INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ementa: Educação a Distância: Conceitos, fundamentos, evolução histórica, características e regulamentações. A Educação a Distância no Brasil: perspectivas e desafios. Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias interativas. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. O aluno de EAD. Tutoria e interação na Educação a Distância. A mediação pedagógica na EAD.

LÍNGUA ESPANHOLA I

Ementa: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível básico, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.

LINGUÍSTICA

Ementa: Fundamentos da linguagem. Evolução da ciência linguística. Conceitos dos principais pressupostos teóricos da linguística moderna. Conceitos básicos da perspectiva estruturalista, funcionalista, da linguística de texto e da interacionista.

TEORIA LITERÁRIA

Ementa: Reflexão sobre o conceito de Literatura. Literatura e outras artes. O cânone literário. Definição de gênero e traços estilísticos. Conceituação e análise das características dos gêneros literários.

METODOLOGIA DE PESQUISA

Ementa: O que é pesquisa científica. Abordagem qualitativa de pesquisa. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. Gênero acadêmico: escrita acadêmico-científica. Planejamento de um trabalho científico. Projeto de pesquisa: elementos constitutivos do projeto. Trabalho de Campo: instrumentos e procedimentos de coleta de dados. Análise de dados: procedimentos de análise em pesquisa qualitativa. Citações e referências de acordo com as normas da ABNT.

LÍNGUA ESPANHOLA II

Ementa: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível pré-intermediário, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.

LINGUÍSTICA APLICADA

Ementa: A Linguística Aplicada e o ensino de línguas. Teorias de aquisição, métodos de ensino e aprendizagem de línguas. O ensino de línguas no Brasil. Análise de material didático. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e ensino de línguas. Educação ambiental.

PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA I

Ementa: Introdução de conhecimentos e práticas à compreensão e produção escrita de textos de variados gêneros, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.

LITERATURA ESPANHOLA I

Ementa: Panorama da Literatura Espanhola Medieval até o século XVIII.

LITERATURA HISPANO-AMERICANA I

Ementa: Antecedentes da literatura Hispano-Americana e suas manifestações artísticas. Análise e discussão de obras reveladoras da confluência africana.

LÍNGUA ESPANHOLA III

Ementa: Desenvolvimento da competência comunicativa no nível intermediário, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.

LITERATURA ESPANHOLA II

Ementa: Panorama da Literatura Espanhola dos séculos XIX e XX.

LITERATURA HISPANO-AMERICANA II

Ementa: Estudos de textos pertencentes à literatura Hispano-Americana, inclusive, com aspectos de africanidade. Análise e discussão acerca dos principais autores e suas obras referenciais.

METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Ementa: Objetivos da metodologia de ensino da Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola nos Ensinos fundamental e médio. Análise de atividades de ensino-aprendizagem. Propostas metodológicas em leitura, produção de textos e análise linguística em Língua Espanhola e suas Literaturas. Elaboração de projetos de ensino, extensão e planos de aulas para atuação do professor de Língua Espanhola e respectivas Literaturas. Uso de tecnologias de informação e comunicação na escola.

PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA II

LÍNGUA ESPANHOLA IV

Ementa: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível pré-avançado, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.

FUNDAMENTOS E TEORIAS DA EDUCAÇÃO

Ementa: Especificidade do ato pedagógico nas dimensões básicas do saber, fazer e do ser. Definição de ensino aprendizagem. Concepção e modelos de ensino-aprendizagem. Fatores biopsicossociais que afetam a aprendizagem. Análise de contribuições anteriores e atuais de diversas teorias do ensino-aprendizagem em seus respectivos contextos históricos. Reflexão crítica relativa à pesquisa e a prática pedagógica a partir dessas teorias. Concepções teóricas contemporâneas sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, suas implicações para a prática pedagógica. Políticas públicas de ensino de línguas. Direitos humanos. Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Educação especial.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

Ementa: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e sócio-antropológico da surdez. Aprendizagem de conhecimentos básicos de Libras como língua de comunicação inerente à relação professor/alunos surdos/ouvintes no âmbito escolar. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Fundamentos históricos da educação de surdos. Introdução às variações da língua de sinais. Questões identitárias e étnicas no uso de Libras.

PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA III

Ementa: Desenvolvimento da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos, em espanhol, como relatos de pesquisa e artigos científicos, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.

LITERATURA HISPÂNICA CONTEMPORÂNEA

Ementa: Análise comparativa e discussão sobre os principais autores hispânicos da atualidade e suas obras referências.