UENP contra o Coronavírus

logo coronavirus

Editora UENP lança primeira publicação com ISBN

Terça, 07 Julho 2020 10:01 por Assessoria de Comunicação Social

A Editora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Editora UENP) lançou, na quinta-feira, 2, seu primeiro título com ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional padronizado de identificação de livros. A publicação do Manual para profissionais de saúde: atendimento da central de informações Covid-19 da UENP é um importante passo para tornar público o conhecimento acadêmico-científico produzido pela Universidade.

O lançamento foi realizado através de uma reunião online que contou com a participação da reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, do vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa e do diretor da Editora da UENP, Thiago Alves Valente, além dos diretores de Campus e professores envolvidos no processo de produção do material e, também, na própria implementação da Editora da Universidade. Segundo a reitora, este é um momento emblemático para a UENP, fruto do trabalho e da persistência de todos aqueles que se dedicaram para que a Editora fosse uma realidade.

“Neste cenário de pandemia, estamos lançando um material com conteúdo precioso e que representa um marco para a UENP. Daqui a algum tempo, vamos poder nos orgulhar ao lembrar que, mesmo em meio a um período de restrições e distanciamento físico, fizemos a diferença na vida de muitas pessoas. A Editora evidencia um momento de crescimento da UENP. Um espaço para que nossos pesquisadores possam publicar a sua produção científica e contribuir, ainda mais, com o conhecimento”, destaca Fátima.

O diretor da Editora ressalta que este é um momento histórico para a Editora, porque é a primeira publicação com ISBN que está sendo apresentada para o público acadêmico e para a sociedade em geral. Ele conta que a equipe da Editora está trabalhando na produção de outros títulos, incluindo livros financiados pela Fundação Araucária.

“Diante do chamado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, para contribuirmos na elaboração de um material que viesse ao encontro dos protocolos de atendimento da Central da UENP para a Covid-19, nós nos mobilizamos, alteramos nossos cronogramas e demos prioridades, a partir de então, para a publicação deste material. Trata-se de algo muito importante neste momento de pandemia. Esta publicação é a consolidação de todo o trabalho de uma editora recém-nascida”, ressalta Thiago.

Durante a reunião, a professora Natália Maria Maciel Guerra Silva, uma das organizadoras da obra, agradeceu a todos os autores e pessoas que atuaram diretamente para que o lançamento fosse possível. “É tudo muito recente neste cenário que estamos vivenciando, e nós, enquanto Universidade, nos engajamos para aprender novas metodologias e tecnologias. Este Manual atende aos profissionais de saúde e aos nossos bolsistas que atuam através da Chamada Pública 09/2020, da Fundação Araucária. Ou seja, é um material que agrega não só para a comunidade acadêmica, como também, para todos aqueles profissionais que estão envolvidos diretamente no enfrentamento e combate ao coronavírus”, afirma Natália.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da UENP, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, coordenadora das ações desenvolvidas pela Universidade através da Chamada Pública 09/2020, a publicação do Manual sobre a Covid-19 pela Editora UENP demonstra o comprometimento dos professores com este momento. “Esta é a oportunidade para agradecer por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na Universidade. Hoje temos muitos atores envolvidos no combate à pandemia. O Manual é um material extremamente importante, rico em informações e que foi confeccionado a várias mãos”, complementa Simone.

Acesse o manual por meio do endereço https://bit.ly/2Cchk1G

Editora UENP

Desde 2013, com a composição do primeiro Conselho Editorial, a proposta de criação da Editora da UENP vem sendo construída, comenta o diretor Thiago Valente. “Nos últimos dois anos, contando com o apoio da Reitoria para disponibilização de recursos humanos e da Fundação Araucária (nº 23/2018) para aquisição de equipamentos, a Editora tem iniciado sua nova fase, agora, com a efetiva produção editorial”, disse.

Fazem parte do Conselho Editorial da Editora UENP os professores: Ilton Garcia da Costa, representante da área de Ciências Sociais Aplicadas; Márcio Luiz Carreri, de Ciências Humanas; Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, de Linguística, Letras e Artes; e Teresinha Esteves da Silveira Reis, de Ciências Agrárias. Compõe a equipe executiva da editora a professora Annecy Tojero Giordani, Assistente Editorial I (Editora-chefe); Priscila Aparecida Borges Ferreira Pires, Assistente Editorial II (Diagramação); Raquel Gamero (Produção de arte e revisão de língua estrangeira); Diná Tereza de Brito (Revisora). A equipe também conta com Jean Arruda, estagiário de ensino superior responsável pela secretaria da Editora.

O diretor Thiago Valente explica que a Editora tem a função de dar publicidade tanto à produção acadêmica interna quanto à produção acadêmica científica que é realizada em parceria com outras instituições. “O trabalho editorial envolve, portanto, um tipo de qualificação do texto acadêmico. De algum modo, a Editora leva o autor a adequar, a repensar seu trabalho por meio de uma contribuição positiva. Ela contribui assim para a qualificação da produção. Tem a função, como toda editora universitária, de viabilizar a produção realizada dentro da Universidade, apoiando sobretudo os programas de pós-graduação, além de contribuir para o desenvolvimento regional”, finaliza.

Última modificação: Segunda, 13 Julho 2020 12:17