ÓRGÃO-ENTIDADE

logo-uenp

 

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foi criada em setembro de 2006, com sede da Reitoria, na cidade de Jacarezinho e campi nos municípios de Bandeirantes, de Cornélio Procópio e de Jacarezinho. Enraizada na história e no resultado da integração de cinco faculdades tradicionais, com mais de 50 anos de experiência e excelência em ensino, a Universidade nasceu com a responsabilidade de contribuir para o crescimento do Estado do Paraná e do Brasil.

Organizada na forma multicampi, a Instituição é uma Autarquia Estadual de Regime Especial, descentralizada geograficamente, e goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, regendo-se por seu Estatuto, pelo seu Regimento Geral e pelas Resoluções de seus Conselhos, de acordo com as Legislações Federal e Estadual.

Em seu curso natural de expansão de fronteiras, a UENP se tornou uma parceira importante na condução de pesquisas inovadoras, que se destacam com méritos em referência a todas as áreas em que atua. Com importante atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade, a UENP está intimamente vinculada aos ideais de desenvolvimento da região na qual está inserida, sem desconsiderar, no entanto, que a ciência e o conhecimento transcendem limites geográficos.

A herança das antigas faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA); Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (FAEFIJA); Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (FUNDINOPI); Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFALM) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP) que deram origem à UENP vai muito além de seus prédios e instalações nos três campi. São 27 cursos de graduação, seis mestrados: Ciência Jurídica (PPGCJ); Agronomia (PPAGRO); Ensino (PPGEN); Educação (PPED); Letras (PROFLETRAS) e Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) e um doutorado em Ciência Jurídica, além das graduações e pós-graduações à distância. 

A estrutura física da Universidade é composta por mais de 60 laboratórios, cinco bibliotecas, Hospital Veterinário, Clínicas de Fisioterapia, de Odontologia e de Enfermagem, Escritório Modelo, Fazenda-Escola, Brinquedotecas, auditórios, salas de aula e o Parque Universitário de Ciência Cultura e Inovação, que reúne espaços para práticas de esporte, além de ações culturais e lazer.

A UENP tem como missão atuar na produção do conhecimento científico em suas mais diversas formas e no processo de desenvolvimento regional e do Estado do Paraná, participando ativamente do trabalho de construção integral da sociedade e de seus cidadãos. Ao buscar sempre a melhoria da qualidade de vida, a Universidade promove a democracia, a cidadania e o desenvolvimento socioeconômico por meio da valorização e da socialização do conhecimento e do saber historicamente construído e constituído.

Vislumbrando um vasto horizonte para a Universidade no campo da pesquisa, a atual administração da UENP tem trabalhado com alta qualidade para o processo de uma internacionalização abrangente, na busca por projetar a Instituição em novos horizontes no mundo acadêmico. Para o enfrentamento dos desafios apresentados, a UENP, sempre pautada pela ética e pelo compromisso social, utiliza, como ferramentas imprescindíveis, o estabelecimento de prioridades, o planejamento, o trabalho coletivo e responsável e a avaliação constante dos seus resultados.

 

VÍDEO INSTITUCIONAL (legendado)

Abrir janela Modal

 

 

CONTATOS E LOCALIZAÇÃO

Fale conosco