PROFESSOR DA UENP REPRESENTA UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS EM EVENTO DO MEC

Quinta, 17 Mai 2012 14:16

Representantes de secretarias municipais de Educação e técnicos de 24 Núcleos Regionais de Educação participaram, em Curitiba, do encontro de formação do Projeto Trilhas. O evento aconteceu de 07 a 10 de maio, e foi dividido em três etapas para melhor atender os participantes.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) desenvolve um trabalho de articulação entre o Ministério da Educação (MEC) e os municípios que fazem parte do programa. "As crianças precisam estar alfabetizadas e letradas até o 3º ano do ensino fundamental e o projeto contribui para essa inserção na cultura escrita", afirmou Edilson José Krupec, responsável pelo projeto na SEED.

Como representante de todas as universidades públicas do Paraná está o Professor Flavio Rodrigo Furlanetto - Formador Estadual - da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná - "O projeto TRILHAS é uma parceria da SEED/MEC/Instituto Natura e tem como objetivo desenvolver uma política pública com orientações organizadas para ações de leitura com os alunos de municípios que apresentaram baixo índice do IDEB, bem como, com os alunos dos grandes municípios paranaenses".

De acordo com o Professor Flávio, o diferencial do projeto está na proposta de como realizar a intervenção com o aluno para que desenvolva o gosto pela leitura. "O projeto ainda qualifica a prática docente", complementou.

O Trilhas complementa outros programas já desenvolvidos pelo MEC e favorece a sistematização de conteúdos trabalhados nos três primeiros anos da educação básica. "O material pode ser utilizado com crianças de até oito anos.

Todos os livros são títulos escolhidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação", explicou Leila Cristina Mettei Cirino, técnica pedagógica de Educação Infantil e Anos Iniciais do Departamento de Educação Básica (DEB) da SEED.

O Projeto Trilhas é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Natura e a Cedac, destinado a crianças de seis anos e elaborado para apoiar o trabalho de professores no campo da leitura, escrita e oralidade.

A intenção é contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem das crianças bem como para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os encontros de formação foram realizados nos dias 07e 08 de maio (com a primeira turma); 09 e 10 (com a segunda turma). A próxima etapa do evento acontece nos dias 21 e 22 de maio (com a terceira turma) em Curitiba.

Última modificação: Quinta, 23 Agosto 2012 14:18