UENP e Prefeitura oferecem curso gratuito de teatro em Jacarezinho

Terça, 31 Março 2015 15:39

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com o Departamento de Cultura de Jacarezinho, promove curso de teatro nos Centros de Letras, Artes e Comunicação (CLCA) e Ciências Humanas da Educação (CCHE), (antiga Fafija). As aulas, que terão início hoje, 31, acontecerão todas as terças-feiras das 17h às 19h, no auditório dos respectivos centros. O curso será ministrado pelo professor Gabriel Monteiro, de Jacarezinho.

Inicialmente, as aulas serão voltadas, prioritariamente, para o processo de desenvolvimento das habilidades expressivas do ser humano. Segundo o professor do Departamento de Cultura, Gabriel Monteiro, "o fazer teatral agrega em sua prática um universo amplo de faculdades e potencialidades humanas, o que torna evidente a indissociabilidade entre aspectos intelectuais, emocionais e corpóreos".

Para o diretor de Cultura da UENP, James Rios, essas aulas constituem os primeiros passos para a formação do Grupo de Teatro UENP que se justifica, por entre outros fatores, pela necessidade da criação de um grupo que represente a Universidade em diversos festivais e mostras de teatro, inclusive no "EnCena".

"Após a décima edição da Mostra de Jacarezinho, nós, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) constatamos a importância e a necessidade de promover, em âmbito acadêmico, a disseminação das Artes Cênicas, com intuito de possibilitar o desenvolvimento da linguagem dramática, conjugando o refinamento conceitual artístico dos alunos, professores e demais pessoas da comunidade externa", pontuou James.

Parceria

A PROEC firmou uma parceria com o Departamento de Cultura de Jacarezinho para a realização de diversas atividades culturais, dentre elas, as aulas de teatro que serão ministradas no espaço da Universidade. O diretor de Cultura da UENP salienta a importância dessa conjuntura para a realização de projetos.

"Firmar uma parceria com o Departamento de Cultura de Jacarezinho constitui um avanço significativo para as futuras ações culturais que a Universidade e a Prefeitura irão realizar em conjunto. Agradeço a diretora do departamento, Suzana Bagio, pela concessão do professor Gabriel e pela atenção e disponibilidade. Esperamos contribuir de maneira incisiva para o desenvolvimento cultural do município de Jacarezinho e do Norte Pioneiro", finalizou.

Última modificação: Terça, 31 Março 2015 15:42