MÓDULO 1

Introdução à Educação a Distância

Educação a Distância: Conceitos, fundamentos, evolução histórica, características e regulamentações. A Educação a Distância no Brasil: perspectivas e desafios. Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias interativas. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. O aluno de EaD. Tutoria e interação na EaD. A mediação pedagógica na EaD.

Docente: Ma. Flavia Hatsumi Izumida Andrade

 

Produção de Textos e Ensino

Noções de Letramento. Produção escrita e ensino: teoria e prática. O gênero como objeto unificador da produção textual. Texto e textualidade. Reescrita textual.

Docente: Dra. Lívia Maria Turra Basseto


MÓDULO 2

Leitura e Ensino

O ensino da leitura: aspectos teóricos e práticos. A textualidade. Tópicos especiais. Processos de negociação de sentidos. Informação visual e não visual na leitura. A mediação na leitura: operações linguísticas presentes; esboços de análise.

Docente: Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

 

Oralidade e Ensino

Oralidade versus letramento; fala versus escrita. Características da língua falada. Processos de construção da língua falada. Interação verbal e gestão da fala. Da fala para a escrita: processos de retextualização. Gêneros textuais no continuum da relação fala-escrita. Gêneros orais na escola.

Docente: Dra. Letícia Jovelina Storto


MÓDULO 3

Variação Linguística e Ensino

A língua na educação: língua, educação e valores culturais. A norma e o ensino da língua materna. Sociolinguística. A variação linguística em sala de aula. Variedades cultas e ensino.

Docente: Ma. Flavia Hatsumi Izumida Andrade

 

Análise Linguística e Ensino

Análise linguística e ensino: tendências e desafios. Implicações pedagógicas de teorias linguísticas. Gramática, linguística, uso linguístico e ensino: aplicação.

Docente: Dra. Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo


MÓDULO 4

Gêneros Textuais e Ensino: Perspectivas do ISD

A teoria dos gêneros discursivos/textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Os gêneros como unidades para o ensino de línguas: modelização e sequências didáticas.

Docente: Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer.

 

Letramento Multissemiótico e Ensino

Letramento multissemiótico. Gêneros multimodais. Esfera publicitária e jornalística. Semiótica do visual. Aspectos didático-metodológicos para o ensino de Língua Portuguesa.

Docente: Ma. Bruna Carolini Barbosa


MÓDULO 5

Gêneros Jornalísticos e Ensino

A esfera jornalística na sala de aula. Estudo e descrição dos principais gêneros do jornal. Os gêneros do jornal no livro didático. Elaboração de material didático com gêneros do jornal. O jornal escolar.

Docente: Dra. Letícia Jovelina Storto

 

Metodologia de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras

Abordagens de pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras. Tipos de pesquisa e métodos de coleta/geração de dados. Levantamento bibliográfico. Especificidades do trabalho científico (validade, confiabilidade, normatização e plágio). Projeto de pesquisa e artigo científico.

Docente: Dra. Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo


MÓDULO 6

Semântica para a Educação Básica

A semântica. A semântica nas aulas de língua portuguesa. O estudo do léxico em sala de aula. O sentido e as palavras. A possibilidade de múltiplas interpretações. A língua em uso: entre o dito e o não dito. A semântica abordada em gramáticas e livros didáticos. O uso do dicionário como objeto de estudo.

Docente: Dra. Lívia Maria Turra Basseto

 

A Língua Portuguesa nos Testes de Avaliação: ENEM, Prova Brasil e Vestibulares

O ENEM: concepção da língua e ensino da língua Portuguesa. A abordagem da língua portuguesa nas questões objetivas do ENEM. A prova de redação do ENEM. Prova Brasil: a concepção da língua e do ensino. Abordagem da análise linguística e da leitura na Prova Brasil. A língua Portuguesa em testes de vestibulares.

Docente: Ma. Bruna Carolini Barbosa


MÓDULO 7

Literatura Infanto-Juvenil e Ensino

Gênero e subgêneros literários em textos para crianças e jovens. Aspectos linguísticos das produções de qualidade estética relevante. A relação da Literatura Infanto-Juvenil com o ensino de Língua Portuguesa.

Docente: Dra. Maria Aparecida de Fátima Miguel