Apresentação

Considerando os desafios da educação, em seus diferentes níveis, diante das intensas transformações que têm ocorrido na sociedade contemporânea, no mercado de trabalho e nas condições do exercício profissional, bem como nas políticas governamentais de formação continuada e aperfeiçoamento do magistério, o curso de pós-graduação lato sensu Ensino de Língua Inglesa e Literaturas tem como objetivo primeiro oportunizar o aprimoramento da formação docente, com ênfase nos conhecimentos linguísticos, literários, teórico-metodológicos e didático-pedagógicos nas subáreas de Línguas/Literaturas Estrangeiras Modernas (língua inglesa). Além disso, o curso visa:

  • Fomentar o pensamento crítico-reflexivo que fundamenta a prática docente de profissionais da linguagem, bem como o agir social do cidadão no mundo globalizado;
  • Instrumentalizar os participantes com procedimentos para a prática de multiletramentos em língua inglesa, com foco na compreensão, produção de textos orais e escritos e de análise linguística;
  • Estimular o convívio com a produção científica voltada para o ensino da Língua Inglesa, instrumentando os participantes para a realização de pesquisa de naturezas diversas, bem como para a sistematização do trabalho pedagógico.

Nesse sentido, o curso caracteriza-se pela construção de um espaço crítico-reflexivo sobre teorias e práticas de linguagem destinado aos profissionais envolvidos com a língua e literaturas de língua inglesa. O curso, ainda, insere-se no contexto de formação continuada e visa contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, fortalecendo o aprendizado da graduação, ao mesmo tempo em que busca atender a uma demanda da área pela especialização e aprimoramento no âmbito pedagógico do ensino de língua inglesa.

A proposta de curso com o formato de educação a distância tem por finalidade atender uma demanda por uma “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos” (BRASIL, 2005, p. 1). Assim, os alunos-professores podem vivenciar formas de ensino-aprendizagem que recorram às novas tecnologias de informação e comunicação e, deste modo, se capacitando também para o uso de tais recursos em suas aulas, tendo em vista que essa é uma demanda emergente nos documentos oficiais para o ensino de línguas na educação básica (ex.: BRASIL, 2008).

A especialização tem a carga horária total de 480 horas, sendo 360h/a em disciplinas (módulos) e 120 h/a para o Trabalho de Conclusão de Curso, que é em formato de artigo científico. A próxima oferta de turma está prevista para 2025/2, com processo seletivo em 2025/1.