O CONELIN – Congresso de Estudos da Linguagem –, evento de caráter técnico-científico para difusão de pesquisas, será realizado nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2013 pelo Grupo de Pesquisa (CNPq/UENP-CCP) GETELIN – Gêneros Textuais e Ensino de Línguas –, do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio. O evento contará com conferências ministradas por pesquisadores doutores de outras IES/Estado, com minicursos e sessões de comunicações individuais e coordenadas. Com abrangência Estadual, o Congresso visa ao intercâmbio de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Estudos da Linguagem – Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Área essa ainda incipiente de investigações em nossa região, tanto no que se refere às questões linguísticas stricto sensu, como também àquelas relacionadas ao ensino. Além disso, o Congresso será um espaço de divulgação dos estudos dos grupos de pesquisas e uma forma de estabelecer diálogos entre pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, professores da educação básica e alunos de iniciação científica.
OBJETIVOS
a) Criar espaços interdisciplinares que motivem o ensino, a pesquisa e a extensão.
b) Promover o intercâmbio de pesquisas que visam o desenvolvimento das áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, bem como aspectos relevantes ao seu ensino.
c) Divulgar trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, alunos de iniciação científica e colaboradores de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão, com diferentes enfoques, inclusive, interdisciplinares, estabelecendo-se, assim, um diálogo com outras áreas de conhecimento.
d) Disseminar, por meio das publicações, as pesquisas desenvolvidas na área de Estudos da Linguagem, bem como os resultados, parciais e/ou finais, alcançados.
CARGA HORÁRIA: 40 horas
FORAM FEITAS PEQUENAS ALTERAÇÕES NOS HORÁRIOS DAS COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS.
AS MUDANÇAS ESTÃO MARCADAS EM AMARELO NO NOVO ARQUIVO. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO
ENSALAMENTO DAS COMUNICAÇÕES COORDENADAS
PROGRAMAÇÃO
02/10/2013 - 4ª feira
Tarde: Bloco C – Campus Universitário da UENP/CCP
14h-17h30: Credenciamento e entrega de materiais
Noite: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP
19h15: Atividade cultural
19h45: Abertura oficial – Profª. Drª. Eliana Merlin Deganutti de Barros
20h: Conferência de abertura FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: CUMPRINDO COMPROMISSO SOCIAL OU "CUMPRINDO TABELA"? Conferencista: Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro (UFPEL). Moderadora: Profª. Me. Raquel Gamero (UENP/CCP)
03/10/2013 - 5ª feira
Manhã: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP
09h-12h: Painel dos projetos em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa GETELIN (CNPq / UENP).
12h: Almoço
Tarde: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP
14h-15h15: Atividade cultural
15h30-17h30: Mesa-redonda: "EXPERIÊNCIAS COM O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM SALA DE AULA". Palestrantes: Profª. Drª. Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP/CCP) e Profª. Me. Célia Regina Capellini Petreche (UENP/CCP). Mediadora: Profª. Me. Eliane Segati Rios Registro (UENP/CCP).
17h30-19h: Lançamento de livros.
Noite: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP
19h15-22h15: Minicursos (simultâneos)
1. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA EM SALA DE AULA – Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi (UNITAU)
Os professores de Língua Portuguesa, de modo geral, são frequentemente desafiados pela necessidade de melhorar a proficiência leitora dos alunos, ainda considerada insuficiente de acordo com resultados de avaliações externas de leitura como Prova Brasil e avaliações estaduais. O objetivo deste minicurso é apresentar e comentar sequências didáticas de leitura de gêneros discursivos diversos desenvolvidas no âmbito do Projeto Observatório da Educação/Unitau "Competências e habilidades de leitura: da reflexão teórica ao desenvolvimento e aplicação de propostas didático-pedagógicas", financiado por CAPES/INEP, em andamento em nove escolas da rede pública de ensino fundamental da cidade de Taubaté-SP. Essas sequências didáticas são organizadas a partir da articulação de pressupostos teóricos da abordagem sociocognitiva de leitura, da teoria bakhtiniana de gêneros discursivos e de características típicas de cada um dos gêneros discursivos enfocados. Permitem contemplar, ainda, habilidades de leitura cobradas em avaliações externas, como Prova Brasil e SARESP (Sistema de Avaliação da Rede Estadual de São Paulo). Os resultados das práticas de leitura em sala de aula mediadas por essas sequências didáticas revelam um caminho promissor para o trabalho com leitura de gêneros discursivos diversos, associando fundamentação teórica pertinente e exigências de avaliações externas. Soma-se a isso a possibilidade de o professor ampliar a coletânea de exemplares de gêneros discursivos a serem lidos pelos alunos e elaborar as atividades de leitura independentemente de livros didáticos. Espera-se que a divulgação desses materiais didáticos para os professores possa contribuir para o ensino de Língua Portuguesa e para a reflexão crítica sobre outros possíveis encaminhamentos para o melhor desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
2. O LIVRO DIDÁTICO E SUAS QUESTÕES DE "ESTUDO DO TEXTO" – Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (UENP/CJC)
O objetivo deste minicurso é desenvolver reflexões a respeito do trabalho com a compreensão leitora apresentada pelos livros didáticos de língua portuguesa e sobre duas taxionomias elaboradas (MARCUSCHI, 2001; STRIQUER, 2010) sobre as perguntas que mais aparecem nos livros didáticos.
3. THE SOCIAL NETWORK: O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – Leonardo Neves Correa (UEL)
Que atire a primeira pedra aquele professor nunca se deparou com a seguinte situação: está ministrando determinado conteúdo quando percebe que seus alunos trocaram a sua aula pelas telas de seus celulares, computadores, tablets ou outros gadgets. O que fazer quando o seu aluno prefere atualizar o seu status do Facebook a assistir a sua aula? Uma resposta comum a esse "problema" tem sido a proibição do uso desses aparelhos em ambientes escolares. Mas será que as novas tecnologias e as redes sociais, em específico, não têm nada a oferecer como recurso pedagógico? O objetivo desta oficina é rever o papel destas ferramentas sociais para o ensino de línguas estrangeiras e, nesse sentido, oferecer um espaço para a elaboração de atividades didáticas que incorporem esses gêneros virtuais.
4. ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA: QUEM SOU EU NA INTERNET? - Carla Fabiana Barcaro (UEL)
Neste minicurso, consideramos a proposta de Letramento Crítico apresentada nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Revisamos brevemente tal documento e, em seguida, apresentamos sugestões de atividades para a disciplina de língua inglesa que desenvolvam as capacidades linguísticas, críticas e reflexivas de nossos alunos quanto ao uso das redes sociais da internet.
5. UM ESTUDO DIALÓGICO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO – Eliza Adriana Sheuer Nantes (Unopar)
Produção do texto acadêmico. Resumo e resenha. Elementos que estão intrinsecamente envolvidos. Relações textuais, contextuais, intertextuais e vozes presentes no texto.
6. ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS: PROPOSTAS DIDÁTICAS – Michele Salles El Kadri (UEL)
O minicurso objetiva propiciar aos participantes a oportunidade de vivenciar propostas didáticas recentes para o ensino de inglês em escolas públicas produzidas no âmbito de programas de formação de professores (PIBID, Novos
Talentos, Prodocência). Desse modo, os participantes terão a oportunidade de praticar a língua inglesa, além de discutir e refletir sobre as propostas didáticas
ao fazer a articulação entre teoria e prática.
04/10/2013 - 6ª feira
Manhã: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP
09h-12h: Reunião dos membros do Grupo de Pesquisa GETELIN (CNPq / UENP).
12h: Almoço
Tarde: Blocos C e D – Campus Universitário da UENP/CCP
14h-15h30: comunicações coordenadas
15h45-17h30: comunicações individuais
Eixos das comunicações:
EIXO 1: Língua Portuguesa e Ensino
EIXO 2: Língua Inglesa e Ensino
EIXO 3: Estudos Linguísticos: Língua Portuguesa
EIXO 4: Estudos Linguísticos: Língua Inglesa
EIXO 5: Linguagem Literária
Noite: Anfiteatro do PDE – Campus Universitário da UENP/CCP
19h15: Atividades culturais
19h45: Conferência de encerramento HABILIDADES DE LEITURA EXIGIDAS PELA PROVA BRASIL: DA TEORIA À PRÁTICA EM SALA DE AULA. Conferencista: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi (UNITAU). Moderadora: Profª. Drª. Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP/CCP).
21h30: Encerramento oficial – Profª. Me. Eliane Segati Rios Registro.
Prorrogadas as incrições para comunicadores até dia 25/09, quarta-feira
INSCRIÇÕES
OUVINTES: 01/08/13 a 27/09/13
COMUNICADORES: 01/08/13 a 25/09/13
Comunicação individual (máximo de 3 autores para cada trabalho): enviar FICHA DE INSCRIÇÃO, juntamente com o resumo da comunicação, mais o comprovante de depósito da inscrição digitalizado (em caso de coautoria, somente o primeiro autor deve anexar o resumo).
Comunicação coordenada (de 3 a 5 comunicações): o coordenador deve enviar as fichas de inscrição, os resumos e os comprovantes de depósito de todos os comunicadores em um único e-mail. Titulação mínima para o coordenador: mestre.
Sem comunicação: enviar formulário de inscrição, mais o comprovante de depósito da inscrição digitalizado.
Endereço eletrônico para envio da documentação:
Valores das inscrições:
Sem comunicação
R$30,00 – Aluno de graduação e pós-graduação
R$40,00 – Professor de educação básica e comunidade
R$50,00 – Professor de instituição de ensino superior
Com comunicação
R$40,00 – Aluno de graduação e pós-graduação
R$50,00 – Professor de educação básica e comunidade
R$60,00 – Professor de instituição de ensino superior
Fazer o depósito no Banco 104 Caixa Econômica Federal, agência 0388 – Cornélio Procópio, conta corrente 359-0 – operação 006.
AS INSCRIÇÕES SOMENTE SERÃO VALIDADAS MEDIANTE O ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO COMPLETA (caso contrário, não haverá certificação).
HOSPEDAGEM
PROPOSTA PARA COMUNICAÇÕES
Para a proposta de comunicações, enviar um resumo de 120 a 180 palavras; fonte arial 11, entrelinhas simples. Título em caixa alta e negrito. Nomes dos autores, com especificação entre parênteses, à direita. Após o resumo, apresentar três palavras-chave, separadas por ponto final. Os temas desenvolvidos nas comunicações deverão respeitar os eixos propostos pelo evento, a saber: Linguagem e ensino de línguas; Estudos lingüísticos: língua portuguesa; Estudos lingüísticos: língua inglesa e Linguagem literária. Serão admitidos, no máximo, três autores para cada comunicação. Ver modelo a seguir:
Modelo
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO
Nome do autor (UENP/CP – aluno IC) Nome do coautor (UENP/CP)
RESUMO:Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Palavras-chave:Xxxxxxxx. Xxxxxxxxxxxxx. Xxxxxxxxx. |
Os trabalhos completos para publicação nos anais deverão ser enviados até 14 de outubro de 2013, para o e-mail (normas de formatação no site do evento).
Mais informações:
http://www.uenp.edu.br/index.php/ccp
(no link EVENTOS)
CEPEL: (43) 39041927