Professora da UENP participa da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Terça, 31 Julho 2012 15:53 Publicado por Assessoria Comunicação

A professora-doutora Ana Maria Conte, coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), representou a Instituição na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que aconteceu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís/MA, de 22 a 27 de julho, tratou dos rumos que a Iniciação Científica e Tecnológica e de Inovação deverão tomar nos próximos anos. O encontro reuniu coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

O evento iniciou com a participação do professor-doutor Manoel Barral Netto, diretor de Cooperação Institucional do CNPq – DCOI, que falou sobre os Avanços dos programas e perspectivas futuras (Reuniões do CONAIT e CONAIC, manutenção das cotas institucionais, aumento de valores de bolsas). Ele também reforçou a importância da participação no Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2012.

Na sequência dos trabalhos, a coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, Lucimar Almeida, explanou sobre as ações desenvolvidas nas reuniões regionais, a nova redação da Resolução Normativa 017/2006, e as chamadas bienais dos programas institucionais. Houve também uma dinâmica de grupo, para discussão de indicadores de acompanhamento e avaliação dos programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM.

Os acadêmicos ganhadores do Prêmio Jovem Cientista do ano de 2011 tiveram espaço, durante o evento, para divulgar pesquisas, com destaque para a aluna do ensino médio Ana Gabriela Person Ramos, que participará da II Jornada de Iniciação Científica (II JOIC) e do I Workshop do PIBIC-EM E PIBIC Jr, da UENP, que acontecerá, em 10 de agosto, no campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, como forma de compromisso firmado com o CNPq.

Última modificação: Quarta, 15 Agosto 2012 16:04