• Ir para o conteúdo
  • Ir para a navegação
  • Ir para o rodapé
  • Ir para a busca
  • Acessibilidade:
  • Contraste
  • Aumentar/Diminuir texto
  • Acessível em libras
  • O conteúdo deste portal pode ser acessível em Libras.
    Clique no botão na lateral da página
    Utilizamos o Vlibras

  • Mapa do site
  • Carta de Serviços UENP
  • Acesso à Informação
  • Ir Conteudo[1]
  • Ir para menu principal[2]
  • Ir para menu local[3]
  • Ir para rodapé[4]
  • Ir para busca [5]
  • Transparência UENP
  • Ouvidoria
  • Webmail
Universidade Estadual do Norte do Paraná | UENP Universidade Estadual do Norte do Paraná | UENP Universidade Estadual do Norte do Paraná | UENP
  • Campus Bandeirantes
  • Campus Cornélio Procópio
  • Campus Jacarezinho
  • Início
  • A UENP
    • Institucional
    • Vídeo Institucional
    • Estatutos e Regimentos
    • Estrutura Organizacional
    • Notícias UENP
    • Eventos UENP
  • Campi
    • Campus Bandeirantes
    • Campus Cornélio Procópio
    • Campus Jacarezinho
  • Ingresso
    • Vestibular
    • SiSU
    • Aprova Paraná
    • Transferências
    • Concursos e Testes
    • Portador de diplomas
  • Graduação
    • PROGRAD
    • Cursos Presenciais
    • Normas Acadêmicas
    • Manual Acadêmico
    • Calendário Acadêmico
    • Editais e Documentos
  • Pós-Graduação
    • PROPG
    • Especialização
    • Mestrado e Doutorado
    • Iniciação Científica
    • Pesquisa
    • Editais e Documentos
  • Extensão e Cultura
    • PROEC
    • Certificados
    • Ações de Cultura
    • Equipamentos Culturais
    • Programas e Projetos
    • Editais e Documentos
  • Internacionalização
    • CRI
    • Convênios e Programas
    • Centro Internacional de Idiomas
    • Paraná Fala Idiomas
    • Mobilidade
    • Editais e Documentos
  • EAD
    • CEAD
    • Cursos EAD
    • Vestibular EAD
    • Editais e Documentos
    • Contato
  • Carta de Serviços
  • Mapa do Site
  • Publicações
    • Publicações do Gabinete
    • Publicações dos Conselhos
    • Publicações dos Campi
    • Publicações das Pró-Reitorias
    • Comissão Eleitoral
  • Contatos
    • Localização no mapa
    • Fale conosco

Ingressantes 2025

  1. Inicial/
  2. Legislação/
  3. Campus UENP/
  4. UENP-CJ/
  5. UENP-CJ - Centro de Letras, Comunicação e Artes/
  6. Letras - Espanhol/
  7. Ementas e Objetivos

Ementas e Objetivos

Detalhes
  • Ingressantes a partir de 2020
  • Ingressantes até 2019

Ingressantes a partir de 2020

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS – Licenciatura

 

Disciplina: Língua Portuguesa I

Carga horária: 120 h

Série: 1ª

Ementa: Estudo da estrutura fonológica e morfológica da Língua Portuguesa numa perspectiva sincrônica. Desenvolvimento de visão crítica do aluno em relação à Gramática Normativa. Estudos linguísticos referentes à estrutura da língua e seu ensino.

 

Disciplina: Linguística I

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: Contribuições de Saussure para o estudo da língua. As duas grandes perspectivas de estudo: formalismo e funcionalismo. Fundamentos de linguística: conceitos e disciplinas. Considerações sobre o ensino.

 

Disciplina: Língua Espanhola I

Carga horária: 120 h

Série: 1ª

Ementa: Estudo da língua espanhola, em nível A1, conforme estabelecido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, contemplando de forma equilibrada as quatro habilidades. Desenvolvimento dos aspectos comunicativos, culturais, e metalinguísticos da língua espanhola, abordados a partir de diversos gêneros textuais e discursivos. Intersecções entre identidades étnico-raciais, direitos humanos, questões ambientais e análise de discursos em língua espanhola. Estudo das variantes da língua espanhola e da relação entre os conteúdos abordados e a prática docente.

 

Disciplina: Língua Latina

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: A origem e a importância da língua latina. O latim e o seu domínio. Elementos de fonologia: alfabeto, quantidade silábica, pronúncia, acentuação. Noções fundamentais de análise sintática. Morfologia dos substantivos: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª declinações. Morfologia dos adjetivos: Adjetivos de 1ª classe. O verbo ESSE. Paradigma da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª conjugação verbal: voz ativa.

 

Disciplina: Teoria da Literatura I

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: Conceito de Literatura. Literatura e outras artes. O cânone literário. Definição de gênero e traços estilísticos. Teoria do poema. Análise de obras literárias que contemplem temas gerais, além dos afro-indígenas e socioambientais. Direitos humanos e literatura. Considerações sobre o ensino.

 

Disciplina: Oficina de Produção Textual

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: Teoria e prática de produção textual: construção de frase, de parágrafo e de texto. Problemas e qualidades de um texto. Argumentação e adequação do texto aos diferentes receptores e condições de produção. Produção de textos de diversos gêneros, especialmente escolares e acadêmicos. Procedimentos de reescrita/reestruturação. Princípios para a correção de um texto.

 

Disciplina: Literatura infantojuvenil

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: As origens da literatura infantil. História da literatura infantil e juvenil brasileira. Tendências, autores e obras da literatura infantojuvenil contemporânea. A literatura infantojuvenil e seu ensino: questões sociais e étnicas.

 

Disciplina: Língua Portuguesa II

Carga horária: 120 h

Série: 2ª

Ementa: Conhecimentos básicos de morfossintaxe, por meio do estudo de tópicos aplicados à Língua Portuguesa e ao ensino de língua materna. Sintaxe I: estudo da sintaxe do período simples e composto (coordenação e subordinação), em associação com as classes gramaticais.

 

Disciplina: Linguística II

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Trajetória, momentos e pressupostos da Linguística Textual (texto, contexto, intertextualidade, referenciação, formas de articulação textual, estratégias textual-discursivas de construção do sentido, marcas de articulação na progressão textual em textos de diferentes gêneros). Tópicos da teoria dos gêneros discursivos/textuais (conceito, constituição, funcionalidade, práticas sociais, vertentes teórico-metodológicas). Aplicação desses conceitos no ensino de recepção e produção textual.

 

Disciplina: Língua Espanhola II

Carga horária: 120 h

Série: 2ª

Ementa: Estudo da língua espanhola, em nível A2, conforme estabelecido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, contemplando de forma equilibrada as quatro habilidades. Desenvolvimento dos aspectos comunicativos, culturais, e metalinguísticos da língua espanhola, abordados a partir de diversos gêneros textuais e discursivos. Intersecções entre identidades étnico-raciais, direitos humanos, questões ambientais e análise de discursos em língua espanhola. Estudo das variantes da língua espanhola e da relação entre os conteúdos abordados e a prática docente.

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e sócioantropológico da surdez. Legislação e políticas públicas para pessoas surdas. Prática de Libras envolvendo o uso do alfabeto manual, noções de tempo, ação, espaço na enunciação, atribuição de características às pessoas, objetos, animais e coisas. Expressões faciais e corporais como processos de significação para a Libras. Direitos Humanos e a relação da sociedade com as pessoas surdas.

 

Disciplina: Teoria da Literatura II

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: O gênero narrativo e seus elementos estruturais. Teoria do romance. Teoria do drama. Teoria do conto. Análise de obras literárias que contemplem temas gerais, além dos afro-indígenas e socioambientais. Direitos humanos e literatura. Considerações sobre o ensino.

 

Disciplina: Literatura de Língua Espanhola I

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Estudo das manifestações literárias do Período Colonial ao Realismo/Naturalismo na América de Língua Espanhola. Estudo das primeiras manifestações literárias ao Século XVII na Espanha. Pressupostos críticos e metodológicos para a compreensão de representações culturais, étnico-raciais e ambientais na literatura hispânica. Análise de obras narrativas, teatrais e poéticas de escritores representativos da Língua Espanhola. A relação literária com os estudos culturais e com a prática docente.

 

Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Letras

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Conceito, tipos e etapas da pesquisa científica. Caracterização da escrita científica. Órgãos de fomento, comitê de ética, periódicos e eventos científicos. Principais gêneros acadêmicos: fichamento, monografia, artigo, resenha, projeto e comunicação científica. Normas da ABNT.

 

Disciplina: Literatura Portuguesa III

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Conhecimentos básicos de Gramática Histórica e Sintaxe, por meio do estudo de tópicos aplicados à Língua Portuguesa e ao ensino de língua materna A história da língua portuguesa. A romanização e a formação da língua portuguesa. Estudo dos metaplasmos: do latim ao português não padrão. Sintaxe II: sintaxe de regência, concordância e colocação.

 

Disciplina: Língua Espanhola III

Carga horária: 120 h

Série: 3ª

Ementa: Estudo da língua espanhola, em nível B1, conforme estabelecido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, contemplando de forma equilibrada as quatro habilidades. Desenvolvimento dos aspectos comunicativos, culturais, e metalinguísticos da língua espanhola, abordados a partir de diversos gêneros textuais e discursivos. Intersecções entre identidades étnico-raciais, direitos humanos, questões ambientais e análise de discursos em língua espanhola. Estudo das variantes da língua espanhola e da relação entre os conteúdos abordados e a prática docente.

 

Disciplina: Literaturas de Língua Portuguesa I

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: O sistema literário de língua portuguesa: identidades e nacionalidades. A formação do Estado português. A literatura medieval portuguesa e a formação da língua: Trovadorismo, cantigas e romances de cavalaria. Humanismo e Renascimento em Portugal: o legado camoniano. Quinhentismo e a formação do sistema literário colonial: literatura de informação e literatura de viagem. Barroco: Brasil e Portugal. Arcadismo: Brasil e Portugal. As representações literárias de gênero e diversidade étnico-racial. As representações literárias dos direitos humanos e questões socioambientais. Considerações sobre o ensino de literaturas de língua portuguesa.

 

Disciplina: Literatura de Língua Espanhola II

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: A literatura contemporânea em produções hispânicas e as práticas de ensino-aprendizagem. Enfoque da Literatura Fantástica e suas vertentes no contexto Hispano-americano e Espanhol. Pressupostos críticos e metodológicos para a compreensão de representações culturais, étnico-raciais e ambientais na literatura hispânica. Análise de obras narrativas, teatrais e poéticas de escritores representativos da Língua Espanhola. A relação literária com os estudos culturais e com a prática docente.

 

Disciplina: Língua Portuguesa IV

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Estudo da estilística da Língua Portuguesa: aspectos sonoros, morfológicos e lexicais. Introdução aos estudos semânticos sob a ótica de uma abordagem referencial e pragmática. Aplicação desses conceitos no ensino de recepção e produção textual.

 

Disciplina: Língua Espanhola IV

Carga horária: 120 h

Série: 4ª

Ementa: Estudo da língua espanhola, em nível B2, conforme estabelecido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, contemplando de forma equilibrada as quatro habilidades. Desenvolvimento dos aspectos comunicativos, culturais, e metalinguísticos da língua espanhola, abordados a partir de diversos gêneros textuais e discursivos. Intersecções entre identidades étnico-raciais, direitos humanos, questões ambientais e análise de discursos em língua espanhola. Estudo das variantes da língua espanhola e da relação entre os conteúdos abordados e a prática docente.

 

Disciplina: Literaturas de Língua Portuguesa II

Carga horária: 120 h

Série: 4ª

Ementa: Os Romantismos em Portugal e Brasil: a invenção e afirmação das nacionalidades. Realismo e Naturalismo em Portugal e Brasil: a consolidação dos sistemas literários. Simbolismo e Parnasianismo: lírica e modernidade em Portugal e Brasil. Os Modernismos em Portugal e Brasil: grupo Orpheu, Semana de Arte Moderna de 1922. A questão da literatura afro-brasileira. A formação dos sistemas literários dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOPs): Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. A literatura contemporânea: Portugal, Brasil e PALOPs. As representações literárias de gênero e diversidade étnico-racial. As representações literárias dos direitos humanos e questões socioambientais. Considerações sobre o ensino de literaturas de língua portuguesa.

 

Disciplina: Literatura de Língua Espanhola III

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Estudo das manifestações literárias do Modernismo à Contemporaneidade na América de Língua Espanhola. Estudo das manifestações literárias do Romantismo até a Contemporaneidade na Espanha. Pressupostos críticos e metodológicos para a compreensão de representações culturais, étnico-raciais e ambientais na literatura hispânica. Análise de obras narrativas, teatrais e poéticas de escritores representativos da Língua Espanhola. A relação literária com os estudos culturais e com a prática docente.

 

Disciplinas do Currículo Profissionalizante Obrigatório

 

Disciplina: Fundamentos da educação

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: Visão histórica das diferentes concepções de educação e tendências atuais. A educação nas Constituições Federais Brasileiras. Natureza e especificidade da educação. Objetivos da educação formal. O sujeito e sua relação com o saber. Educação e emancipação humana. Currículo e educação. Desafios educacionais contemporâneos. Educação em Direitos Humanos, meio ambiente, inclusão e diversidade étnico-racial e cultural.

 

 

Disciplina: Teorias da aprendizagem

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Concepções teóricas sobre o processo de desenvolvimento e da aprendizagem. Contribuições para a aprendizagem das perspectivas teóricas: behaviorista, construtivista, cognitivista e interacionista, suas implicações para a prática pedagógica. Fatores biológicos, psicológicos e sociais que interferem na aprendizagem. Impacto do racismo nas reações de ensino e aprendizagem. Diferença e diversidade no contexto educacional.

 

Disciplina: Metodologia do ensino de língua portuguesa

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Retrospectiva e perspectivas do ensino de língua portuguesa. Concepções de linguagem e ensino. Concepções teórico-metodológicas sobre leitura, escrita, oralidade, análise linguística e avaliação. Metodologias para o ensino de língua materna no ensino fundamental e médio. Produção de material didático.

 

Disciplina: Metodologia de Ensino de Língua Espanhola

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Noções de língua, linguagem, cultura e ensino e suas influências na prática docente. Estudo das abordagens teórico-metodológicas de ensino de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) e de suas tendências pedagógicas atuais. Discussão teórica e prática sobre planejamento e desenvolvimento de aula, considerando os diferentes contextos de ensino de ELE. Reflexão teórico-metodológica acerca do uso de livros didáticos, das Tecnologias da Informação e Comunicação e dos processos avaliativos no ensino de ELE.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Orientação de Estágio I

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: A função da docência na atualidade. Organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Gestão da sala de aula. Orientações curriculares e diretrizes para o Ensino Fundamental II. Livro didático e desafios contemporâneos. Avaliação educacional. Produções resultantes da e para a vivência escolar. Planejamento e elaboração da regência. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório I.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Espanhola e Orientação de Estágio I

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório I. Observação crítica e reflexiva de práticas pedagógicas em diferentes contextos escolares. Orientações curriculares, diretrizes e documentos oficiais para o ensino de espanhol no Ensino Fundamental II e Centros de Línguas. Planejamento e elaboração da regência. Análise e produção de materiais de ensino e planos de aulas. Estratégias de ensino e de aprendizagem. O perfil do professor de espanhol: competências e perspectivas de formação.

 

Disciplina: Linguística Aplicada e ensino de língua portuguesa

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Panorama histórico da Linguística Aplicada. Conceituação, objetivos e objeto de estudo. Tipos de gramática, variação e ensino (Concepções de gramática; Concepção de norma e variação linguística; A constituição da norma padrão brasileira; ensino de gramática x ensino de análise linguística). A Linguística Aplicada e o ensino e aprendizagem de língua portuguesa e outras linguagens: a leitura, a escrita, a análise linguística, os gêneros discursivos e o letramento em contexto escolar.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Orientação de Estágio II

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Gestão da sala de aula. Orientações curriculares e diretrizes para o Ensino Médio. Livro didático e desafios contemporâneos. Avaliação educacional. Produções resultantes da e para a vivência escolar. Planejamento e elaboração da regência. Portfólio. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório II.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Espanhola e Orientação de Estágio II

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório II. Observação crítica e reflexiva de práticas pedagógicas em diferentes contextos escolares. Orientações curriculares, diretrizes e documentos oficiais para o ensino da Língua Espanhola no Ensino Médio e Centros de Línguas. Análise e produção de materiais de ensino e planos de aulas. Estratégias de ensino e de aprendizagem. O perfil do professor de espanhol: competências e perspectivas de formação.

 

Eletivas Linguística

 

Disciplina: Teorias do discurso: semiótica e análise de discurso

Carga horária: 60 h

Ementa: Contexto de emergência e desenvolvimento das teorias do discurso, de Saussure a contemporaneidade, passando por conceitos essenciais que estão na base dessa discussão: língua, sujeito, história, sociedade. Serão abordadas duas disciplinas de linha francesa, Semiótica Greimasiana e Análise de Discurso, para fundamentar a análise de textos verbais e sincréticos. Considerações sobre o ensino.

 

Disciplina: Estudos do léxico

Carga horária: 60 h

Ementa: Abordagem de tópicos das ciências do léxico (Lexicologia, Lexicografia, Fraseologia, Onomástica e Terminologia): neologismos, empréstimos e estrangeirismos, nomes próprios de lugar e de pessoa, expressões idiomáticas e fraseologismos, termos técnico-científicos, processamento de textos para produção de terminologia e vocabulário, dicionários para ensino e aprendizagem de língua.

 

Disciplina: Ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira/ segunda língua

Carga horária: 60 h

Ementa: Panorama do ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira/segunda língua. Aspectos da institucionalização da área e políticas linguísticas no Brasil e no exterior. Abordagens contemporâneas de ensino-aprendizagem de português segunda língua, incluindo tópicos da dimensão cultural do português brasileiro e demais países onde o português é o idioma oficial. Considerações sobre a diversidade dos aprendizes e aspectos formais de avaliação do aprendizado. Análise e produção de materiais didáticos.

 

Disciplina: Estudos do léxico

Carga horária: 60 h

Ementa: Abordagem de tópicos das ciências do léxico (Lexicologia, Lexicografia, Fraseologia, Onomástica e Terminologia): neologismos, empréstimos e estrangeirismos, nomes próprios de lugar e de pessoa, expressões idiomáticas e fraseologismos, termos técnico-científicos, processamento de textos para produção de terminologia e vocabulário, dicionários para ensino e aprendizagem de língua.

 

Disciplina: Multimodalidade e multiletramentos no ensino de língua portuguesa

Carga horária: 60 h

Ementa: Fundamentos teórico-práticos sobre multimodalidade e multiletramentos. Panorama das pesquisas sobre gêneros multimodais. Gêneros multimodais: conceito, características e funcionalidade. Relações entre texto-imagem. Leitura multimodal e compreensão em textos impressos e ambientes online. Gêneros digitais e cinema em sala de aula.

 

Disciplina: Estudos bakhtinianos

Carga horária: 60 h

Ementa: Aprofundamento dos pressupostos teóricos da teoria bakhtiniana, destacando-se os conceitos fundantes profícuos em pesquisas do campo das Ciências Humanas: enunciado, enunciação, discurso, responsividade, gênero do discurso, dialogia, polifonia, exotopia e excedente de visão, sujeito e alteridade, cronotopo, ato e atividade, carnavalização, método sociológico bakhtiniano. Aplicação desses conceitos no ensino.

 

Eletivas Literatura

 

Disciplina: Estudos Comparados de Literatura e Outras Artes

Carga horária: 60 h

Ementa: Conceitos de Literatura Comparada. As tendências comparatistas. A crítica contemporânea. Estudo comparado entre literaturas e outras formas de arte.

 

Disciplina: Literatura fantástica e formação do leitor

Carga horária: 60 h

Ementa: Origens e transformações da literatura fantástica na literatura nacional e estrangeira. Definições e vertentes da literatura do fantástico. Contemporaneidade de produções do insólito literário. Estudos de abordagens teóricas e críticas e análises temático-formais de textos literários do fantástico e suas vertentes. A formação do leitor e suas experiências de leitura, a partir das especificações e viabilidades da narrativa do insólito.

 

Disciplina: Introdução à Literatura Paranaense

Carga horária: 60 h

Ementa: A formação do sistema literário paranaense. Um panorama historiográfico e crítico a respeito de autores e autoras representativos da literatura paranaense, do Romantismo à literatura contemporânea.

 

Disciplina: Literatura de autoria feminina

Carga horária: 60 h

Ementa: Estudo da trajetória da literatura de autoria e expressão feminina ao longo da história das literaturas de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOPs).

 

Disciplina: Excluídos e marginalizados na literatura: negros, índios, homossexuais

Carga horária: 60 h

Ementa: Estudo e pesquisa sobre a produção literária de grupos excluídos e marginalizados, quanto ao status da expressão e autoria: afrobrasileiros, índios e homossexuais. Relações literárias possíveis entre o nacional e o regional, as especificidades de gênero, etnia e sexualidade, bem como a questão da recepção. Aspectos da construção de personagens e narradores de textos de minorias étnicas e sexuais, ou maiorias marginalizadas e excluídas.

 

Eletivas Línguas

 

Disciplina: Linguística Aplicada e ensino de línguas estrangeiras

Carga horária: 60 h

Ementa: Desenvolvimento da linguística aplicada e do ensino de línguas estrangeiras. A pesquisa em linguística aplicada e a prática do professor de línguas. Modelos de aquisição e aprendizagem de línguas. Gêneros textuais e ensino. Perspectivas contemporâneas para a linguística aplicada no Brasil e no mundo. Diversidade linguística e cultural.

 

Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação e ensino de línguas

Carga horária: 60 h

Ementa: Aprendizagem de línguas na era digital: perspectivas e desafios. Produções midiáticas: cinema, TV, rádio, periódicos e ensino. Comunicação mediada por tecnologias. Práticas (tele)colaborativas de aprendizagem de línguas em contextos virtuais. Hipertextualidade, leitura e produção de textos multimodais. O uso de redes sociais, aplicativos e dispositivos móveis na sala de aula de línguas. Produção de materiais de ensino no laboratório multimídia.

 

Disciplina: Cultura e ensino de línguas

Carga horária: 60 h

Ementa: Perspectivas teóricas sobre o conceito de cultura. Língua, cultura e ensino. Interculturalidade, multiculturalidade e transculturalidade. Identidades e interseccionalidade. Diásporas negras, culturas indígenas e processos de colonização. Cultura em livros didáticos e materiais de ensino. Produção de unidades de ensino e planos de aula sobre cultura.

 

Disciplina: Letramento literário e o ensino de língua estrangeira

Carga horária: 60 h

Ementa: Estudos e reflexões sobre fundamentações teóricas e metodológicas do letramento literário. Abordagens comparativas de estratégias de leitura e produção de textos em língua estrangeira. Análise de propostas de letramento em materiais didáticos. Elaboração de projetos de trabalhos com o letramento literário e o ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

 

Disciplina: Ensino de língua estrangeira para fins específicos

Carga horária: 60 h

Ementa: Línguas estrangeiras para fins acadêmicos, ocupacionais e para diferentes contextos e situações e necessidades de comunicação. Planejamento e elaboração de cursos. Modelos e estratégias de produção e compreensão oral. Desenvolvimento do campo de pesquisa do ensino de língua estrangeira para fins específicos.

 

Eletivas Ensino

 

Disciplina: Políticas Públicas Educacionais

Carga horária: 60 h

Ementa: Políticas públicas e políticas educacionais: conceito e contextualização. Políticas educacionais públicas e realidade educacional brasileira. Políticas públicas e ações afirmativas. A democratização do saber, autonomia da escola, qualidade do ensino. Estrutura e organização da educação no Brasil atual. As políticas educacionais no Brasil no contexto da influência dos organismos nacionais e internacionais. As funções dos órgãos públicos estaduais ligados à educação.

 

Disciplina: Tópicos de Educação Inclusiva

Carga horária: 60 h

Ementa: Percurso histórico da educação especial: da segregação à inclusão. Políticas públicas educacionais voltadas para a educação especial numa perspectiva inclusiva: implicações e contradições. Altas habilidades: características e peculiaridades. Educar na diversidade: igualdade e diferenças na escola. Questões ético-político-educacionais na ação do educador quanto à inclusão de alunos (as) com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Práticas de avaliação inclusiva. Resolução de situações-problema.

 

Disciplina: Didática

Carga horária: 60 h

Ementa: Didática: conceito e pressupostos filosóficos e psicológicos. Evolução histórica da Didática. O papel da Didática na formação do educador. Formação e identidade docente. O cotidiano escolar, a ação docente e o projeto político-pedagógico. Relação professor/aluno. Currículo e conhecimento. O planejamento na ação didática: conteúdo, objetivos, metodologia e a avaliação no processo ensino-aprendizagem. Compreender e ensinar no mundo contemporâneo. O papel sociopolítico da educação, da escola e do ensino. O processo de ensino e suas múltiplas determinações. Resolução de situações-problema postos pela prática pedagógica. Elaboração de propostas de ensino numa perspectiva crítica de educação.

 

Disciplina: Literatura e ensino

Carga horária: 60 h

Ementa: Por que a literatura na escola? A literatura em documentos oficiais para a Educação Básica. Metodologias de abordagem do texto literário. Tendências contemporâneas para o ensino da literatura. A literatura no livro didático. A literatura para além do livro: desafios e possibilidades.

 

Disciplina: Avaliação do Ensino e da Aprendizagem

Carga horária: 60 h

Ementa: Concepções de avaliação e seus fundamentos legais. Análise crítica dos principais modelos de avaliação dos processos de ensino e da aprendizagem, em sala de aula, da Educação Básica. Função ideológica da escola e dos processos de avaliação. Considerações sobre avaliações externas à sala de aula (Prova Brasil, SAEB, ENEM, dentre outros). Planejamento de estratégias e de instrumentos de avaliação adequados à realidade educacional contemporânea.

 

Ingressantes até 2019

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS – Licenciatura

 

Disciplina: Língua Portuguesa I

Carga horária: 120 h

Série: 1ª

Ementa: Estudo da estrutura fonológica e introdução à estrutura morfológica da Língua Portuguesa, numa perspectiva sincrônica, mediante análise da gramática tradicional e do enfoque linguístico, a fim de desenvolver uma visão crítica em relação à gramática normativa. Desenvolvimento da habilidade de expressão oral e escrita, em seus aspectos socioculturais e linguísticos.

 

Disciplina: Linguística I

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: Conhecimentos fundamentais da Linguística concebida como ciência descritiva e explicativa da linguagem verbal humana, em contraposição à gramática normativa. Domínio dos conceitos e dos principais pressupostos teóricos da linguística moderna. Conceitos básicos da perspectiva estruturalista.

 

Disciplina: Língua Espanhola I

Carga horária: 120 h

Série: 1ª

Ementa: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita, no nível básico, por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade e na escrita, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área de Letras e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola, bem como suas variantes linguísticas.

 

Disciplina: Teoria da Literatura I

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: Reflexão sobre o conceito de Literatura. Literatura e outras artes. O cânone literário. Definição de gênero e traços estilísticos. Conceituação e análise das características do gênero lírico e épico.

 

 

Disciplina: Literatura Portuguesa I

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: Estudos do panorama literário português em seus gêneros diversos (lírico, dramático e narrativo) de sua formação lírica à estética romântica numa abordagem dialógica e sincrônica.

 

Disciplina: Oficina de Produção Textual

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: Teoria e prática de produção textual. Qualidades essenciais de um texto. O parágrafo como unidade de composição. Qualidades do parágrafo e da frase em geral. Argumentação. Procedimentos de reescrita/reestruturação. Adequação do texto às diferentes condições de produção. Planejamento e produção de textos acadêmicos. Princípios para a correção de um texto.

 

Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Letras

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: O que é pesquisa científica. Abordagem qualitativa de pesquisa. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. Gênero acadêmico: escrita acadêmico-científica. Planejamento de um trabalho científico. Projeto de pesquisa: elementos constitutivos do projeto. Trabalho de Campo: instrumentos e procedimentos de coleta de dados. Análise de dados: procedimentos de análise em pesquisa qualitativa. Citações e referências de acordo com as normas da ABNT.

 

Disciplina: Formação do Profissional em Letras

Carga horária: 60 h

Série: 1ª

Ementa: As licenciaturas no Brasil. Os cursos de Letras – história e legislação. Perfil do egresso e mercado de trabalho. Formação docente: aspectos teóricos e práticos. O trabalho docente: reflexões teóricas e aplicadas. Políticas públicas para o ensino de língua portuguesa e literatura no ensino fundamental e médio com enfoque no contexto regional.

 

Disciplina: Língua Portuguesa II

Carga horária: 120 h

Série: 2ª

Ementa: Estudo da Morfossintaxe: períodos simples e compostos. Categoria e função do substantivo, adjetivo, advérbio, artigo, verbo, preposição e conjunção, a partir de uma perspectiva sincrônica, mediante análise da gramática tradicional e do enfoque linguístico, a fim de desenvolver uma visão crítica em relação à gramática normativa.

 

Disciplina: Linguística II

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Estudo da trajetória da Linguística Textual e princípios de construção textual do sentido. Introdução às teorias enunciativas e aos tipos e gêneros textuais, visando à identificação dos diferentes usos sociais da linguagem e das relações de poder que os determinam. Texto, contexto, intertextualidade e dialogismo. Leitura e fatores de compreensão e de produção de sentido do texto. Modelos de descrição semântica. Semântica argumentativa.

 

Disciplina: Língua Espanhola II – Escrita

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Consolidação da compreensão e produção escrita, a partir da identificação, análise e utilização de diferentes gêneros textuais, no nível pré-intermediário, bem como de seu contexto de produção, organização discursiva e linguístico-discursiva.

 

Disciplina: Língua Espanhola II – Oralidade

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral no nível pré-intermediário com a utilização de funções sociais e estruturas simples da língua, a partir da exposição do aluno a diferentes gêneros textuais orais e situações diversas, tanto em contextos formais quanto informais. Abordagem das especificidades das variantes linguísticas.

 

Disciplina: Teoria da Literatura II

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: O gênero narrativo e seus elementos estruturais. Teoria do romance. Teoria do conto. Teoria do drama.

 

Disciplina: Literatura Portuguesa II

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Estudos do panorama literário português em seus gêneros diversos (lírico, dramático e narrativo) da estética realista até a produção literária contemporânea numa abordagem dialógica e sincrônica. Estudos de produções literárias pertencentes à literatura africana em língua portuguesa.

 

Disciplina: Fundamentos e Teorias da Educação

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Visão histórica das diferentes concepções de educação e tendências atuais. Conceito e caracterização do processo formal e informal. Objetivos da educação formal. O trabalho pedagógico enquanto processo de construção conjunta do educador e educando. O fenômeno educativo e o redimensionamento do papel do professor no contexto da realidade social brasileira.

 

Disciplina: Metodologia de Ensino de Língua Espanhola

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Análise e avaliação do processo ensino-aprendizagem, de acordo com a legislação vigente e com os fundamentos teórico-práticos. Objetivos da metodologia de ensino da Língua Estrangeira Moderna no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Discussão teórica acerca do planejamento de ensino: fundamentos, fases, etapas e suas relações. Análise de atividades de ensino-aprendizagem e propostas metodológicas em leitura, produção de textos e análise linguística em Língua Espanhola e respectivas literaturas. Análise de propostas curriculares e de livros didáticos de Língua Espanhola e literaturas afins.

 

 

 

DISCIPLINA ELETIVA I

Disciplina: Estudos Diacrônicos sobre a Língua Portuguesa: do Latim ao Português

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Estudo da origem, da expansão e dos processos de mudança da Língua Portuguesa sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e pragmático/discursivos.

 

Disciplina: Tópicos de Literatura Universal

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Estudos de textos referenciais da literatura universal pertencentes aos diversos gêneros literários. Análise de obras fundamentais da literatura as quais exerceram ou sofreram influências entre si.

 

Disciplina: Laboratório de Fonética e Fonologia da Língua Espanhola

Carga horária: 60 h

Série: 2ª

Ementa: Estudo, análise e descrição do sistema fonético e fonológico da Língua Espanhola. Reconhecimento deste sistema em textos orais que circulam em contextos reais e suas aplicações ao ensino.

 

Disciplina: Língua Portuguesa III

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Estudo dos princípios da Gramática Histórica e dos aspectos diacrônicos da Língua Portuguesa, bem como da sintaxe sob o ponto de vista da gramática gerativa, os constituintes sintagmáticos: o sintagma nominal; o sintagma verbal; o sintagma preposicional. Abordagem aos preceitos da gramática funcionalista: o propósito do evento da fala, seus participantes e o contexto discursivo.

 

Disciplina: Linguística III

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Introdução à Sociolinguística. Estudo da Sociolinguística Variacionista. Origem e seus precursores. Variação dialetal e de registro. Língua padrão e variedades linguísticas. Variação e mudança. Variantes linguísticas: análise de questões do português. Variação linguística e ensino de Português. A pesquisa sociolinguística.

 

Disciplina: Língua Espanhola III – Escrita

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Consolidação da compreensão e produção escrita, a partir da identificação, análise e utilização de diferentes gêneros textuais, no nível intermediário, bem como de seu contexto de produção, organização discursiva e linguístico-discursiva.

 

Disciplina: Língua Espanhola III – Oralidade

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral, no nível intermediário, com a utilização de funções sociais e estruturas simples da língua, a partir da exposição do aluno a diferentes gêneros textuais orais e situações diversas, tanto em contextos formais quanto informais. Abordagem das especificidades das variantes linguísticas.

 

Disciplina: Literatura Brasileira I

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Estudos da produção literária brasileira em seus diversos gêneros com enfoque na discussão da sistematização, história, crítica e conceitos de sua formação até a estética realista numa perspectiva dialógica e sincrônica.

 

Disciplina: Literatura de Língua Espanhola I

Carga horária: 60 h

  1. Série: 3ª

  2. Ementa: Estudos do panorama da Literatura Hispano-americana e manifestações artísticas do século XVI, literatura colonial, até o naturalismo. Estudos do panorama da Literatura Espanhola Medieval até o século XVIII. Análise de obras narrativas, teatrais e poéticas de escritores representativos da Língua Espanhola com enfoque na discussão da sistematização, história, crítica e conceitos de suas formações numa perspectiva dialógica e sincrônica.

 

 

 

Disciplina: Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Concepções teóricas sobre leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Metodologias para o ensino de língua materna no ensino fundamental e médio. Práticas de análise linguística de textos orais e escritos. Gêneros textuais e ensino. A avaliação de textos no ensino fundamental e médio.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Orientação de Estágio I

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: O contexto escolar: questões atuais e perspectivas. Prática docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Seminários de socialização. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório I.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Espanhola e Orientação de Estágio I

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Língua Espanhola no contexto escolar: questões atuais e perspectivas. Prática docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Seminários de socialização. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório I.

 

DISCIPLINA ELETIVA II

Disciplina: Introdução à Semiótica

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Contribuições da semiótica na descrição do sentido, com mecanismos de leitura para textos verbais e não verbais. Análise de objetos sincréticos: cinema, televisão, jornal, publicidade etc.

 

Disciplina: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Estudos de textos pertencentes à literatura africana de língua portuguesa. Análise e discussão acerca dos principais autores (angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos e outras nacionalidades pertencentes à CPLP) e suas obras referenciais.

 

Disciplina: Espanhol para Fins Específicos

Carga horária: 60 h

Série: 3ª

Ementa: Estudo da língua espanhola visando a situações específicas de produção oral e escrita para obter êxito em determinadas profissões e alcançar finalidades específicas.

 

Disciplina: Língua Portuguesa IV

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Estudo da estilística da Língua Portuguesa sob os aspectos sonoros, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais e enunciativos.

 

Disciplina: Língua Espanhola IV – Escrita

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Consolidação da compreensão e produção escrita, a partir da identificação, análise e utilização de diferentes gêneros textuais, no nível pré-avançado, bem como de seu contexto de produção, organização discursiva e linguístico-discursiva.

 

Disciplina: Língua Espanhola IV- Oralidade

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral, no nível pré-avançado, com a utilização de funções sociais e estruturas simples da língua, a partir da exposição do aluno a diferentes gêneros textuais orais e situações diversas, tanto em contextos formais quanto informais. Abordagem das especificidades das variantes linguísticas.

 

Disciplina: Literatura Brasileira II

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Estudos da produção literária brasileira em seus diversos gêneros com enfoque na discussão da sistematização, história, crítica e conceitos desde estética realista até a produção contemporânea numa perspectiva dialógica e sincrônica. Estudos sobre a produção de literatura afro-brasileira.

 

 

Disciplina: Literatura de Língua Espanhola II

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Estudos do panorama das literaturas de Língua Espanhola do século XIX à contemporaneidade. Análise de obras narrativas, teatrais e poéticas de escritores representativos da Língua Espanhola com enfoque na discussão da sistematização, história, crítica e conceitos de suas formações numa perspectiva dialógica e sincrônica.

 

Disciplina: Literatura e Ensino

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Concepções de leitura do texto literário. Literatura, ensino e políticas públicas. Metodologias de ensino de literatura. A literatura e os materiais didáticos. Representações literárias e o ensino de literatura – questões sociais e étnicas.

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e sócio-antropológico da surdez. Aprendizagem de conhecimentos básicos da Libras como língua de comunicação inerente à relação professor/alunos surdos/ouvintes no âmbito escolar. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Fundamentos históricos da educação de surdos. Introdução às variações da língua de sinais. Questões identitárias e étnicas no uso de Libras.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Orientação de Estágio II

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: O contexto escolar: questões atuais e perspectivas. Prática docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Seminários de socialização. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório II.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Espanhola e Orientação de Estágio II

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Língua Espanhola no contexto escolar: questões atuais e perspectivas. Prática docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Seminários de socialização. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório II.

 

DISCIPLINA ELETIVA III

Disciplina: Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Panorama histórico da Linguística Aplicada. Conceituação, objetivos e objeto de estudo. Discussões relacionadas ao caráter transdisciplinar da Linguística Aplicada. Perspectivas atuais da área. A Linguística Aplicada e o ensino e aprendizagem de língua portuguesa: a leitura, a escrita, a análise linguística, os gêneros discursivos e o letramento em contexto escolar. Discussões críticas a respeito da produção e avaliação de materiais didáticos.

 

Disciplina: Estudos Comparados de Literatura e Outras Artes

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Exposição e discussão das principais correntes da teoria literária no século XX, referente aos estudos comparados, aplicando as teorias em análise de obras literárias entre si ou entre outras formas de arte.

 

Disciplina: Novas Tecnologias no Ensino de Línguas

Carga horária: 60 h

Série: 4ª

Ementa: Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem de Língua Espanhola. As diferentes noções das Tecnologias. Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador, da internet e da tecnologia digital no ensino-aprendizagem de línguas. As implicações pedagógicas do uso das novas tecnologias. Criação e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem computacionais: a mediação pedagógica; o inventário dos recursos pedagógicos e análise de sua utilização. Elaboração de atividades didáticas, utilizando recursos da Web.

 

Última Atualização: 25 Janeiro 2021
  1. Inicial/
  2. Legislação/
  3. Campus UENP/
  4. UENP-CJ/
  5. UENP-CJ - Centro de Letras, Comunicação e Artes/
  6. Letras - Espanhol/
  7. Ementas e Objetivos

UENP e-MEC

Portal da Transparência UENP

Portal da Transparência Órgãos de Governo

Acesso à Informação UENP

Agenda do Reitor

Concursos Públicos

  • Concurso Docentes Geral
  • Concurso Agente Universitário

Testes Seletivos

  • TS Professor Colaborador
  • TS Agentes Universitário
  • TS Estagiários

Programas

  • PARFOR
  • PRODOCÊNCIA

Bolsas

  • PIBIC
  • PIBIC-EM
  • PIBITI
  • PIBID
  • PIBEX
  • PIBIS

Conselhos Superiores

  • Conselho de Administração - CAD
  • Conselho de Ensino, Pesq. e Ext. - CEPE
  • Conselho Universitário - CONSUNI
  • Publicações dos Conselhos

Links Acadêmicos

  • Ambiente Virtual de Apoio
  • Agência de Inovação Tecnológica - AITEC
  • Bibliotecas
  • Calendário Acadêmico
  • CAFe - Periódicos
  • Editora
  • Educação a Distância
  • Manual Acadêmico
  • Minha Biblioteca
  • Normas Acadêmicas
  • Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil - NAE
  • Portal do Egresso
  • Portal de Periódicos UENP
  • Repositório Instutucional

Redes Sociais

Links Administrativos

  • SECAPEE
  • SUAP - Sistema Unificado de Administração Pública
  • PROTOCOLO
  • SOLICITE - Solicitação de Veículos
  • SigeAdm - Sistema de Projetos
  • COGEP - Gestão de Bens Patrimoniais
  • GMS - Almoxarifado
  • Coordenadoria de Processos Seletivos - CPS
  • Convênios Federais
  • Licitações
  • SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
  • Ouvidoria
  • Login

Política de Dados Pessoais

  • Política de Privacidade
  • Política de Tratamento de Dados Pessoais

mais opções

modo escuro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência nesse site. Ao utilizar o nosso website ou fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e como alterar as configurações do seu computador.

Aceitar

Informações sobre uso de cookies

USO DE COOKIES  

Cookies são arquivos digitais com pequenos fragmentos de dados, geralmente com um identificador único, que são salvos e armazenados no dispositivo do usuário de uma plataforma digital. Eles podem ser classificados como Cookies Temporários (sendo automaticamente apagados quando o navegador ou aplicativo é encerrado) ou Cookies Persistentes (que permanecem armazenados no dispositivo até uma data de expiração definida), bem como Cookies Originais (definidos pelo responsável que opera a plataforma) ou Cookies Terceiros (definidos por aplicações sob responsabilidade de terceiros). Os cookies podem ser categorizados conforme o seu propósito.

Existem cookies que são estritamente necessários para o correto funcionamento das plataformas, enquanto outros coletam dados estatísticos com a finalidade de analisar a utilização da plataforma e seu respectivo desempenho. Há cookies que são utilizados para assegurar a disponibilização de funcionalidades adicionais das plataformas ou para guardar as preferências definidas pelo usuário no uso da plataforma, sempre que utilizar o mesmo dispositivo. Em suma, os cookies são utilizados para aprimorar a experiência de uso.

 

UTILIZAÇÃO DE COOKIES

Os cookies instalados pelo Google Analytics, usados pelo Portal da UENP são para analisar dados de uso geral do portal e ajudar na criação de relatórios de dados analíticos e performance, nunca para analisar ou reter dados pessoais e / ou individuais. 

Os dados, incluindo número de visitantes, sua origem e as páginas visitadas, dispositivo/navegador, endereço IP, geolocalização, as atividades no portal, dentre outras, são mantidos de forma anonimizada. Esses dados não são armazenados em nossos servidores. As finalidades do uso de cookies instalados pelo Google Analytics são:

  1. Identificar o usuário e gerir aspectos de segurança de acesso;
  2. Lembrar de suas preferências;
  3. Tornar a navegação mais fácil e permitir que as nossas páginas sejam exibidas corretamente;
  4. Analisar o desempenho do nosso portal com base em dados anônimos relacionados com a sua navegação (páginas visitadas e número de visitas).

Ao acessar nosso site e consentir com o uso de Cookies, você manifesta conhecer e aceitar a utilização de um sistema de coleta de dados de navegação com o uso de cookies em seu dispositivo.

Obtenha mais informações sobre a Política de uso de Cookies do Google.

 

ALTERAR AS PERMISSÕES, BLOQUEAR OU RECUSAR OS COOKIES

Você pode, a qualquer tempo, alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies. Para gerenciar os cookies do seu navegador, basta fazê-lo diretamente nas configurações do navegador, na área de gestão de cookies. 

 

Mantemos um rígido controle interno sobre o acesso a seus dados e dispomos de mecanismos para garantir que não haja qualquer uso indevido de suas informações. E reforçamos nosso compromisso com a segurança de sua privacidade, veja o documento completo, contendo nossa 'Política de Uso de Cookies', em nossa Política de Privacidade e Proteção dos Dados Pessoais da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

 

Importante: cookies não transferem vírus ou malware para o seu computador ou celular. São absolutamente seguros e largamente utilizados no mundo todo para a construção de sites das mais diferentes áreas e finalidades.

 

 

Desenvolvido pelo NTI-UENP
NTI-UENP

Utilizando Software Livre