Objetivos

O projeto político-pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol, com habilitação única para a área de Língua Espanhola, foi definido a partir dos princípios que já norteiam as atividades do Curso de Letras do CLCA/UENP-CJ, pois como apregoa a Resolução 02/2015,

As instituições de ensino superior devem conceber a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica na perspectiva do atendimento às políticas públicas de educação, às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao padrão de qualidade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), manifestando organicidade entre o seu Plano Pedagógico Institucional (PPI) e seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) como expressão de uma política articulada à educação básica, suas políticas e diretrizes. (BRASIL/CNE, 2015, p. 3)

A proposta do Projeto, embasada em diagnóstico interno e externo, está voltada para a melhoria da qualidade do ensino ministrado e visa à formação de profissionais capazes de compreender, elaborar, criticar e transformar a realidade em que se encontram inseridos e colaborar na sua formação contínua.

Os princípios norteadores da criação do Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol e a consequente organização de seu Projeto Pedagógico estão calcados nas seguintes diretrizes pedagógicas:

  • a garantia da qualidade do ensino, procurando corresponder às carências e às expectativas das comunidades local e regional;
  • a busca do aprimoramento pela pesquisa e a aplicação dos seus resultados nas comunidades, com o propósito de transformar positivamente o meio em que a UENP se insere;
  • a intensificação da política extensionista, para colaborar com o aprimoramento não apenas dos graduandos, de pós-graduandos e dos egressos, mas também de toda a comunidade local e regional;
  • a busca de uma postura de vanguarda em relação aos anseios da comunidade universitária, que deve influenciar positivamente as demais habilitações em Letras, com vistas à criação de um centro de referência em estudos linguísticos e literários, tanto em língua nacional quanto em línguas estrangeiras modernas, em futuro próximo;
  • a preocupação de ajudar a manter as portas da universidade abertas à comunidade, para que esta circunstância se configure no diferencial que caracterizará esta instituição de ensino superior.

 

Perfil do Egresso

O perfil do egresso no Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol deve ser definido a partir dos princípios que norteiam a articulação dos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, da verificação das carências regionais, e das demandas do mercado de trabalho, conforme prevê a Resolução 02/2015, segundo a qual:

A instituição de educação superior que ministra programas e cursos de formação inicial e continuada ao magistério, respeitada sua organização acadêmica, deverá contemplar, em sua dinâmica e estrutura, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão para garantir efeito padrão de qualidade acadêmica na formação oferecida, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). (BRASIL/CNE, 2015, p.5)

Sendo assim, as normas propostas pelo projeto político pedagógico do Curso de Letras/Habilitação: Português/Espanhol, bem como as elencadas no Regimento Geral da UENP, orientam a configuração do curso de segunda graduação Letras/Espanhol, levando-se em conta a especificidade dessa modalidade de formação.

Deve-se considerar, portanto, a formação graduada prévia e a experiência anterior e concomitante de magistério do graduando de segunda licenciatura. Assim, desde o início do curso, os estudantes serão profissionais conhecedores do contexto em que atuam e das problemáticas mais gerais da Educação Básica, com capacidade aguçada para compreender, investigar e produzir alternativas pedagógicas mais qualificadas para seu trabalho.

Para a sua formação, deve-se ainda observar os estágios de conhecimento na área da linguagem, das línguas e das literaturas nacional e estrangeira, bem como levar em conta as políticas públicas de educação que orientam o funcionamento do sistema de ensino. Todas estas peculiaridades precisam ser consideradas para que a formação do graduando corresponda perfeitamente ao contexto em que irá atuar, evitando-se a projeção vazia de uma figura idealizada.

A preparação para o trabalho pedagógico, portanto, vai exigir concepções de ensino que ultrapassem o senso comum de que o graduado deva ter apenas o domínio de competências e de habilidades pertinentes. Deverá, sim, ser preparado para articular e integrar saberes para desempenhar suas funções com comprometimento ético e responsabilidade no campo das suas relações sociais e de trabalho, especialmente considerando as condições reais de existência de seus alunos. Deverá, ainda, dominar os recursos didático-pedagógicos e tecnológicos que possam ser adequados às suas práticas, bem como ter habilidade investigativa para dar continuidade ao seu aprimoramento intelectual.

Público Alvo

Professores da rede básica de ensino público que já possuam curso superior de Licenciatura Plena em Letras ou Licenciatura Plena em Pedagogia, demais profissionais que já possuam algum dos cursos citados.

Proposta Pedagógica

Curso: Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol
Carga horaria: 1200 horas
Regime: Semestral
Duração: 24 meses
Modalidade: EAD

Ofertas do Curso
Oferta Situação
2021 - 2023 Em Andamento
2018 - 2020 Encerrado
Coordenação do Curso
Coordenação
Luciana Brito
 
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