UENP contra o Coronavírus

logo coronavirus

Na tarde de 20 de maio, a Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio de seu Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), composto por representantes da Comunidade Universitária – aprovou a implantação do Regime Especial na UENP, período que se inicia a partir de 1º de junho, com a definição da programação a critério de cada Colegiado de Curso de Graduação.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o Centro Universitário UNIFIO de Ourinhos e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) trabalham em parceria para o desenvolvimento de ventilador mecânico pulmonar para hospitais, equipamento essencial para auxiliar pacientes com insuficiência respiratória em quadros graves da Covid-19. Em falta no mundo pelo aumento de procura gerado pela pandemia, o ventilador criado pelas Instituições, ainda em fase de testes, deverá contribuir para suprir demanda nacional.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) assinou na quarta-feira, 20, Protocolo de Intenções com o Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos. O ato tem por objetivo regular a cooperação técnico-científica entre as duas Instituições, nas áreas de atuação e interesses comuns. A primeira ação já em desenvolvimento por meio da parceria é a criação de um ventilador mecânico pulmonar para hospitais, equipamento que deverá contribuir para suprir demanda do mercado pela atual crise sanitária causada pelo novo coronavírus.
Os dirigentes das Universidades Estaduais que compõem a APIESP – Associação Paranaense de Instituições Públicas de Ensino Superior, UEL, UEM, UEPG, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP e UNESPAR, considerando o edital 25, de 30 de março de 2020, publicado pelo INEP, que estabelece o calendário ENEM para este ano, manifestam-se no termos a seguir.
Uma ação de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET/Biologia do Campus Luiz Meneghel) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está produzindo kits de prevenção ao novo coronavírus para serem entregues à Secretaria de Ação Social de Bandeirantes. Compostos por álcool 70%, água sanitária, sabonetes e máscaras de tecido, os kits deverão atender inicialmente a cerca de 800 famílias do município.