UENP PARTICIPA DE WEB-CONFERÊNCIA SOBRE "A LEI 10.639/03 NAS UNIVERSIDADES PARANAENSES"

Quarta, 30 Mai 2012 10:47

A Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – participou de web-vídeo-conferência sobre a Lei n. 10.639/2003 promovida pelo Centro Cultural Humaita em parceria com o Governo do Paraná. O evento também foi apresentado simultaneamente a todas as universidades paranaenses.

Na ocasião a UENP foi representada pelo Professor Me. Maurício de Aquino, do Colegiado do Curso de História e da Divisão de Suporte Acadêmico da PROGRAD, que fez considerações sobre o processo de adequação curricular dos 14 cursos de licenciatura da Universidade visando contemplar as determinações da Lei n. 10.639/03. Segundo o professor, até o final de 2013 todos os cursos de licenciatura oferecerão disciplinas ou conteúdos de cultura e história africana e afro-brasileira em seu currículo.
O evento foi aberto com a palestra "Africanidades Paranaenses: a África está em nós", proferida pela Profa. Dra. Marcilene Garcia de Souza. As atividades foram mediadas pelo Prof. Romeu Gomes de Miranda e contou com as intervenções da Profa. Ma. Graciete Tozetto Goes, Pró-reitora de Graduação da UEPG, e da Profa. Rosane Borges, Coordenadora do Núcleo de Estudos Afroasiáticos da UEL.
Em 2003, a Lei n. 10.639 determinou a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos escolares e, com efeito, nos currículos dos cursos de licenciatura. Em 2006, a Deliberação 04/06, do Conselho Estadual de Educação do Paraná estabeleceu as Normas Complementares às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Por ocasião do Dia da África (25 de maio).
Ainda sobre a Lei n. 10.639/03 nas universidades paranaenses, o prof. Maurício de Aquino ressaltou que, aumentou o número de projetos de intervenção pedagógica nas escolas desenvolvidos por professores da educação básica no Programa PDE-PARANÁ sobre história africana orientados por docentes da UENP.

Última modificação: Quinta, 23 Agosto 2012 10:48