DELIBERAÇÃO Nº 01/2024 - CLCA/ LETRAS UENP-CCP

A Diretora do CLCA, profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Portaria nº 307/2023 GR-UENP, no uso de suas atribuições legais, considerando a necessidade de atualizar a convalidação de ATIVIDADE ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAL (AACC) dos estudantes de Letras no corrente ano,

 

RESOLVE

 

Tornar público o quadro de pontuação de AACC para o ano de 2024 e revogar editais/deliberações anteriores.

 Art.1º. A ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL (AACC) é componente curricular obrigatório devendo ser cumprida pelo estudante para integralização do curso.

 Art.2º. Os graduandos devem integralizar as horas de AACC até o término do curso de graduação em Letras.

 §1. De acordo com os PPCs vigentes do curso, os estudantes devem apresentar um mínimo de 50 horas anuais de AACC, totalizando 200 horas, de acordo com o quadro de atividades, constantes nesta Deliberação.

 §2. O aluno fica impossibilitado de colar grau até que cumpra o total de 200 horas de AACC, dentro do prazo máximo previsto para integralização do Curso de Graduação em Letras.

§3. As horas que ultrapassarem o mínimo anual serão aproveitadas para os anos subsequentes, isto é, serão cumulativas. O estudante que não conseguir integralizar o mínimo solicitado em determinado ano deverá, em ano subsequente, cumprir as horas faltantes, a fim de completar 200 horas de AACC até o término da graduação.

 §4. As atividades de AACC devem obrigatoriamente contemplar os eixos de ensino, pesquisa e extensão, de modo que um eixo isolado não ultrapasse 50% da carga horária total destinada ao componente curricular.

 §5. As atividades de AACC não se confundem com atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Prática como Componente Curricular (PCC) u de Atividades de Extensão (AEX), já que são componentes curriculares distintos, cada um com regulamentação própria.

Art. 3° A ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL (AACC) será aferida considerando a tabela a seguir:

 

 

CATEGORIAS

SUBCATEGORIAS

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS

CH CONVERTIDA EM PONTOS

1. Participação em eventos científico-acadêmico (área de Letras, Ensino ou Educação)

 

 Apresentação de Comunicação Certificado emitido pela Instituição responsável pelo evento (Instituição reconhecida pelo MEC) 25 por evento 
Ouvinte Certificado emitido pela Instituição responsável pelo evento (Instituição reconhecida pelo MEC) (Mesmo que o evento tenha, por exemplo, 20 CH ou mais, a CH/pontuação de AACC por evento é 15). 15 por evento 
Monitoria Certificado emitido pela Instituição responsável pelo evento (Instituição reconhecida pelo MEC) ou, em evento da UENP, declaração do coordenador do evento 10 por evento 
Ministrante de oficina, Minicurso, Workshop (mínimo 2 horas) Certificado emitido pela Instituição responsável pelo evento (Instituição reconhecida pelo MEC) 10 por evento 
       
2. Publicação

Periódico científico com qualis (A e B)1

1 Atribui-se 10 pontos a mais, em caso de publicação internacional (seja o texto em língua estrangeira, seja o ISSN/ISBN internacional).

Cópia do material com referência da publicação. 70 por publicação
Capítulo de livro com ISBN e conselho editorial Cópia do material com referência da publicação. 50 por publicação

Trabalho completo/artigo em

anais de eventos científicos com ISSN

Cópia do material com referência da publicação. 30 por publicação
Resumo expandido em anais de evento científico. Cópia do material com referência da publicação. 10 por publicação
Resumo simples em anais de evento científico Cópia do material com referência da publicação. 05 por publicação
Jornais e revistas (exemplo: artigo de opinião, poema, crítica, entrevista, carta do leitor, etc). Cópia do material com referência da publicação. 05 por publicação
       
3. Participação em cursos de curta duração, palestra, oficina, círculo de leituras (área de Letras, Ensino ou Educação) Com carga horária acima de 1 h Curso, palestra, oficina etc organizados e certificados pela UENP (Projetos de extensão/pesquisa registrados na UENP; Núcleos e/ou Laboratórios do CLCA) 10 por curso/etc.

No total de 4 por ano letivo

Com carga horária: de 1 h a 5 h Certificado emitido pela instituição responsável pelo evento (Instituição reconhecida pelo MEC por ser instituição de ensino; Grupos de pesquisa registrado no CNPQ; editoras comerciais ou acadêmicas.

03 por curso/etc.

No total de 5 por ano letivo

Com carga horária: de 6h ou mais

Certificado emitido pela instituição responsável pelo evento (Instituição reconhecida pelo MEC como instituição de ensino; Grupos de pesquisa registrado no CNPQ; editoras comerciais ou acadêmicas.

05 por curso/etc.

No total de 5 por ano letivo

       
4. Participação em evento cultural Viagem de estudos/cultural/visita técnica (área de letras e afins) Certificado emitido pela instituição promotora 15 por evento
Assistir à peça teatral Ingresso ou cópia do ingresso de entrada (evento presencial) 3 por evento
       
5. Representação estudantil Em: Colegiado da Graduação, Comissão executiva de curso, Conselho de Centro, Conselhos Superiores, Centro Acadêmico etc. Ata, portaria ou documento similar atestando a nomeação (e a exoneração ou término) do mandato, emitidas pelo órgão colegiado competente. (Certificação válida quando da participação do aluno em no mínimo 75% das convocações) 20 por representação e por ano letivo
       
6. Participação em programas e/ou projetos de ensino, extensão e pesquisa (com ou sem bolsa)

- PIBIC, PICV, PIBEX, etc.

- Projeto de extensão.

- PIBID, Residência pedagógica etc.

Certificado emitido pela PROEC ou declaração emitida pelo coordenador do projeto.

 (Válida a certificação quando participação acima de 4 (quatro) meses no programa ou projeto)

 (Mesmo que o certificado tenha CH maior do que 30 horas, a CH/pontuação de AACC por ano é 30).

30 por programa e por ano letivo
       
7. Participação como bolsista ou voluntário em centro/laboratório de escrita acadêmica.   Declaração emitida pelo coordenador do laboratório/projeto 20 por ano letivo
       
8. Participação em projeto de monitoria em disciplina de graduação  (*) Certificado emitido pelo órgão responsável pelo regulamento da monitoria 20 por ano letivo
       

9. Participação em disciplina, como ouvinte, em programas de Pós-graduação

Exclusivo para disciplinas da área de Letras e afins. Certificado e histórico emitido pelo Programa de Pós-graduação. 20 por disciplina
       
10. Participação em eventos de cidadania

Mesário, fiscal, outros, em eleições

 Mesário, fiscal, outros, em eleições na UENP

Documento emitido pela Justiça Eleitoral

 Documento emitido pela UENP

5 por eleição
       
 11. Atividade de internacionalização Mobilidade acadêmica presencial (nacional e internacional) Documento emitido pela CRI 30 por semestre
 Mobilidade acadêmica virtual nacional e internacional  Documento emitido pela CRI 20 por semestre
       
12.Participação em Cursos do Paraná Fala Idiomas Com carga horária até 30h
Com carga horária acima de 60h

Certificado emitido pela instituição promotora
Certificado emitido pela instituição promotora
20 pontos por ano
40 pontos por ano
Com carga horária até 30h
Com carga horária acima de 60h
Certificado emitido pela instituição responsável pelo evento (Instituição reconhecida pelo MEC por ser instituição de ensino. 10 pontos por ano
20 pontos por ano

 (*) A monitoria/tutoria é regulamentada por meio da Resolucao No 010/2017 -CEPE/UENP.

Art. 4º. Ao cadastrar a atividade no SUAP, o estudante deve converter a carga horária do certificado em pontuação de AACC, de acordo com um dos itens da tabela acima. Atenção ao fato de que a carga horária do certificado pode ser diferente da carga horária/pontuação de AACC.

Art. 5º. A certificação das horas AACC se dá pela apresentação, via SUAP, de documento no qual estejam registradas as horas correspondentes às atividades, acompanhado de fotocópias dos documentos comprobatórios.

Art. 6º. O Coordenador do Curso é o responsável pelo deferimento ou indeferimento dos pontos de AACC solicitados pelos estudantes, via plataforma SUAP.

 Parágrafo único - Compete ao Coordenador do Colegiado de Curso, assessorado pela Secretaria do Colegiado, antes do término do período letivo, encaminhar à Divisão Acadêmica do Campus a carga horária cumprida pelo aluno para registro no histórico escolar.

Art. 7º. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Curso.

 

Cornélio Procópio, 08 de outubro de 2024.

 


Ana Paula Franco Nobile Brandileone - Portaria 307/2023

 

 


 

 

 

Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP - Lei nº 15.300 – D.O.E. nº 7.320, de 28 de setembro de 2006. CNPJ 08.885.100/0001 Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) – Campus de Cornélio Procópio.

 

 

 

EDITAL 01/2025 CALENDÁRIO DO CLCA

 

 

A Diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, TORNA PÚBLICO:

 

Art. 1º O calendário de reuniões ordinárias e demais atividades vinculadas ao Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus de Cornélio Procópio, para o ano civil e letivo de 2025, conforme descrito a seguir:

 

      

2025

JANEIRO

Férias Coletivas

FEVEREIRO

05: Retorno das aulas (finalização ano letivo de 2024)

12: Reunião ProfLetras

15: Término das aulas 2º Semestre Letivo – Calendário Acadêmico 2024

17 a 22: Exames

24 a 28: Planejamento pedagógico (1º. semestre) 25: Reunião PROGRAD (Semana Pedagógica) 25: Reunião ordinária do Conselho de Centro 26: Reunião de Colegiado

MARÇO

05 a 07: Planejamento pedagógico (1º. semestre)

10: Início das aulas 1º Semestre Letivo 2025

12: Reunião Estágio Supervisionado

10 a 13: Recepção dos ingressantes

10 a 13: Reunião das áreas para aprovação dos programas curriculares

13: Colação de grau: Licenciaturas

18: Reunião ordinária da Comissão Executiva

20: Entrega dos planos de ensino

28: TCC - Seleção de orientadores e orientandos

31: Aula magna ProfLetras (transferência de atividade)

 

ABRIL

02: Reunião ProfLetras

14: TCC - Entrega da ficha de intenção de pesquisa

15: Reunião ordinária da Comissão Executiva

18: Paixão de Cristo (feriado)

21: Tiradentes (Feriado)

23: Reunião ordinário do Conselho de Centro

28: I Colóquio "Literatura Infantil e Juvenil: censura, censuras" – GP Literatura juvenil:crítica e história (transferência de atividade)

MAIO

01: Dia do Trabalho (Feriado)

12: Reunião ordinária da Comissão Executiva

14: Reunião Estágio Supervisionado

14: II Luau Cultural de Letras (atividade discente) (transferência de atividade)

26: Palestra de Língua Portuguesa – Promoção GP DIALE (transferência de atividade)

JUNHO

09: Reunião ordinária da Comissão Executiva

19: Corpus Christi (Feriado)

26: Reunião ordinária do Conselho de Centro

JULHO

02: Reunião Estágio Supervisionado

03: Festa Junina - UENP

11: TCC - Entrega da ficha de frequência (atividades desenvolvidas no 1º. semestre) (transferência de atividade)

14: Reunião ProfLetras

15: Reunião ordinária da Comissão Executiva

19: Término das aulas 1º Semestre Letivo – Calendário Acadêmico 2025

21 a 26: Exames

28 a 31: Recesso discente

28 a 01/08: Planejamento pedagógico (2º. Semestre)

AGOSTO

01 a 02: Recesso discente

04: Início das aulas 2º. Semestre Letivo

11 a 17: Semana literária do SESC

12 a 14: VII SELLITCON – GP CRELIT

(transferência de atividade)

13: Reunião Estágio Supervisionado

18: Reunião ordinária da Comissão Executiva

25: Reunião ordinária do Conselho de Centro

SETEMBRO

15: Reunião ordinária da Comissão Executiva

24: Reunião ProfLetras

28: Vestibular da UENP

OUTUBRO

13: Reunião ordinária da Comissão Executiva

13 a 17: Paraná faz Ciência

15: Reunião Estágio Supervisionado

23: Reunião ordinária do Conselho de Centro

30: TCC - Entrega da ficha com indicação dos pareceristas (trabalho escrito e apresentação oral)

31: Halloween (transferência de atividade)

NOVEMBRO

01 a 30: Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira

03: Entrega da 1ª. versão do TCC

10: Reunião ordinária da Comissão Executiva

11 a 13: III SELLE – Promoção GP ELLI (em parceira com CLCA/JC) (transferência de atividade)

17 a 19: XI Evento de Integração da UENP (Jacarezinho)

19: Reunião Estágio Supervisionado

20: Dia da Consciência Negra (Feriado)

21: Entrega da ficha de frequência (atividades desenvolvidas no 2º. semestre)

20 a 21: InterUENP 24: V Simpósio do TCC

25: X Simpósio do ProfLetras (transferência de atividade)

26: Reunião ordinária do Conselho de Centro

 

DEZEMBRO

01: Entrega da versão final do TCC (com ajustes finais apontados pela banca avaliadora)

06: Término das aulas 2º semestre Letivo – Calendário Acadêmico 2025

08: Reunião ProfLetras

08 a 13: Exames

 

 

 

 

Art. Este calendário foi aprovado pelo Conselho do CLCA.

 

 

 

Cornélio Procópio, 27 de março de 2025.

 

 

 

Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone

Diretora doCLCA/CCP Portaria 307-2023

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - HABILITAÇÃO: PORTUGUÊS/INGLÊS - Licenciatura


Docente

Titulação

Currículo

E-mail

Ana Paula Franco Nobile Brandileone

Doutor

Lattes

apnobile [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Bruna Carolini Barbosa

Doutor

Lattes

brunabarbosa [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Célio Roberto Moreira

Mestre

Lattes

celiormoreira [AT] gmail [DOT] com

Edson Salviano Nery Pereira

Doutor

Lattes

edson [DOT] salviano [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Eliana Merlin Deganutti de Barros

Doutor

Lattes

elianamerlin [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Eliane Segatti Rios

Doutor

Lattes

eliane_segati [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Fábio Henrique Rosa Senefonte

Doutor

Lattes

fabiosenefonte [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Fabíola Grasiele Zappielo

Doutor

Lattes

fabiola [DOT] zappielo [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Isabela Ferreira Tagata

Mestre

Lattes

isabella [DOT] ferreira [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br 

Leticia Jovelina Storto

Pós Doutor

Lattes

leticiastorto [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Lucélia Canassa

Mestre

Lattes

lucelia [DOT] canass [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Maria Aparecida de Fátima Miguel

Doutor

Lattes

mariamiguel [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Marilúcia dos Santos Domingos

Doutor

Lattes

marilucia [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Mateus Fernando de Oliveira

Doutor

 Lattes

mateus [DOT] oliveira [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Neri de Souza Santana

Doutor

Lattes

neri [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Priscila Aparecida Borges Ferreira 

Mestre

 Lattes  

Raquel Gamero

Doutor

Lattes

raquelgamero [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Thiago Alves Valente

Doutor

Lattes

tvalente [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Vanderleia da Silva Oliveira

Pós Doutor

Lattes

vanderleiaoliveira [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Vanessa Yida

Doutor

Lattes

vanessa [DOT] yida [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

   

 Coordenadora Geral de Estágio Supervisionado - Curso Letras Português-Inglês

Profa. Dra. Diná Tereza de Brito - biênio abril 2014 a abril/2016
dinatb [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br ou dinatb [AT] uol [DOT] com [DOT] brdinatb [AT] uol [DOT] com [DOT] br

 

Professoras Orientadoras de Estágio Supervisionado

LÍNGUA PORTUGUESA

Profa. Ma. Lívia Maria Turra Basseto
liviabasseto [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
elianamerlin [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br
 
Prof. Dr. Thiago Alves Valente
tvalente [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

 

LÍNGUA INGLESA

Profa. Ma. Célia Regina Capellini Petreche
celiaregina [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br
 
Profa. Dra. Édina Pereira Crunfli
edinapereira [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Profa. Dr. Eliane Segati Rios Registro
eliane_segati [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

 

pdf  Resolução 02-2014 CC-CLCA - Manual do Estagiário – Estágio Supervisionado Obrigatório – Letras 2014 (199.53 kB)