UENP contra o Coronavírus

logo coronavirus

UENP lança programa de cursos +Saber e Página de Informações sobre Covid

Sexta, 08 Mai 2020 14:19 por Assessoria de Comunicação Social
Cursos ofertados são gratuitos e abertos à comunidade interna e externa da Universidade Cursos ofertados são gratuitos e abertos à comunidade interna e externa da Universidade

A Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou o Programa de Cursos Online +Saber e uma Página de Informações sobre o novo coronavírus. A divulgação foi realizada pela reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan e pelo vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa em reunião com diretores de campi, centros de estudos, coordenardores de cursos e agentes universitários.

Durante os eventos online, realizados na terça, 5, e quarta-feira, 6 de maio, a reitora apresentou os dois projetos à comunidade acadêmica, com participação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) e Assessoria de Comunicação, que coordenam as ações.

O Programa de cursos foi criado para atender necessidade de treinamento e capacitação dos agentes da carreira universitária, assim como pela necessidade de oferta de formação continuada à comunidade. O +Saber apresenta dois eixos principais. O primeiro se relaciona à oferta de cursos livres, produzidos por professores da UENP, a serem ofertados para comunidade interna e externa da Universidade, com emissão de certificados. O segundo eixo, propõe hospedagem de lista de endereços eletrônicos de cursos livres produzidos por outras instituições e de interesse da UENP, com emissão de certificados pela instituição de origem.

A reitora Fátima Padoan destaca que o Programa de Cursos foi criado no sentido de atender demanda dos agentes universitários, assim como uma agenda que vinha sendo planejada pela Gestão de ofertar cursos livres para a comunidade externa. “Os cursos ofertados pelo Programa +Saber da UENP serão uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento profissional para nossos servidores. Esse trabalho deverá ainda contribuir para a difusão do conhecimento científico, assim como para aproximar ainda mais a UENP da nossa comunidade, por meio de cursos livres, gratuitos e de qualidade”, disse a reitora.

Os docentes da UENP que possuem interesse em ofertar cursos pelo Programa +Saber deverão seguir os procedimentos padronizados pela PROEC e CEAD, de acordo com Instrução de Serviços própria.

Página de Informações

Durante o evento, foi lançada também a Página de Informações de Ações de Enfrentamento e Combate ao novo Coronavírus. A página, criada por Rogério Matsui Guenta, do NTI da Reitoria, sob orientação da Assessoria de Comunicação da UENP, tem como objetivo divulgar informações, matérias e reportagens relacionadas ao Coronavírus, com links de produções acadêmicas, constituindo um ambiente de educação não formal, que tenham caráter de popularização da ciência.

A Página visa também reunir informações, com a finalidade de orientação à comunidade das ações mundiais e universitárias de iniciativas de prevenção, combate e enfrentamento da doença, além de dar publicidade aos atos oficiais do Comitê Gestor das Ações Universitárias no Período de Pandemia do Coronavírus e do Comitê de Elaboração de Plano de Contingência da Covid-19.

O vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa destacou a importância da Página para unificar e integrar todas as informações de projetos realizados pela Universidade relacionados à pandemia. “Essa Página, de conteúdo formativo e informativo, constitui-se um ambiente muito importante para promover maior facilidade de acesso a todas as ações e projetos desenvolvidos pela UENP durante esse período de crise sanitária”, finalizou o vice-reitor.

Última modificação: Sexta, 08 Mai 2020 20:29