfoesculturais e morfodinâmicos responsáveis pela dinâmica espacial brasileira. Aspectos físicos gerais do Brasil.

 

Disciplina: Didática e Teoria Pedagógica

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Fundamentação teórica sobre a prática educativa e o papel da Didática no contexto das teorias e tendências de ensino, planejamento escolar e avaliação do ensino–aprendizagem.

 

Disciplina: Geografia Agrária

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Perspectivas teóricas e metodológicas para abordagem dos aspectos agrários, rurais e agrícolas. Formação histórica do espaço agrário brasileiro. Relações de produção e trabalho no campo. Estrutura fundiária, produtividade e reforma agrária no Brasil. Novas ruralidades e a relação campo-cidade.

 

Disciplina: Geografia do Paraná

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Processos de ocupação e de organização do espaço paranaense; aspectos geoecológicos (estrutura geológica, relevo, clima, solo, vegetação, hidrografia); as diferentes atividades econômicas implementadas ao longo de seu território e suas relações com o meio ambiente.

 

Disciplina: Cartografia Temática

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Noções de Cartografia Temática. Métodos de Representação Gráfica. Cartografia de Síntese.

 

 

Disciplina: Fundamentos de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Fundamentos e principais aplicações do sensoriamento remoto; elementos físicos; sistemas sensores; características de imagens; técnicas de processamento de imagens. Conceitos básicos de cartografia e geoprocessamento; aplicações; estrutura e funcionamento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG); tipos de dados utilizados em geoprocessamento; aquisição, tratamento e análise de dados; modelo digital do terreno.

  

Disciplina: Organização e Gestão da Educação Básica

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Evolução histórica da educação brasileira. Constituição e educação. Sistema de ensino. Ensino fundamental. Ensino médio. Recursos humanos.

 

Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Geografia – Recursos Didáticos

Carga horária: 60 h/a 

Série:

Ementa: Estratégias de Ensino aprendizagem. Instrumentos de Ensino de Geografia. Produção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Geografia

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Noções de normas técnicas para produções científicas. Fundamentos acerca do conhecimento e método científico, com enfoque na ciência geográfica. Instrumentos para a pesquisa geográfica. Construção do pré-projeto monográfico acerca de temática geográfica.

 

Disciplina: Geografia Escolar: Aspectos Teóricos e Metodológicos

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa:História da geografia escolar no Brasil. Correntes geográficas e suas influencias teóricas e metodológicas no ensino de geografia. Conceitos geográficos e o seu ensino. Temáticas contemporâneas e o ensino de geografia. Supervisão e Orientação para a realização de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I.

 

Disciplina: Geografia Cultural e Social

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Bases teóricas e conceituais da Geografia Cultural e Social. Espaço e manifestações culturais. Paisagem e simbolismo. Globalização e identidade territorial. Territorialidade.

 

Disciplina: Geografia do Brasil II

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Formação territorial brasileira. Processo de regionalização brasileira. Critérios e finalidade de delimitação das divisões regionais brasileiras. As regiões brasileiras e seus aspectos socioeconômicos.

 

Disciplina: Geomorfologia

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Ciência geomorfológica. Processos morfoestruturais, morfoesculturais, morfoclimáticos e morfodinâmicos atuantes na superfície terrestre, responsáveis por sua dinâmica e transformação. Processos endogenéticos e exogenéticos do relevo. Geomorfologia e meio ambiente.

 

Disciplina: Teoria Regional

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Fundamentos epistemológicos da teoria regional. Método regional. Teorias de desenvolvimento regional. Critérios de regionalização. Espaço e organização regional.

  

Disciplina: Biogeografia

Carga horária: 60 h/a

Série: 3ª 

Ementa: Conceitos fundamentais em Biogeografia. Origem e evolução dos seres vivos. As grandes unidades fitogeográficas. Interação dos elementos biológicos e geográficos no estudo dos seres vivos.

  

Disciplina: Geografia do Turismo

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Bases teóricas e conceituais da Geografia do Turismo. A dimensão territorial do turismo. Modalidades de turismo. Impactos sociais, ambientais e econômicos do turismo. Estratégias de desenvolvimento turístico no Brasil e no Paraná.

 

Disciplina: Organização do Espaço Mundial

Carga horária: 120 h/a 

Série:

Ementa: A evolução da natureza e a formação do espaço geográfico mundial. A dinâmica socioeconômica e a diversidade regional mundial. O processo de globalização e a organização do espaço mundial.

  

Disciplina: Geografia Urbana e Industrial

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: A cidade na história e o processo de urbanização da humanidade. A produção do espaço urbano. As escalas de análise – intra-urbana e inter-urbana. O processo de industrialização no mundo contemporâneo. Impactos socioambientais urbanos.

  

Disciplina: Práticas de Ensino de Geografia

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Planejamento de Ensino. Aula Didática Teórica e prática. Trabalhos de Campo. Supervisão e Orientação para a realização de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II.

 

Disciplina: Geografia Econômica e da População

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Bases teóricas e conceituais da Geografia Econômica e da População. Composição da população, aspectos estruturais e dinâmicos. Processos econômicos e organização do espaço geográfico. Diversidades do espaço econômico agrário e industrial.

 

Disciplina: Geografia Política e Geopolítica

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Bases teóricas e conceituais de Geografia Política e de Geopolítica. Teorias geopolíticas. Organização política brasileira. Geopolítica no Brasil. Temas geopolíticos contemporâneos.

  

Disciplina: Geografia e Meio Ambiente

Carga horária: 60 h/a

Série: 4ª 

Ementa: Relações Sociedade/natureza e o processo de organização espacial, cidadania ambiental, recursos ambientais (combustíveis fósseis, minerais metálicos e não metálicos, recursos hídricos, recurso solo) e a questão ambiental.

 

Disciplina: Fundamentos da Pedologia

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Gênese e características dos solos. Pedogênese e diagênese. Fatores responsáveis pela formação do solo. Sistema de classificação dos solos. Tipos de solos. Recurso Solo: degradação e conservação.

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais -Libras

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira - Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.


Disciplinas Optativas

Disciplina: Ecoturismo e Conservação da Natureza
Carga horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 02
Ementa: Ecoturismo: potencialidades e impactos. Ecoturismo em Unidades de Conservação. Ecoturismo em áreas particulares.

 

Disciplina: Paisagem, Cultura e Turismo
Carga horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 02
Ementa: Reflexão sobre a pertinência da paisagem como objeto de investigação geográfica. Derivações antropogênicas na paisagem. Bases teóricas e conceituais da abordagem cultural na geografia. A dimensão territorial do turismo.

 

Disciplina: Agricultura e Capitalismo no Brasil.
Carga horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 02
Ementa: A agricultura e o sistema capitalista no Brasil. A luta pela posse da terra e os conflitos fundiários no Brasil. Acampamentos, assentamentos e a política agrária brasileira.