Calendário de Eventos

XXV Semana de História
Segunda-feira, 03 Junho 2013,  9:00
a Quinta-feira, 06 Junho 2013

semana-historia

TEMA: HISTÓRIA E MÍDIA

PERÍODO: 03 A 06 DE JUNHO DE 2013

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES PARA SEMINÁRIO TEMÁTICO E MINI-CURSO

Somente mestres e doutores:
Chamada para proposta de mini-curso: abertas
Período: 11/03 A 07/04 de 2013

A proposta para mini-curso deve conter título, ementa e bibliografia. Carga horária de 4 horas. Normas para envio: arial, fonte 12, espaço simples.
O mini-curso será realizado com, no mínimo, 10 inscritos. Caso não seja atingido tal número, os inscritos serão realocados para a segunda opção. Preencher ficha de inscrição que deve ser enviada para o endereço: 

Chamada para proposta de seminário temático: abertas
Período: 11/03 A 07/04 de 2013

A proposta para seminário temático deve conter título e resumo. Normas para envio:arial, fonte 12, espaço simples.
O Seminário Temático será realizado com, no mínimo, 05 inscritos. Caso não seja atingido tal número os inscritos serão realocados para uma segunda opção.
Preencher ficha de inscrição que deve ser enviada para o endereço:

 

OBSERVAÇÕES:

1°) Os proponentes de Mini-curso e Seminário Temático aceitos serão isentos da taxa de inscrição.
2°) serão enviadas cartas de aceite às propostas aprovadas a partir do dia 10/04/ 2013.

INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM SEMINÁRIO TEMÁTICO
Período: 14/04 a 25/05
A inscrição do interessado em apresentar comunicação nas Sessões Temáticas será realizada através do preenchimento da Ficha de Inscrição, que deverá ser enviada para o endereço:
O resumo deverá conter 200 palavras, arial, fonte 12, espaço simples, sem citações bibliográficas ou tabelas.

INSCRIÇÕES PARA OUVINTES
Período: 26/05/2013 a 03/06/2013

A inscrição para ouvinte será realizada por meio do preenchimento da ficha de inscrição que deverá ser enviada para o endereço:   

 


 

 FORMULÁRIOS

XXV Semana de História - Ficha de Inscrição

Formulário Mini-curso XXV Semana História

Formulário Seminário Temático XXV Semana História

Ensalamento

 


 

Mini-cursos

1- Organização de Arquivos Históricos
Profa, Dra, Cacilda Maesima (UEL)

TEMA: Organização de Arquivos Históricos

EMENTA: Conceitos, especificidades, métodos e técnicas,

 

2 – A Revolução de 1930 Do Norte Pioneiro do Paraná
Prof. Me Roberto Bondarik (UFTPR)

TEMA: A Revolução de 1930 do Norte Pioneiro do Paraná.
EMENTA: Campanha presidencial de 1930 no Norte Pioneiro; Preparação revolucionária no Paraná; A importância do Paraná para a Revolução; A Revolução em Curitiba, Ponta Grossa e União da Vitória; A eclosão sediciosa no Norte Pioneiro; Avanço das forças gaúchas; Invasão paulista do Paraná; Ações militares em Cambará, Quatiguá e Sengés; Repercussões da ação revolucionária no Norte Pioneiro do Paraná


3 - A Doutrina Social da Igreja Católica e Suas Perspectivas
Prof. Dr. Mauricio de Aquino (UENP)
Prof. Eric Simon

TEMA: A Doutrina Social da Igreja Católica e suas perspectivas.
EMENTA: Este minicurso tem como proposta fazer uma abordagem sobre três encíclicasRerum Novarum, Quadragésimo Anno e Mater et Magistra. Encíclicas estas que deram origem a Doutrina Social da Igreja Católica. Analisaremos que a Doutrina Social da Igreja só ganha corpo oficialmente em 1891, com a encíclica Rerum Novarum, de Leão XIII, sendo ela quem da às diretrizes gerais para a questão até hoje. Ela chama todos a buscarem uma justa ordem social, tendo como mediador o trabalho conjunto dos empresários, dos trabalhadores, do Estado e da Igreja, esta ultima exercendo o papel doutrinário e pedagógico. Criando-se assim uma ligação entre a Igreja Católica e o capitalismo, que até então não existia amplamente. Seus pontos chaves são a defesa da propriedade privada, que é apresentada como fruto do trabalho e, portanto, direito natural do homem; e o dever do estado em intervir na ordem social e econômica com base nos preceitos católicos. Leão XIII relata ainda que, tirando a terra do homem e a colocando em comunidade retiraria do ser humano a responsabilidade diante do seu sustento. Se baseando em seu predecessor Pio XI escreve Quadragésimo Anno, em 1931, encíclica que acrescenta a Doutrina Social Católica uma discussão mais ampla sobre o direito da propriedade defendendo que seria uma forma de não descaracterizar o homem através da massificação do comunismo. Reconhecendo o direito inviolável da não desapropriação à força, mesmo quando a propriedade esta sendo mau usada ou nem sendo usada. O terceiro documento base para a Doutrina Social Católica foi escrito em 1961 pelo então papa João XXIII, Mater et Magistra, bradava por uma maior intervenção do Estado nas áreas essenciais da sociedade de forma a beneficiar o progresso social. Um desses métodos seria a promoção da pequena propriedade como componente principal para a conservação da dignidade e liberdade humana. A questão sobre a propriedade seguiu as diretrizes das encíclicas anteriores Rerum Novarum e Quadragésimo Anno, sendo ela o elemento primordial da doutrina social, não economicamente, mas na dimensão social. Discorrido isso faremos uma comparação dos momentos e das intervenções que cada encíclica fez no recorte historiográfico no qual se encontrava.

 

4-História e Mídia
Luis de Castro Campos Junior (UENP)
Alexandre Amâncio Bazan (UENP)
Pablo Gonçalves Rego (UENP)

TEMA: História, Mídia e Cultura Pop 

As relações recentes e próximas entre a disciplina história e os fenômenos relacionados à cultura e aos meios de comunicação permitiu um novo tratamento quanto aos objetos e as fontes importantes para se compreender o período após a II Guerra Mundial.As tendências históricas como modernização, industrialização e urbanização possibilitaram o surgimento de novas linguagens nos meios de comunicação além de novas organizações sociais  desde os audiovisuais como cinema, televisão atingindo também os HQs. Neste minicurso a proposta é compreender a linguagem e os símbolos pertinentes de forma específica aos HQs se transformando e objeto de pesquisa ao historiados e também seu uso como material didático no âmbito do universo escolar.

 

5- O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DE SUA CONCEPÇÃO COMO CIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO
Eduardo Alberto da Silva

Ementa: O objetivo deste curso consiste em apresentar os princípios teórico-metodológicos que norteiam o ensino de História no atual estágio da educação brasileira. A influencia midiática na construção do sujeito sócio histórico. O cotidiano de sala de aula na disciplina de História com o imperativo da estreita relação que se deve estabelecer entre a vida humana e sua influência na formação histórico-crítica de uma sociedade. A proposição do pressuposto de que a História tem como objeto de estudo os processos históricos referentes às ações e às relações humanas praticadas no tempo, bem como a significação que os sujeitos lhes atribuem.

6-Tecnologias e o Ensino de História
NISHIKAWA, Taíse F. C. Conceição

 

Ementa: Na atualidade vivenciamos a evolução das novas tecnologias da informação e da comunicação. Elas estão centradas nos meios de comunicação em massa e na plena difusão do conhecimento. Estamos sensíveis a este ambiente intenso de comunicação e informação. Porém estas transformações ainda não foram sentidas de forma efetiva no ensino. As propostas de renovação dos métodos de ensino pressupõem que os atuais métodos precisam se articular às “Novas Tecnologias” para que a escola possa se identificar com as gerações que pertencem a “cultura das mídias”. Novos referenciais para a produção do conhecimento estão sendo trazidos pelas novas formas de comunicação advindas das transformações tecnológicas. Mas apenas a aprendizagem à distância, que possui suas ferramentas centradas na internet, aponta como uma novidade educacional. Neste sentido, este mini-curso tem o objetivo de desenvolver uma reflexão sobre a incorporação das novas tecnologias para o ensino de História e a busca de reflexões sobre as possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino para o trabalho dos conteúdos históricos em sala de aula.

 

 

Seminário Temático

1-Patrimônio Histórico-Cultural: Identificação, Resgate e Preservação da Memória
BONDARIK, Roberto (UFTPR)
CASAGRANDE JUNIOR Dirceu (UFTPR)

Resumo: A identificação do patrimônio histórico-cultural, o seu resgate e preservação da memória são tarefas que também se impõe ao historiador e tem sido objeto de projetos de extensão em diversos níveis de ensino. De forma continua a preservação da memória histórica local, regional ou nacional, seja ela cultural ou material tem congregado e despertado o interesse da sociedade. Pretende-se neste Seminário Temático discutir concepções teóricas, políticas públicas, propostas e exemplos práticos de identificação e preservação do patrimônio histórico-cultural, da memória histórica, e das tradições e manifestações artísticas e religiosas relativas ao Norte Pioneiro, Estado do Paraná, outras regiões e Estados.

 

2-História e Historiografia da Educação.
RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano (UENP)
RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins (UENP)

Resumo: Esta proposta de Simpósio Temático tem como objetivo promover a apresentação de trabalhos acerca da temática História e Historiografia da Educação. Que relações existem ou deveriam existir entre História e História da Educação? Esta é a principal questão que motiva esta proposta. Em tempos de definição deste campo de investigações, é preciso relacionar a produção da História propriamente dita com a produção dos historiadores da educação no sentido de buscar uma "troca de serviços" entre as áreas. Assim, o presente simpósio procura congregar trabalhos que estabeleçam um diálogo entre História e História da Educação. Parte-se do pressuposto que há a necessidade de uma convergência dos campos, especialmente no que diz respeito a teorias, métodos, abordagens, temáticas, enfoques e fontes.

 

3-História das Religiões E Religiosidades
AQUINO, Maurício de (UENP).
SIMON, Eric (UENP). 

Resumo: Este Seminário Temático pretende reunir pesquisadores, iniciantes e experientes, interessados nas discussões historiográficas e interdisciplinares acerca de temas e problemas do campo de estudos das religiões e das religiosidades, desde referenciais teórico-metodológicos pertinentes às Ciências Humanas. 

 

4-Preservação do Patrimônio: As Festas e suas Memórias. 

Drª. Janete Leiko TANNO UENP/CCHE/Jacarezinho 

Resumo: Este simpósio discute temáticas relacionadas às festas e as múltiplas memórias e experiências construídas sobre e a partir da realização e participação das pessoas nelas ao longo do século XX no Brasil, enquanto práticas de preservação da cultura e da(s) identidade(s) do grupo ou sociedade que as realizam. Busca discutir ainda como funcionam as várias redes de sociabilidade que possibilitam a realização das festas e sua perpetuação, contribuindo assim para a preservação dos bens patrimoniais de natureza imaterial. 

 

5-História, ambiente e cultura material
MASSEI, Roberto     

O objetivo deste Seminário Temático é reunir trabalhos e pesquisas que vêm sendo realizadas respeitando o eixo História, Cultura Material e Sociedade, cujas reflexões procurem ressaltar a constituição da Cultura Material. A sessão aceitará, também, pesquisas que tenham como tema a relação homem-natureza, que se tem convencionado chamar de História Ambiental, bem como trabalhos que envolvam a discussão sobre técnicas/tecnologias e sociedade. 

 

6-CULTURA E HISTÓRIA
Márcio Luiz CARRERI
Anderson Francisco RIBEIRO
Marcus SELONK
Janete Leiko TANNO

 

Vinculado ao Projeto de Pesquisa Literatura e História: Memória e Representação o Seminário Temático de Cultura e História tem como objeto de estudo os textos literários, teóricos, históricos, críticos e memorialísticos e tem por base de sua análise os conceitos de cultura, memória e representação. Assim, apresenta como procedimentos metodológicos a (re)invenção e criação cultural; análise de textos que recuperam diferentes imagens de identidades; discussão da tradição crítica e da historiografia no Brasil, focalizando seus métodos, objetivos e conclusões; estudo da memória (nacional, local e regional); resgate de fontes; levantamento e discussão de material publicado em livros, periódicos, jornais, manuscritos e as novas leituras das relações de intersubjetividades. 

 

7-Ensino de História: saberes, Práticas e cotidiano em sala de aula
Taise Ferreira Da Conceição Nishikawa

 

Nesta sessão de trabalho vamos articular as discussões desenvolvidas por professores e alunos que possuem o ensino de História como objeto de pesquisa. Buscar a relação da teoria com a prática em sala de aula. Realizar a apresentação de propostas de metodologias para o ensino de História. Apresentar resultados de pesquisas. Apresentar resultados de metodologias desenvolvidas em sala de aula e que contribuíram com a construção do conhecimento histórico escolar

 

Local Centro de Ciências Humanas e da Educação - UENP - Campus de Jacarezinho