COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270
Coordenador de EAD
Silvio Tadeu de Oliveira
Telefone: (43) 3511-3200
Coordenadora Adjunta de EAD
Teresinha Esteves da Silveira Reis
Telefone: (43) 3511-3200
SUPORTE ACADÊMICO
Secretaria dos Cursos de Graduação
Vinícius Proêncio Polis
Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270
SUPORTE ACADÊMICO
Secretaria Cursos de Pós-Graduação
Telefone: (43) 3511-3200
SUPORTE - AVA / CEAD
Suporte - Professores / Tutores / Alunos
Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270
PROGRAMAÇÃO VISUAL - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO - SUPORTE
Brenda Christine Lino Tavares -
Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270
Estúdio de Criação e Conteúdo
Telefone: (43) 3527-1243 – Ramal: 209
MÓDULO 1 | ||
Componente Curricular | C.H. Teórica | C.H. Prática |
Introdução à EAD | 35 | 10 |
Língua Espanhola I | 35 | 10 |
Linguística | 35 | 10 |
Teoria Literária | 35 | 10 |
Metodologia de Pesquisa | 35 | 10 |
MÓDULO 2 | ||
Componente Curricular | C.H. Teórica | C.H. Prática |
Língua Espanhola II | 35 | 10 |
Linguística Aplicada | 35 | 10 |
Produção de Texto em Língua Espanhola I | 35 | 10 |
Literatura Espanhola I | 35 | 10 |
Literatura de Hispano-Americana I | 35 | 10 |
MÓDULO 3 | ||
Componente Curricular | C.H. Teórica | C.H. Prática |
Língua Espanhola III | 35 | 10 |
Língua Espanhola II | 35 | 10 |
Literatura de Hispano-Americana II | 35 | 10 |
Metodologia de Ensino em Língua Espanhola | 35 | 10 |
Produção de Texto em Língua Espanhola II | 35 | 10 |
Estágio Supervisionado Obrigatório I | 150 | |
MÓDULO 4 | ||
Componente Curricular | C.H. Teórica | C.H. Prática |
Língua Espanhola IV | 35 | 10 |
Fundamentos e Teorias da Educação | 35 | 10 |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 35 | 10 |
Produção de Texto em Língua Espanhola III | 35 | 10 |
Literatura Hispânica Contemporânea | 35 | 10 |
Estágio Supervisionado Obrigatório II | 150 | |
Carga Horária Total do Curso | 1200 | |
Lengenda: C.H. - Carga Horária |
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ementa: Educação a Distância: Conceitos, fundamentos, evolução histórica, características e regulamentações. A Educação a Distância no Brasil: perspectivas e desafios. Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias interativas. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. O aluno de EAD. Tutoria e interação na Educação a Distância. A mediação pedagógica na EAD.
LÍNGUA ESPANHOLA I
Ementa: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível básico, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
LINGUÍSTICA
Ementa: Fundamentos da linguagem. Evolução da ciência linguística. Conceitos dos principais pressupostos teóricos da linguística moderna. Conceitos básicos da perspectiva estruturalista, funcionalista, da linguística de texto e da interacionista.
TEORIA LITERÁRIA
Ementa: Reflexão sobre o conceito de Literatura. Literatura e outras artes. O cânone literário. Definição de gênero e traços estilísticos. Conceituação e análise das características dos gêneros literários.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Ementa: O que é pesquisa científica. Abordagem qualitativa de pesquisa. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. Gênero acadêmico: escrita acadêmico-científica. Planejamento de um trabalho científico. Projeto de pesquisa: elementos constitutivos do projeto. Trabalho de Campo: instrumentos e procedimentos de coleta de dados. Análise de dados: procedimentos de análise em pesquisa qualitativa. Citações e referências de acordo com as normas da ABNT.
LÍNGUA ESPANHOLA II
Ementa: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível pré-intermediário, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
LINGUÍSTICA APLICADA
Ementa: A Linguística Aplicada e o ensino de línguas. Teorias de aquisição, métodos de ensino e aprendizagem de línguas. O ensino de línguas no Brasil. Análise de material didático. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e ensino de línguas. Educação ambiental.
PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA I
Ementa: Introdução de conhecimentos e práticas à compreensão e produção escrita de textos de variados gêneros, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.
LITERATURA ESPANHOLA I
Ementa: Panorama da Literatura Espanhola Medieval até o século XVIII.
LITERATURA HISPANO-AMERICANA I
Ementa: Antecedentes da literatura Hispano-Americana e suas manifestações artísticas. Análise e discussão de obras reveladoras da confluência africana.
LÍNGUA ESPANHOLA III
Ementa: Desenvolvimento da competência comunicativa no nível intermediário, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
LITERATURA ESPANHOLA II
Ementa: Panorama da Literatura Espanhola dos séculos XIX e XX.
LITERATURA HISPANO-AMERICANA II
Ementa: Estudos de textos pertencentes à literatura Hispano-Americana, inclusive, com aspectos de africanidade. Análise e discussão acerca dos principais autores e suas obras referenciais.
METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Ementa: Objetivos da metodologia de ensino da Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola nos Ensinos fundamental e médio. Análise de atividades de ensino-aprendizagem. Propostas metodológicas em leitura, produção de textos e análise linguística em Língua Espanhola e suas Literaturas. Elaboração de projetos de ensino, extensão e planos de aulas para atuação do professor de Língua Espanhola e respectivas Literaturas. Uso de tecnologias de informação e comunicação na escola.
PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA II
Ementa: Estudos de textos pertencentes à literatura Hispano-Americana, inclusive, com aspectos de africanidade. Análise e discussão acerca dos principais autores e suas obras referenciais.
LÍNGUA ESPANHOLA IV
Ementa: Desenvolvimento da competência comunicativa, no nível pré-avançado, por meio da integração das quatro habilidades linguísticas, com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, considerando os contextos socioculturais.
FUNDAMENTOS E TEORIAS DA EDUCAÇÃO
Ementa: Especificidade do ato pedagógico nas dimensões básicas do saber, fazer e do ser. Definição de ensino aprendizagem. Concepção e modelos de ensino-aprendizagem. Fatores biopsicossociais que afetam a aprendizagem. Análise de contribuições anteriores e atuais de diversas teorias do ensino-aprendizagem em seus respectivos contextos históricos. Reflexão crítica relativa à pesquisa e a prática pedagógica a partir dessas teorias. Concepções teóricas contemporâneas sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, suas implicações para a prática pedagógica. Políticas públicas de ensino de línguas. Direitos humanos. Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Educação especial.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Ementa: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e sócio-antropológico da surdez. Aprendizagem de conhecimentos básicos de Libras como língua de comunicação inerente à relação professor/alunos surdos/ouvintes no âmbito escolar. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Fundamentos históricos da educação de surdos. Introdução às variações da língua de sinais. Questões identitárias e étnicas no uso de Libras.
PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA III
Ementa: Desenvolvimento da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos, em espanhol, como relatos de pesquisa e artigos científicos, visando coesão, coerência, precisão e competência comunicativa e discursiva.
LITERATURA HISPÂNICA CONTEMPORÂNEA
Ementa: Análise comparativa e discussão sobre os principais autores hispânicos da atualidade e suas obras referências.
OBJETIVOS
O projeto político-pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol, com habilitação única para a área de Língua Espanhola, foi definido a partir dos princípios que já norteiam as atividades do Curso de Letras do CLCA/UENP-CJ, pois como apregoa a Resolução 02/2015.
As instituições de ensino superior devem conceber a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica na perspectiva do atendimento às políticas públicas de educação, às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao padrão de qualidade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), manifestando organicidade entre o seu Plano Pedagógico Institucional (PPI) e seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) como expressão de uma política articulada à educação básica, suas políticas e diretrizes. (BRASIL/CNE, 2015, p. 3).
A proposta do Projeto, embasada em diagnóstico interno e externo, está voltada para a melhoria da qualidade do ensino ministrado e visa à formação de profissionais capazes de compreender, elaborar, criticar e transformar a realidade em que se encontram inseridos e colaborar na sua formação contínua.
Os princípios norteadores da criação do Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol e a consequente organização de seu Projeto Pedagógico estão calcados nas seguintes diretrizes pedagógicas:
A garantia da qualidade do ensino, procurando corresponder às carências e às expectativas das comunidades local e regional;
A busca do aprimoramento pela pesquisa e a aplicação dos seus resultados nas comunidades, com o propósito de transformar positivamente o meio em que a UENP se insere;
A intensificação da política extensionista, para colaborar com o aprimoramento não apenas dos graduandos, de pós-graduandos e dos egressos, mas também de toda a comunidade local e regional;
A busca de uma postura de vanguarda em relação aos anseios da comunidade universitária, que deve influenciar positivamente as demais habilitações em Letras, com vistas à criação de um centro de referência em estudos linguísticos e literários, tanto em língua nacional quanto em línguas estrangeiras modernas, em futuro próximo;
A preocupação de ajudar a manter as portas da universidade abertas à comunidade, para que esta circunstância se configure no diferencial que caracterizará esta instituição de ensino superior.
PÚBLICO ALVO
Professores da rede básica de ensino público que já possuam curso superior de Licenciatura Plena em Letras ou Licenciatura Plena em Pedagogia, demais profissionais que já possuam algum dos cursos citados.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso no Curso de Segunda Licenciatura em Letras/Espanhol deve ser definido a partir dos princípios que norteiam a articulação dos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, da verificação das carências regionais, e das demandas do mercado de trabalho, conforme prevê a Resolução 02/2015, segundo a qual:
A instituição de educação superior que ministra programas e cursos de formação inicial e continuada ao magistério, respeitada sua organização acadêmica, deverá contemplar, em sua dinâmica e estrutura, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão para garantir efeito padrão de qualidade acadêmica na formação oferecida, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). (BRASIL/CNE, 2015, p.5)
Sendo assim, as normas propostas pelo projeto político pedagógico do Curso de Letras/Habilitação: Português/Espanhol, bem como as elencadas no Regimento Geral da UENP, orientam a configuração do curso de segunda graduação Letras/Espanhol, levando-se em conta a especificidade dessa modalidade de formação.
Deve-se considerar, portanto, a formação graduada prévia e a experiência anterior e concomitante de magistério do graduando de segunda licenciatura. Assim, desde o início do curso, os estudantes serão profissionais conhecedores do contexto em que atuam e das problemáticas mais gerais da Educação Básica, com capacidade aguçada para compreender, investigar e produzir alternativas pedagógicas mais qualificadas para seu trabalho.
Para a sua formação, deve-se ainda observar os estágios de conhecimento na área da linguagem, das línguas e das literaturas nacional e estrangeira, bem como levar em conta as políticas públicas de educação que orientam o funcionamento do sistema de ensino. Todas estas peculiaridades precisam ser consideradas para que a formação do graduando corresponda perfeitamente ao contexto em que irá atuar, evitando-se a projeção vazia de uma figura idealizada.
A preparação para o trabalho pedagógico, portanto, vai exigir concepções de ensino que ultrapassem o senso comum de que o graduado deva ter apenas o domínio de competências e de habilidades pertinentes. Deverá, sim, ser preparado para articular e integrar saberes para desempenhar suas funções com comprometimento ético e responsabilidade no campo das suas relações sociais e de trabalho, especialmente considerando as condições reais de existência de seus alunos. Deverá, ainda, dominar os recursos didático-pedagógicos e tecnológicos que possam ser adequados às suas práticas, bem como ter habilidade investigativa para dar continuidade ao seu aprimoramento intelectual.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Curso: Segunda Licenciatura em Letras: Habilitação em Espanhol
Carga horaria:1200 horas
Regime: Semestral
Duração: 24 meses
Modalidade: EAD
OFERTA DO CURSO
2024 - 2026: Inscrições abertas de 18/12/2024 até 17/01/2025
2021 - 2024: Em andamento
2021- 2023: Finalizado
2018 - 2020: Finalizado
POLOS EAD
Apucarana (PR)
Assaí (PR)
Bandeirantes (PR)
Bituruna (PR)
Céu Azul (PR)
Congonhinhas (PR)
Faxinal (PR)
Ibaiti (PR)
Jacarezinho (PR)
Jaguariaíva (PR)
Nova Santa Rosa (PR)
Rio Branco do Sul (PR)
Rio Negro (PR)
Siqueira Campos (PR)
EDITAIS E PUBLICAÇÕES