Universidades Estaduais e Itaipu firmam parceria para ações de extensão em sustentabilidade

Segunda, 06 Mai 2024 14:32

As Universidades Estaduais do Paraná firmaram, na sexta-feira, 3, uma parceria com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que tem como foco o desenvolvimento de projetos de extensão em sustentabilidade, com investimentos de R$24 milhões. A solenidade de assinatura dos termos de cooperação e adesão ao convênio foi realizada na Universidade Estadual do Londrina.

O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial no Paraná e Mato Grosso do Sul prevê o financiamento de 200 projetos de extensão universitária, com o pagamento de cerca de mil bolsas para estudantes e professores, e deve beneficiar 434 municípios. O termo de cooperação foi assinado pelos reitores das Universidades Estaduais do Paraná, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.

Aldo destacou que a extensão universitária impacta de forma positiva a comunidade acadêmica e a sociedade. “As ações extensionistas aproximam o conhecimento acadêmico da realidade social, possibilitando que estudantes, professores e pesquisadores possam vivenciar os desafios da comunidade e exercitar o aprendizado técnico na busca de soluções efetivas para as pessoas. Os alunos aprendem com a prática e desenvolvem uma visão crítica e engajada, aplicando o conhecimento teórico em demandas reais da sociedade”, partilhou o secretário.

Segundo o diretor-geral da Itaipu, o intuito da parceria é impulsionar a extensão universitária, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico para a promoção da sustentabilidade. “Não existe política de desenvolvimento econômico e social sem a participação da ciência e, pensando no futuro, queremos priorizar a questão ambiental e a inclusão social, de forma que a participação da academia se torna fundamental”, pontuou Enio Verri.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou sobre a participação da UENP junto às outras estaduais na nova parceria. “Sabemos que a atuação das universidades nas ações extensionistas é indispensável para o desenvolvimento das regiões do nosso Estado. Para a UENP, é uma oportunidade de ampliar ainda mais a extensão universitária em sua região de abrangência, agora, com projetos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e isso é um passo importante e uma grande iniciativa no que se refere às questões ambientais”, reforçou.

Na solenidade, também representaram a UENP o vice-reitor, Ricardo Aparecido Campos, o chefe do Gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, o diretor de extensão, José Antonio Marcelino, além de agentes universitários e bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial

As propostas de projetos de extensão para participar do programa devem ser enviadas até 2 de junho. Os projetos devem estar alinhados com, pelo menos, dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os planos de trabalho serão avaliados nos temas: agricultura familiar; extensão rural e agroecologia; comunidades indígenas; educação ambiental; energias alternativas. Gestão de bacias hidrográficas; gestão de resíduos sólidos; piscicultura; plantas medicinas e fitoterápicos; e saneamento rural e urbano.

Confira o edital AQUI.

O convênio foi assinado no início deste mês com as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). A iniciativa também contempla as universidades federais do Paraná (UFPR), Tecnológica (UTFPR), da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul (UFFS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); além da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman). A parceria abrange, ainda, quatro instituições públicas de ensino superior do Mato Grosso do Sul, estado vizinho que faz parte da região Centro-Oeste do Brasil.