Calendário de Eventos

De Segunda-feira, 19 Agosto 2013
a Sexta-feira, 23 Agosto 2013

bn-educacional-2013

Resumo: A Semana Educacional é realizada pelo Colegiado de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação do campus Jacarezinho e está em sua 22ª edição. Diante das novas configurações do colegiado, bem como do crescente apoio institucional à pesquisa, será realizado concomitantemente à Semana Educacional o I Seminário de Pesquisa em Educação. Com o tema "Quem educa o educador? A formação docente da contemporaneidade", as atividades serão iniciadas e encerradas com palestras de pesquisadores da área de educação que irão discutir os desafios da formação de professores na sociedade atual. Também será um espaço para apresentação das pesquisas realizadas na instituição e na comunidade em geral. Destacamos a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Iniciação à docência (PIBID), grupos de pesquisa, projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Haverá ainda uma exposição de fontes
históricas para o ensino nas séries iniciais, como resultado das atividades desenvolvidas na disciplina de Fundamentos teórico-metodológicos do Ensino de História e Geografia. Serão oportunizados ainda espaços de debates acerca do papel e impacto social dos cursos de licenciatura em uma mesa-redonda. Haverá também uma mesa-redonda sobre o compromisso social e ético dos professores nas perspectivas de professores, alunos e gestores da educação básica e educação superior. Assim, o evento busca promover a divulgação das pesquisas em educação realizadas em âmbito institucional, local e regional.

ico word Lista Trabalhos Aceitos

Justificativa:

Realizar um Seminário de Pesquisa em Educação que possibilite o(re)pensar a formação docente na sociedade atual, representa um momento de reflexão que se faz urgente nos cursos de licenciaturas, especialmente no curso de Pedagogia. Quem estamos formando? Como estamos formando? Para quê estamos formando? Essas indagações são necessárias para fomentar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Outro ponto que merece destaque é o de evidenciar a discussão sobre a ética profissional e acadêmica no tocante à formação de professores e em sua atuação enquanto profissionais da educação, bem como o impacto social dos cursos de licenciaturas em nossa comunidade. Trazer tais discussões em um evento científico significa propiciar uma formação a nossos acadêmicos e demais participantes no evento que articule todas as dimensões de sua vida, sejam elas a dimensão ética, política, epistemológica, técnico/profissional e estética. Assim, a realização deste evento, e, em especial com esta temática, visa um maior engajamento e comprometimento de professores e alunos na divulgação, reflexão e debate sobre o ensino, a pesquisa e a extensão em nosso curso, de modo stricto, e de nossa instituição, de modo lato. Também visa a cooperação e integração de todos os envolvidos: alunos, professores, técnicos e comunidade interna e externa em geral, a fim de debater os rumos da formação docente nos dias atuais, em seus desafios e, sobretudo, em suas perspectivas. A formação docente deve possibilitar a formação de um educador emancipado e autônomo, e tal intento só se torna possível a partir da crítica. Este evento tem em seu horizonte tal intuito: contribuir na promoção de debates que possibilitem a crítica, a emancipação, para que, por fim, levem a uma práxis educacional transformadora.

Objetivos

Geral: Promover a reflexão e debate em torno dos desafios da formação docente na sociedade contemporânea;

Específicos:
Fomentar espaços de apresentação de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação;
Refletir sobre a função social dos cursos de licenciaturas;
Debater a formação docente inicial e continuada;
Discutir o compromisso ético e social do educador na sociedade atual.

COORDENAÇÃO GERAL

Profa. Me. Suédina Brizola Rafael Rogato

educacional apoio

Inscrições:

• Com apresentação de trabalho – comunicações orais: envio de resumos até 08/08/2013. Após o aceite será necessário enviar resumo expandido para publicação nos Anais até 30/08/2013. (Formulário de resumo disponível abaixo).
• Com apresentação de trabalhos (Alunos do quarto ano de Pedagogia - TCC): envio de resumo até 08/08/2013. Após o aceite será necessário enviar resumo expandido para publicação nos Anais até 30/08/2013. (Formulário de resumo expandido disponível abaixo).
• Sem apresentação de trabalho: até 19/08/2013

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS

* Os resumos deverão ser enviados para seleção impreterivelmente até a data final de inscrição (08/08/2013) para o e-mail:
* Após o aceite será necessário enviar resumo expandido para publicação nos Anais até 30/08/2013.
* Os modelos de resumo e resumo expandido estão disponíveis na página de eventos da uenp: http://uenp.edu.br/index.php/calendario-eventos

EIXOS TEMÁTICOS

História da Educação
Filosofia da Educação