A Educação a Distância destaca-se hoje como um caminho estratégico para as universidades ampliarem o acesso à educação superior, o incentivo à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a extensão universitária.

A Coordenadoria de EAD é o órgão administrativo responsável pela implementação e gerenciamento da educação a distância na UENP, buscando sempre sua consolidação e fortalecimento na instituição.

A definição do uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação em uma matriz didática, disponibilizada em nosso AVA se dá a partir das concepções da Educação a Distância e do Projeto Político Pedagógico de cada curso.

O AVA é o campo de prática dos cursos na modalidade a distância e são planejados de tal forma que contemplem unidades de autoestudo, atividades que podem auxiliar o aluno no seu processo de ensino-aprendizagem, avaliações da aprendizagem, conteúdos, espaço para produção dos alunos, espaços para discussão, entre outros.

As ações metodológicas, portanto, são projetadas a partir deste planejamento, tendo como base o uso de diferentes mídias, como, por exemplo, videoaulas, podcasts, ebooks, webconferências, chats, fóruns de discussão, wikis, entre outras.

 

Atribuições CEAD

 
  • Dar suporte à criação, desenvolvimento e execução de cursos na modalidade EAD;
  • Administrar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) da UENP;
  • Capacitar os docentes e agentes universitários da UENP, interessados em trabalhar com EAD na instituição;
  • Fomentar a utilização do AVA como apoio aos cursos presenciais e projetos da UENP;
  • Fomentar a oferta de cursos na modalidade EAD;
  • Fomentar a oferta de cursos na modalidade EAD;
  • Buscar recursos junto ao Estado e à União para os projetos e ações que visam a consolidação da infraestrutura da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) da UENP;
  • Acompanhar as questões relacionadas ao Credenciamento da UENP junto ao MEC para oferta de cursos na modalidade EAD.

Os princípios pedagógicos para os cursos a distância da UENP são construídos de forma coletiva, considerando-se os preceitos elencados nos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância do MEC e abordagens pedagógicas alicerçadas em bases sócio construtivistas.

 

Coordenação

Coordenadoria de Educação à Distância

E-mail:

Telefone: +55 (43) 3511-3200

Coordenador de EAD: Silvio Tadeu de Oliveira

E-mail:

Telefone: +55 (43) 3511-3200

Coordenadora Adjunta de EAD: Teresinha Esteves da Silveira Reis

E-mail:

Telefone: +55 (43) 3511-3200