Conheça as Ações de Cultura da UENP

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

Desenvolvimento da cultura 

Apresentação

O Programa de Desenvolvimento da Cultura do Norte Pioneiro do Paraná é fruto de um trabalho desenvolvido pela UENP ao longo dos últimos oito anos. Trata-se de uma proposta assentada na experiência obtida pela Instituição no trato com a gestão de políticas públicas de cultura dentro e, sobretudo, fora dos muros acadêmicos.

O Programa está fundamentado a partir de três dimensões: a gestão cultural, o fomento às expressões culturais e artísticas locais e o fortalecimento do turismo regional, por meio do fomento aos bens patrimoniais.

Tem como objetivo fortalecer e acolher as demandas do setor cultural que se colocam frente ao Estado, dividir custos entre os municípios e fomentar, substancialmente, o desenvolvimento da cultura na região.

 


INVENTÁRIO CULTURAL

Inventário Cultural

Apresentação

O Inventário Cultural é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento da Cultura da Região Norte do Paraná. Gerenciado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da UENP; e pelos municípios conveniados ao Programa, esta plataforma objetiva reunir o diverso arcabouço cultural que se encontra na região. Neste espaço, agentes culturais têm suas atividades registradas e divulgadas, formando, assim, uma rede de contatos que intenta otimizar a comunicação do setor cultural no Norte Pioneiro.

Esta ferramenta também permitirá, aos gestores culturais da região, a possibilidade de registrar o mapeamento cultural de seus municípios em uma base de dados segura e numa interface que garantirá, ao artista de sua cidade, a visibilidade de seu trabalho. Com isso, o Inventário Cultural do Norte do Paraná se constitui como um importante instrumento para manutenção de políticas públicas culturais, além, é claro, de ser um veículo de salvaguarda da memória cultural da região.

A plataforma aceita o cadastro de atores, músicos, cenógrafos, artistas plásticos, artesãos, escritores, cineastas, cozinheiros, produtores e gestores culturais. Não obstante, o Inventário acolhe, ainda, o registro de equipamentos culturais vinculados aos municípios da região, bem como, pela mesma via, de seus respectivos patrimônios materiais e imateriais. Desta forma, comunidades indígenas, casas de matriz africana e benzedeiras têm suas atividades reconhecidas e divulgadas para toda a cena cultural.

Cadastre-se e divulgue seu trabalho artístico-cultural.

CADASTRE-SE

Site: https://inventariocultural.uenp.edu.br

 


UENP TALENTOS

Talentos UENP

Apresentação

O projeto UENP Talentos é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná. O objetivo desta plataforma eletrônica consiste em reunir os mais diversos talentos que se encontram no âmbito da Universidade. Aqui, alunos, professores, estagiários e servidores têm suas atividades artístico-culturais registradas e divulgadas, com intuito de que os mesmos, em momentos oportunos (tais como em eventos, festivais etc.), possam se apresentar.

Esta plataforma também surge da iminente necessidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura prestar, à própria comunidade acadêmica, um serviço mais ágil no que concerne ao acesso ao banco de dados do UENP Talentos – tão solicitado pelas comissões organizadoras de eventos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade nos últimos anos. Ademais, esta plataforma será divulgada em diversos veículos de comunicação da UENP e também será divulgada às entidades promotoras de cultura que poderão, inclusive, convidar/contratar shows, exposições etc. diretamente com os artistas, por meio dos contatos aqui disponibilizados.

Se você canta, dança, escreve, encena, pinta, fotografa, faz artesanato ou realiza outra atividade artística, não perca tempo e se inscreva! Venha ser um Talento da UENP.

CADASTRE-SE

Site: https://talentos.uenp.edu.br