Congresso de Educação Básica é marcado por debates sobre a defesa da escola pública

Terça, 16 Abril 2024 11:50
O Congresso reuniu cerca de 250 estudantes, profissionais e pesquisadores da área de Educação nos três dias de evento O Congresso reuniu cerca de 250 estudantes, profissionais e pesquisadores da área de Educação nos três dias de evento

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná promoveu, entre os dias 10 e 12 de abril, a primeira edição do Congresso de Educação Básica da UENP. Com o tema “Pedagogias em disputa pela democracia: professores em defesa da escola pública”, o evento reuniu cerca de 250 estudantes, profissionais e pesquisadores da área de Educação nos três dias marcados por debates acadêmicos sobre o tema.

O congresso teve como principal objetivo aproximar a universidade da comunidade, sobretudo as secretarias de Educação, a fim de promover capacitação e divulgação científica aos docentes da Educação Básica e discentes das licenciaturas a partir de atividades de pesquisa e produtos educacionais desenvolvidos no Mestrado em Educação da UENP.

A abertura do evento trouxe a mesa redonda “Desafios e possibilidades na construção de uma escola pública democrática: gestão, planejamento e práticas docentes”, com os professores Daniele Leonarda dos Santos Baptista (IFPR), Liliane Milanezi (UENP/Rede Municipal de Jacarezinho) e Cleyson Mendes Soares (SEED/PR). No segundo dia, o público assistiu a palestra “Ensino da História e formação para a cidadania: o exemplo do 25 de abril de 1974 em Portugal”, com o professor-doutor João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra-Portugal.

Para a conferência de encerramento e Aula Magna do PPEd, o congresso trouxe o renomado professor-doutor Dermeval Saviani, um dos principais nomes no campo da Educação e que configura entre os mais importantes educadores brasileiros. Saviane proferiu a palestra “A polemização do campo pedagógico, a pós-graduação e a democratização da escola”. No evento, foi anunciada ainda a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Dermeval Saviani, aprovada na reunião ordinária do Conselho Universitário da UENP no dia 11 de abril.

No evento, o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos, destacou a importância da integração da Universidade com a Educação Básica. “A educação é a ferramenta mais poderosa para transformar as pessoas e, por consequência, o mundo. É fundamental que o conhecimento, a criticidade e a valorização da ciência sejam disseminados, especialmente na educação básica, onde atinge um grande número de pessoas. Eventos como esse podem fazer a diferença na luta contra o negacionismo e na promoção de uma sociedade mais consciente e engajada”, frisou.

“Quero parabenizar todos que contribuíram para a realização do evento, a dedicação e comprometimento da equipe organizadora, dos professores e de todos os envolvidos são fundamentais para o sucesso de um congresso como este. É um evento que abre as portas da nossa universidade para toda a comunidade. Tenho certeza que os professores da rede básica que estão presentes serão multiplicadores de todo o conhecimento, debates e temas aqui apresentados. Obrigado por confiarem na UENP”, disse o diretor do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak.

A coordenadora do evento, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, comentou a importância do congresso para a Universidade. “Cerca de 70% dos inscritos são profissionais das escolas públicas. Defender a escola pública em tempos de negacionismo não tem sido fácil. Isso significa defender e reivindicar formação de professores de qualidade, lutar contra o desmonte da educação pública, da Educação Básica à Universidade. Fico extremamente fortalecida em ver tantos professores e futuros professores empenhados a debater coletivamente e, mais que isso, agir em defesa de um ensino de qualidade aos nossos estudantes, que significa defender que a escola é espaço de conhecimento científico”, ressaltou.

O I Congresso de Educação Básica da UENP foi realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisas Educacionais (Nuped); o Laboratório de Aplicações Pedagógicas Interdisciplinares (L@pis); o Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (Lephis) e o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT Norte Pioneiro. O evento contou também com o apoio do Centro de Ciências Humanas e da Educação e Centro de Letras, Comunicação e Artes do Campus de Jacarezinho e da Reitoria da UENP.

Última modificação: Terça, 16 Abril 2024 11:55