Pesquisadores da UENP lançam livro ‘Pesquisas em Linguagem’

Terça, 18 Setembro 2012 16:08

Resultados de pesquisas empreendidas por professores e acadêmicos que fazem parte do Núcleo Institucional de Pesquisa (NIP), do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho (CJ), ganharam espaço no livro "Pesquisas em Linguagem: interfaces linguísticas, literárias e culturais". A obra, lançada durante o IX Seminário de Iniciação Científica: Estudos Linguísticos e Literários – SóLetras - do CLCA/CJ, reúne 21 artigos científicos distribuídos em cinco seções: Literatura e Ensino; Leitura e Ensino; Literatura e Outras Artes; Estudos Literários: Entre a Teoria e a Crítica; e Literatura e História: Memória e Representação.

O livro, organizado pela professora doutora em Letras, Luciana Brito, pela pós-doutora em Linguística Aplicada, Sônia Maria Dechandt Brochado, e pelo mestrando em Filosofia, Fábio Antonio Gabriel, trata de uma variedade de temas cujos títulos se sintonizam com os propósitos dos grupos de pesquisas "Literatura e Ensino", "Leitura e Ensino", "Literatura e História: Memória e Representação" e "A Arte Teatral: Teoria, História e Reflexões", todos cadastrados no Diretó¬rio dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq.

A obra, como salienta, no prefácio do livro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, professora doutora em Letras / Literaturas de Língua Portuguesa, Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg, vem coroar inúmeras experiências vividas no NIP, e com a publicação deste primeiro livro vinculado ao Núcleo, ressalta: "Surge agora a possibilidade de deixar o registro em livro de alguns dos resultados das pes¬quisas empreendidas. Dentre as variantes que as linhas de pesquisa permitem, destacam-se as produções em leitura da literatura brasileira e estrangeira, ensino de literatura, literatura e história, literatura e cinema, leitura sob a ótica das te¬orias linguísticas, da teoria literária e da historiografia, crítica literária, leitura e educação especial".

A professora Luciana Brito ressalta, na apresentação da obra: "Como tema centralizador que integra os quatro grupos de pesquisa que fazem parte do NIP tem-se a revisão paradigmática da pesquisa científica na con¬temporaneidade. Esse tema visa contribuir para uma nova perspectiva do ensino e da pesquisa nos âmbitos das ciências humanas, ampliando os horizontes, até então convencionais, para aspectos multidisciplinares e até transdisciplinares, buscando a implementação de temas inovadores da pesquisa brasileira, em seu processo evolutivo contínuo, além de abranger as reflexões em torno de assuntos ainda à espera de sistematização adequada".

O leitor, no percurso das 288 páginas do livro da Editora Multifoco (RJ), terá oportunidade de leituras de artigos de uma variedade de temas como da pós-doutora Sonia Brochado e da mestra em Estudos da Linguagem, Vera Maria Ramos Pinto, da UENP, que discutem experiências de transposição didática de gêneros discursivos na escola por meio do artigo "Gêneros Textuais e Atividades de Leitura no Livro Didático". Ou ainda do professor doutor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, e do mestrando, professor colaborador do CCHE da UENP/CJ Vinicius Furlan, que analisam o tema liberdade e a relação com o contexto histórico na obra "As Moscas" do filósofo Jean-Paul Sartre, que refletiu sobre a condição da existência humana durante toda a vida. Como também o artigo "A Critica de Edição da Obra de Cláudio Manoel da Costa", do pós-doutor e professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Assis), Carlos Eduardo Mendes de Moraes, e da doutoranda em Literatura Brasileira pela UNESP / Assis, professora colaboradora do CLCA da UENP/CJ Marcela Verônica da Silva.

Participaram também do livro os pesquisadores: Anderson Francisco Ribeiro, Carlos Eduardo Mendes de Moraes, Célia Reis Camargo, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Eva Cristina Francisco, Fábio Antonio Gabriel, Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg, , Luiz Antonio Xavier Dias, Marcela Verônica da Silva, Marcio Luiz Carreri, Márcio Matiassi Cantarin, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Moisés Gonçalves dos Santos Júnior, Mônica de Aguiar Moreira Garbelini, Natália Guerra Brisola Gomes, Nerynei Meira Carneiro Bellini, Penha Lucilda de Souza Silvestre, Rafaela Stopa, Rodrigo Modesto Nascimento, Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo, Vera Maria Ramos Pinto e Vinicius Furlan.

Lançamento
O lançamento do livro foi realizado pelas professoras Hildéa Boberg e Sônia Brochado no dia 13 de setembro. As docentes resumiram, durante a solenidade, o percurso dos grupos de pesquisa dentro da instituição, trabalhos iniciados nos anos de 2003 e 2004. O evento contou ainda com apresentação musical do pianista Antonio Francisco Saladini Ubida, de Ourinhos (SP), que executou as peças "Sonata ao Luar", de Ludwig van Beethoven, e o "Concerto para Piano e Orquestra No. 01", composição do próprio pianista. E como forma de homenagem pelo empenho no restauro do piano tocado por Saladini, Luciana Brito fez homenagem a Danilo Oliveira.

Última modificação: Quarta, 19 Setembro 2012 16:15