Vestibular UENP

A Câmara Técnica (CT) de Internacionalização e Mobilidade da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) articulou a realização de uma reunião da Instituição com a British Council, que é o Conselho Britânico no Brasil, com sede em São Paulo. A coordenadora de Relações Internacionais da UENP e membro do CT da Abruem, Eliane Segati Rios Registro, participou da reunião que contou a ainda com a presença do presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, o vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa e pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho Sabaine de Melo, visitaram, na última semana, os 10 municípios que receberam a Operação Rondon 2017. O projeto, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com a participação de 240 rondonista, contou com o apoio das Universidades Estaduais do Norte Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste). A ação, que em cada cidade contou com equipes de duas instituições e escoteiros, foi realizada de 23 de julho a 5 de agosto, no norte pioneiro do Paraná.
Pintura, escultura, colagem e outras técnicas de arte marcam o 33° Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho, cuja abertura foi realizada na quinta-feira (03/08), nas dependências do PDE, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho. O Salão, que visa propiciar, aos artistas brasileiros, um panorama reflexivo sobre a produção cultural e estimular a recepção de novas modalidades tecnológicas, é uma promoção da Prefeitura de Jacarezinho, em parceria com a UENP e Serviço Social do Comércio (SESC).
Durante o mês de julho, equipes das sete universidades estaduais do Paraná integrantes do Programa “Paraná Fala Línguas Estrangeiras – segunda etapa – Paraná Fala Inglês”, participaram de um curso de capacitação para o sistema da Smart English. Trata-se de uma instituição canadense, parceira do programa, que apresenta um sistema de alta tecnologia para o ensino da língua inglesa.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental (Lipebea), e o programa de mestrado em Agronomia, em parceria com o Instituto Votorantim, lançaram o projeto de Agricultura Familiar em Ribeirão Claro. Durante a reunião, realizada em junho, foram discutidos os pontos positivos do projeto na implantação do Sistema de Agroflorestais-Piloto em pequenas propriedades rurais. A parceria conta ainda com o apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).