RPC divulga projeto da UENP que transforma aparelhos contrabandeados em ferramentas pedagógicas

Quarta, 24 Abril 2024 11:36

A RPC Londrina, afiliada à TV Globo, exibiu, na terça-feira, 23, uma reportagem sobre o projeto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) que transforma aparelhos de TV Box em aparelhos para emulação de jogos educacionais. A reportagem foi exibida no programa “Meio Dia Paraná”.

Mais de 400 aparelhos foram doados à UENP pela Receita Federal, em dezembro de 2023. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade estudou os aparelhos e instalou um sistema operacional que permite a instalação de jogos educacionais. Os aparelhos modificados serão doados para escolas da rede pública de ensino de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, falou sobre o projeto. “Nosso objetivo é fazer com que o ensino básico se torne mais dinâmico, mais agradável para o aluno, que traga, cada vez mais, alunos para dentro da escola e que essa escola traga os alunos para dentro da universidade. A função da Universidade é abrir seus muros e transformar a realidade da sociedade onde estamos inseridos”, disse.

“Os jogos que estarão disponíveis na plataforma serão estritamente para o trabalho pedagógico, em diferentes áreas, como português, matemática, geografia, lógica e artes. São jogos específicos que serão utilizados como facilitadores na apreensão desses conhecimentos pelos alunos. Nós temos sérios problemas de vulnerabilidade socioeconômica nessa região e a Universidade é uma importante instituição no desenvolvimento da região, nos temos a responsabilidade de contribuir com os todos os nossos esforços para que esse desenvolvimento se torne cada vez mais efetivo”, frisou o vice-reitor, Ricardo Aparecido Campos.

Confira a reportagem completa AQUI.