Introdução à Educação a Distância

Educação a Distância: Conceitos, fundamentos, evolução histórica, características e regulamentações. A Educação a Distância no Brasil: perspectivas e desafios. Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias interativas. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. O aluno de EAD. Tutoria e interação na Educação a Distância. A mediação pedagógica na EAD.
Língua Espanhola I

Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível básico, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
Linguística

Fundamentos da linguagem. Evolução da ciência linguística. Conceitos dos principais pressupostos teóricos da linguística moderna. Conceitos básicos da perspectiva estruturalista, funcionalista, da linguística de texto e da interacionista.
Teoria Literária

Reflexão sobre o conceito de Literatura. Literatura e outras artes. O cânone literário. Definição de gênero e traços estilísticos. Conceituação e análise das características dos gêneros literários.
Metodologia de Pesquisa

O que é pesquisa científica. Abordagem qualitativa de pesquisa. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. Gênero acadêmico: escrita acadêmico-científica. Planejamento de um trabalho científico. Projeto de pesquisa: elementos constitutivos do projeto. Trabalho de Campo: instrumentos e procedimentos de coleta de dados. Análise de dados: procedimentos de análise em pesquisa qualitativa. Citações e referências de acordo com as normas da ABNT.
Língua Espanhola II

Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível pré-intermediário, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
Linguística Aplicada

A Linguística Aplicada e o ensino de línguas. Teorias de aquisição, métodos de ensino e aprendizagem de línguas. O ensino de línguas no Brasil. Análise de material didático. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e ensino de línguas. Educação ambiental.
Produção de Texto em Língua Espanhola I

Introdução de conhecimentos e práticas à compreensão e produção escrita de textos de variados gêneros, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.
Literatura Espanhola I

Panorama da Literatura Espanhola Medieval até o século XVIII.
Literatura Hispano-Americana I

Antecedentes da literatura Hispano-Americana e suas manifestações artísticas. Análise e discussão de obras reveladoras da confluência africana.
Língua Espanhola III

Desenvolvimento da competência comunicativa no nível intermediário, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
Literatura Espanhola II

Panorama da Literatura Espanhola dos séculos XIX e XX.
Literatura Hispano-Americana II

Estudos de textos pertencentes à literatura Hispano-Americana, inclusive, com aspectos de africanidade. Análise e discussão acerca dos principais autores e suas obras referenciais.
Metodologia de Ensino de Língua Espanhola

Objetivos da metodologia de ensino da Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola nos Ensinos fundamental e médio. Análise de atividades de ensino-aprendizagem. Propostas metodológicas em leitura, produção de textos e análise linguística em Língua Espanhola e suas Literaturas. Elaboração de projetos de ensino, extensão e planos de aulas para atuação do professor de Língua Espanhola e respectivas Literaturas. Uso de tecnologias de informação e comunicação na escola.
Produção de Texto em Língua Espanhola II

Desenvolvimento da compreensão e produção escrita de textos de variados gêneros, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.
Língua Espanhola IV

Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível pré-avançado, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
Fundamentos e Teorias da Educação

Especificidade do ato pedagógico nas dimensões básicas do saber, fazer e do ser. Definição de ensino aprendizagem. Concepção e modelos de ensino-aprendizagem. Fatores biopsicossociais que afetam a aprendizagem. Análise de contribuições anteriores e atuais de diversas teorias do ensino-aprendizagem em seus respectivos contextos históricos. Reflexão crítica relativa à pesquisa e a prática pedagógica a partir dessas teorias. Concepções teóricas contemporâneas sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, suas implicações para a prática pedagógica. Políticas públicas de ensino de línguas. Direitos humanos. Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Educação especial.
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e sócio-antropológico da surdez. Aprendizagem de conhecimentos básicos de Libras como língua de comunicação inerente à relação professor/alunos surdos/ouvintes no âmbito escolar. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Fundamentos históricos da educação de surdos. Introdução às variações da língua de sinais. Questões identitárias e étnicas no uso de Libras.
Produção de Texto em Língua Espanhola III

Desenvolvimento da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos, em espanhol, como relatos de pesquisa e artigos científicos, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.
Literatura Hispânica Contemporânea

Análise comparativa e discussão sobre os principais autores hispânicos da atualidade e suas obras referências.