Buscando sustentabilidade, AGPS realiza entrega de copos reutilizáveis na UENP

Quinta, 04 Novembro 2021 13:43
A ação faz parte do programa “UENP Sustentável” com o objetivo de reduzir, de maneira significativa, o impacto ambiental da Universidade. A ação faz parte do programa “UENP Sustentável” com o objetivo de reduzir, de maneira significativa, o impacto ambiental da Universidade.

Ações locais, mudanças globais. Com esse slogan e com missão de promover a sustentabilidade através de uma mudança de cultura organizacional, a Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou a entrega dos Copos Eco Sustentáveis para professores, agentes universitários, residentes técnicos e estagiários da Reitoria e dos três campus da Instituição.

A ação faz parte do programa “UENP Sustentável”, lançado em 21 de outubro, com o objetivo de reduzir, de maneira significativa, o impacto ambiental da Universidade nos diversos âmbitos e esferas de ensino, pesquisa e extensão. “Essa é a primeira intervenção da AGPS voltada para a gestão de resíduos sólidos. Ela abre as portas para as discussões acerca do assunto e também antecede outras ações ainda mais impactantes que estão por vir”, acentuou a coordenadora da AGPS e engenheira Ambiental, Johicy Helenn Parra.

A erradicação do uso de copos descartáveis pode parecer algo pequeno, mas o consumo da UENP é consideravelmente grande. Em um levantamento realizado pela AGPS, são consumidos por semana mais de 4200 copos na Universidade. Foi estimado que ao final de um ano são destinados ao aterro sanitário mais de 300kg só de copos descartáveis. “Um resíduo que usamos uma vez, mas que leva dezenas ou até centenas de anos para se decompor”, comenta Johicy.

Pensar nos processos, reduzir o consumo, repensar escolhas e reciclar materiais são alguns dos requisitos para a redução significativa no impacto ambiental causado pela Instituição. “Temos uma obrigação não somente de formar alunos profissionalmente, mas também com um pensamento moral mais sustentável. Se uma Universidade não conseguir dar o exemplo para a sociedade, quem vai conseguir? Então muito mais que falar, precisamos ser exemplo”, ressalta o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, Bruno Ambrozio Galindo.

A substituição dos copos descartáveis pelos copos eco sustentáveis impactará economia de recursos públicos e também auxiliará no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, no tópico de redução da geração de resíduos. “Acreditamos que com uma educação ambiental bem feita, todos os funcionários da UENP serão agentes multiplicadores na sociedade, replicando essa e outras atitudes em outros ambientes, dando exemplo e gerando um impacto ainda maior de ser calculado”, finaliza Johicy.

Última modificação: Quinta, 04 Novembro 2021 13:46