UENP contra o Coronavírus

logo coronavirus

Cursos de Odontologia e História lançam vídeos sobre a pandemia

Segunda, 20 Abril 2020 16:50 por Assessoria de Comunicação Social
Cursos divulgam série de vídeos “Covid-19: A Pandemia do Século XXI pela visão Científica” Cursos divulgam série de vídeos “Covid-19: A Pandemia do Século XXI pela visão Científica”

O curso de Odontologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou, nesta segunda-feira (20/04), a série de vídeos “Covid-19: A Pandemia do Século XXI pela visão Científica”. Realizado por estudantes dos cursos de Odontologia e História da UENP, os episódios apresentam conceitos básicos sobre o vírus SARS Cov-2, suas características, formas de proteção, tratamentos e contexto histórico social e sua relação com a doença.

Os temas são divididos em Origem do Vírus; Síndromes Respiratórias (SARS) e outras epidemias; Sinais e sintomas do novo Covid-19; EPIs e controle epidemiológico; Tratamentos medicamentosos e vacinas contra Covid-19; Uma análise do passado para compreender a presente pandemia do Covid-19; Os aspectos socioeconômicos da China atual e revendo a questão da pandemia: seria essa a primeira no Brasil? Resposta imunológica e Covid-19

Acesse AQUI a pasta com os vídeos.

O coordenador do projeto, professor Douglas Fernandes da Silva destaca que nos vídeos são abordados temas básicos, mas relevantes, que muitas vezes são tratados nas redes sociais de forma errônea. “Em cada episódio é apresentado um tema diferente, como a origem do vírus SARS CoV2, diferença entre as outras SARS, formas de proteção e tratamento, ação imunológica humana contra o vírus e um contexto histórico da Pandemia. As informações apresentadas ajudarão a todos que tiverem interesse no assunto e que busquem algo mais simples e rápido”, destaca o professor.

Estudantes do curso de Odontologia da UENP falaram sobre a realização da produção. “Foi uma experiência nova e diferente, tal como a situação que estamos vivenciando. É essencial nossa função de repassar à população informações que aprendemos nas salas de aula”, disse Milena Ferreira Machado. Para Isabela Costa Silva, “Foi uma ótima oportunidade pra gente obter conhecimento sobre a doença e poder passar isso pra outras pessoas”, comentou. Gabriella Brandimarte Queiroz partilhou que “Foi muito interessante para entender melhor sobre as causas e futuras consequências dessa pandemia”.

Participaram do projeto os alunos do curso de Odontologia Ana Paula Marques da Silva, Gabriella Brandimarte Queiroz, Isabela Costa Silva, Izabella Batista Ramos, Lucas Yoshizawa de Marins, Marcella Vieira Ambrosio, Marcelo Keniti Tsunoce, Maria Fernanda Braga, Marjori Pires Kuribayashi, Milena Ferreira Machado, Othávio Denobe Lourenco, Vanessa Fernanda da Silva, e os estudantes de História Gabriel Dias Felipe e Henrique Vieira Pires. O projeto contou com a colaboração dos professores João Lopes Toledo Neto e Augusto Foggiato Filho, para a revisão técnica do material, e da professora Sonia Regina Leite Merege, para a revisão pedagógica.

Acesse os episódios abaixo:

Introdução a série
Episódio 1: A Origem do Vírus
Episódio 2: Síndromes Respiratórias (SARS) e outras epidemias
Episódio 3: Sinais e Sintomas do Novo Covid-19
Episódio 4: EPIs e controle epidemiológico
Episódio 5: Tratamentos medicamentosos e Vacinas contra Covid-19
Episódio 6: Uma análise do passado para compreender a presente pandemia do Covid-19
Episódio 7: Os aspectos socioeconômicos da China atual e revendo a questão da pandemia: seria essa a primeira no Brasil?
Episódio 8: Resposta Imunológica e Covid-19

Última modificação: Sábado, 25 Abril 2020 15:31