UENP tem pesquisas premiadas em Congresso Paranaense de Ortopedia

Sexta, 31 Agosto 2012 10:30

sbot2012O Grupo de Pesquisa e Estudos em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Jacarezinho, recebeu dois prêmios no Congresso Paranaense de Ortopedia e 10ª Jornada Paranaense de Fisioterapia Traumato Ortopédico. O evento, que foi realizado de 23 a 25 de agosto, em Curitiba, na Associação Médica do Paraná, foi organizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Sociedade Sulbrasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (SULBRAFITO).

Dentre os quatro trabalhos aprovados para o Congresso, as pesquisas "Comparação do Pico de Torque Concêntrica e Excêntrica do Quadriceps e Isquiotibiais Dominantes de Indivíduos Ativos"(ganhou como Banner, 1º lugar) e "Efeitos à curto prazo de um programa de estabilização Lombo-Pélvica para melhora da funcionalidade e nível de dor em indivíduos com lombalgia", (como Tema Livre, 2º lugar), apresentadas pelos egressos da UENP, ainda participantes do grupo de pesquisa e mestrandos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC – PR), Rafaella Stradiotto Bernardelli, Jarbas Melo Filho, foram as premiadas no evento.

Os outros dois temas publicados foram "Correlação entre o Pico de Torque Concêntrico do Músculo Quadríceps do Membro Inferior Dominante e o Peso Corpóreo em Indivíduos Ativos" e "Correlação entre Pico de Torque de Musculatura Adutora e Abdutora de Quadril em Membro Dominante e não Dominante e Nével de Estabilização Segmentar de Estudantes Universitários", todos os trabalhos orientados pela professora mestra Berlis Ribeiro dos Santos Menossi. O grupo ainda possui, como professores colaboradores, o vice-reitor da UENP, professor doutor Rinaldo Bernardelli Júnior e o professor mestre Fábio Vieira.

No Congresso, a professora Mestra Berlis apresentou palestra sobre Avaliação Isocinética, avaliou banners e participou de mesas redondas e da comissão científica do evento. Ainda participaram como autores, pelo grupo de pesquisa da UENP, os acadêmicos Sérgio Luiz Rodrigues de Souza, Jéssica Kirsch Micheletti, Bruna Terezinha Garcia Meyer, Marcus Vinicius de Oliveira Mello, Verônica Erbst Silva e além do professor doutor Fábio Antônio Néia Martini, diretor do CCS.

A pesquisa sobre Estabilização Lombo-Pélvica é realizada em conjunto com a PUC – Pr, através da professora doutora Auristela Duarte de Lima Moser e Fernanda Maria Cercal Eduardo.

Simpósio Internacional
O grupo de Pesquisa e Estudos teve, após participação no Congresso, um tema Livre aceito para o 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte que será realizado em São Paulo, de 4 a 6 de outubro. A pesquisa: "Comparação da Relação Isquiotibiais/Quadríceps em Pacientes com Lesão do Ligamento Cruzado Anterior" será apresentada no evento. Mais informações sobre o grupo de pesquisa: