Calendário de Eventos

UENP realiza 1ª Semana do Cérebro
Quarta-feira, 13 Março 2013,  7:00
a Quinta-feira, 14 Março 2013

Banner Programação

O Grupo de Estudos em Neurociências do Centro de Ciências Biológicas (CCB) do Campus Luiz Meneghel (CLM) - Bandeirantes promoverá a 1ª Semana do Cérebro da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O evento mundial, que será realizado pela primeira vez na Universidade nos dias 13 e 14 de março, busca popularizar conhecimentos das neurociências e divulgar os benefícios do estudo do cérebro. A programação contará com palestras, debates e sessão cinema. A Semana faz parte de um "desafio coletivo", e acontecerá no auditório Thomaz Nicoletti do CLM. A inscrição é gratuita.

A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações do mundo todo se unem durante uma semana para discutir sobre o assunto. No Brasil, a Semana é uma promoção da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). O evento realizado desde 2010 no País e que neste ano acontecerá de 11 a 17 deste mês, é coordenado por Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain.

Na UENP, a programação será iniciada na quarta-feira (13), às 19h com a abertura do evento. A partir das 19h15 será realizada a palestra: "Entendendo a Memória" com a professora-mestra Roberta Ekuni de Souza. Às 20h15 está marcada uma sessão de  cinema e, após, haverá debate com os professores integrantes do Grupo de Estudos em Neurociências da UENP.

 

No dia seguinte, as atividades se iniciam também às 19h com a palestra intitulada:  "TDAH. Existe?" que será ministrada pelo  professor-mestre Flávio Haragushiku Otomura. Às 19h50, a palestra do professor-doutor Cristiano Massao Tashima trará como tema "Drogas de abuso: Depressores e estimulantes do Sistema Nervoso Central". Ainda na mesma noite, às 21h, será ministrada a palestra "Maconha: mitos e fatos" pelo professor-doutor Cristiano Medri. Para encerrar o evento, às 21h50, o professor-mestre Bruno Miguel Nogueira de Souza falará sobre "Neurociência e Computação".

 

A Semana é destinada a acadêmicos e comunidade em geral. As inscrições poderão ser feitas minutos antes do início do evento ou pelo endereço:

https://docs.google.com/forms/d/1BgKGTjY8wCc6HoWkFRVLck5xGEnMRDOb-BEMjWeprVs/viewform

 

Vagas limitadas

Mais informações:

http://semanadocerebro.wordpress.com/ 

http://www.dana.org/brainweek/ 

http://projetos.uenp.edu.br/neurociencia/ 

 

Local Auditório Thomaz Nicoletti do CLM