Ranking destaca a UENP entre as melhores do Brasil

Segunda, 15 Mai 2017 15:08

Um ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do Ministério da Educação, destacou a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) dentre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. A UENP subiu seis posições no ranking em três anos, o que é considerado o segundo melhor desempenho entre todas as universidades do Paraná, resultado que coloca a Instituição em 14º lugar geral entre as universidades estaduais de todo país. A UENP passou ainda de 96º lugar para 90º nesse mesmo período no quadro geral de universidades.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, enalteceu a conquista. “Esse é um resultado que reafirma nossa excelência no ensino e o comprometimento de todos com a Universidade. Parabenizo alunos, professores e agentes universitários, pois essa é uma conquista de todos, resultado do trabalho coletivo, da dedicação à Instituição. Tal resultado credencia a UENP como uma das melhores universidades do Brasil e isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, partilha a reitora.

Destaques também dos resultados divulgados pelo INEP foram os cursos de Direito da UENP, do Campus de Jacarezinho, que obteve nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), e o curso de Ciências Contábeis do Campus de Cornélio Procópio, que conquistou nota 4. “Parabenizo a todos os envolvidos em mais essa conquista do curso de Direito da UENP, que é motivo de grande orgulho para a Universidade”, disse a reitora. Ela destaca ainda o ótimo resultado do curso de Ciências Contábeis nas avaliações. “Parabenizo também os estudantes e professores pela grande conquista do curso de Ciências Contábeis. Faço parte desse colegiado e sei que esses indicadores de qualidade são fruto de grandes esforços de todos que compõe esse grupo. O resultado nos motiva a buscar ainda mais a excelência para todas as nossas graduações”, finaliza a reitora.

O curso Direito, que recebeu nota máxima no ENADE, foi o melhor colocado entre todas as universidades estaduais do Brasil, além de ser o melhor curso de Direito do sul do país. Segundo o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professor-doutor Luiz Fernando Kazmierczak, a nota máxima na avaliação comprova a qualidade do ensino e destaca o curso da UENP como referência nacional. “Gostaria de parabenizar nossos alunos por tão expressivo resultado. Mais uma vez, estamos entre as melhores do Brasil e isso é motivo de muito orgulho para a nossa Instituição. É sinal de que estamos mantendo o nível de excelência do nosso curso, que sempre foi destaque no cenário nacional”, disse.

Os conceitos 5 no Enade nas quatro avaliações das quais participou o curso de Direito da UENP (2006, 2009, 2012 e 2015) são antecedidos por oito conceitos "A" consecutivos do provão do MEC. Além disso, o curso possui três selos de excelência de qualidade da OAB Federal e índice sempre superior a 50 % de aprovação na Ordem. O diretor do CCSA destaca ainda o excelente trabalho do corpo docente do curso. “Não podemos nos esquecer de que o desempenho dos alunos também está ligado ao trabalho dos nossos docentes. Sempre muito capacitados e de alto nível. O mérito por essa conquista é também deles que a todo instante incentivam os nossos estudantes à busca incessante pelo conhecimento”, pontuou Kazmierczak.

Além do curso do Direito e Ciências Contábeis, também foram avaliados, no último ENADE, os cursos de Administração e Ciências Econômicas (nota 3), do Campus de Cornélio Procópio. O diretor do CCP, Sérgio Roberto Ferreira, destacou o resultado expressivo dos cursos. “Ficamos muitíssimos satisfeitos. Administração e Ciências Econômicas mantiveram a nota 3. E Ciências Contábeis, brilhantemente, atingiu a nota 4. E nesse sentido, a Direção do Campus parabeniza a todo o corpo docente, discente e ao diretor de centro. Acreditamos, sem dúvida, na qualidade do ensino, na competência dos professores e no comprometimento dos alunos que fizeram a prova”, pontua o diretor.

Última modificação: Quinta, 01 Junho 2017 09:44