Programa de Acessibilidade realiza cessão de equipamento smartphone e pacote de dados para alunos da UENP

Terça, 31 Agosto 2021 15:39

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com o formulário de inscrições aberto para o Programa Institucional de Acessibilidade Tecnológica da instituição. Alunos de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade poderão concorrer à cessão de equipamento smartphone e pacote de dados de tecnologia da informação (internet) para realização de suas atividades acadêmicas de maneira remota durante o período de pandemia. As inscrições seguem por tempo indeterminado.

Acesse o Edital Nº 026/2020 GR para saber os requisitos exigidos. Clique AQUI para conferir o Formulário de Inscrição.

Aprovado pelo Conselho de Administração e Finanças (CAD) da UENP em 28 de julho de 2020, a inscrição no Programa não gera automaticamente direito à cessão do equipamento com pacote de internet. Os dados de inscrição contidos no formulário são de preenchimento obrigatório e serão verificados por instâncias competentes. Para ter acesso ao auxílio, o aluno terá de atender requisitos exigidos no Edital Nº 026/2020 GR

A UENP estabeleceu critérios e prioridades para selecionar os estudantes que enfrentam dificuldades para acompanhar as aulas online devido à falta de equipamentos e conexão de internet. Dessa forma, estudante em primeira graduação com CADúnico; inscrito no Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE); ingressante pelo Vestibular dos Povos Indígenas - CUIA/UENP; da Moradia Estudantil da UENP; participante bolsista do Programa PIBIS são destacados como primeiro grupo na ordem de prioridade.

A Resolução prevê ainda a possibilidade de contemplar estudantes de um segundo grupo em primeira graduação pertencente à família, residentes no mesmo domicílio, cuja renda familiar total seja de até três salários mínimos federal; e ainda, em um terceiro grupo, alunos de segunda graduação e de pós-graduação stricto sensu, observada algumas prioridades estabelecidas em Edital (verifique aqui).

Caso o estudante seja contemplado com a cessão de equipamento, o período de guarda e utilização será equivalente ao período de atividades remotas do seu curso, devendo fazer a devolução no prazo estabelecido pela UENP.

“Nosso desejo é que o Programa alcance a todos os alunos da nossa Universidade que de fato necessitam do celular e internet, para participação nas aulas do Regime Especial. Importante destacar que este Programa é realizado para aqueles que de fato precisam, pois o acesso de um estudante que não tenha necessidade do equipamento poderá inviabilizar a participação de um colega que necessite realmente”, pondera a reitora.

Última modificação: Sexta, 03 Dezembro 2021 09:47