Mestrado profissional em Letras abre inscrição para nova turma

Terça, 14 Julho 2015 17:00

O Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) abriu, na segunda-feira, 13, inscrições de candidatos para turma 2016. O programa, que é voltado para professores de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública de ensino, oferta, neste ano, 10 vagas. As inscrições se encerram no dia 10 de agosto.

A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, via internet, por meio do site Comperve UFRN. A taxa de inscrição é de R$ 70,00. O Exame será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As provas serão aplicadas no dia 30 de agosto, no Campus de Cornélio Procópio, e o resultado final será divulgado a partir do dia 22 de outubro.

Segundo afirma a professora-doutora Eliana Merlin Deganutti de Barros, coordenadora do programa na UENP, “O PROFLETRAS hoje assume um papel importantíssimo na formação continuada de professores de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública de ensino, uma vez que o cenário atual do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, revelado pelas mais diversas avaliações externas, é bastante preocupante”.

Eliana destaca ainda que para a UENP, uma universidade que está no início da sua caminhada na pesquisa acadêmica, o programa tem um destaque especial, pois soma forças junto aos dois cursos stricto sensu anteriormente existentes: mestrados em Ciência Jurídica e Agronomia. “No que se refere ao curso de Letras da instituição, o PROFLETRAS vem fortalecer e articular os dois principais pilares da Academia – a pesquisa e o ensino –, além de proporcionar um diálogo produtivo e necessário entre os cursos de Letras dos campi de Cornélio Procópio e Jacarezinho”.

O Programa

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

Acesse www.comperve.ufrn para mais informações.

Última modificação: Terça, 14 Julho 2015 17:08