UENP prepara acolhida aos calouros 2020

Quarta, 19 Fevereiro 2020 14:39

A Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), prepara evento cultural para recepção dos Calouros 2020. As ações da Reitoria serão realizadas nos três campi a partir do dia 2 de março, início do ano letivo na Instituição. Além da programação cultural, a Reitoria da UENP e o Diretório Acadêmico Central (DCE) organizam campanha contra o trote na Instituição, prática proibida na UENP por Resolução de 2019 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

A programação cultural, que será a mesma nos três campi, contará com apresentação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI); Ação de conscientização para Combate à dengue e show com banda musical. O Campus de Cornélio Procópio será o primeiro a receber a programação no dia 2 de março, a partir das 19h. Na terça-feira, dia 3, o Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes receberá o evento a partir das 18h. No Campus de Jacarezinho, a festa para recepção aos ingressantes acontece no dia 4 de março, a partir das 19h30, na praça dos Centros de Ciências Humanas e da Educação e de Letras Comunicação e Artes (CCHE/CLCLA).

“A UENP realiza a recepção aos calouros com a intenção de promover a integração da nossa comunidade acadêmica com os alunos ingressantes em 2020. Os primeiros dias são sempre especiais, por isso essa agenda cultural nos três campi a fim de tornar esse momento um espaço para celebração”, destaca o vice-reitor, professor Fabiano Gonçalves Costa.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destaca que esse é um momento também para recordar os estudantes veteranos sobre a necessidade do respeito aos ingressantes e que na Universidade o trote é proibido. “Temos uma resolução de 2019 que trata especialmente do tema, sobre o trote, por ser algo que, de maneira recorrente, acaba por manchar o início do ano letivo, seja pelas agressões físicas, seja pelas agressões psicológicas sofridas pelos ingressantes. Temos trabalhado para mudar essa cultura que fere a dignidade humana e acaba trazendo sérias consequências para todos”, disse a reitora.

Além da programação prevista pela Reitoria da UENP, os Colegiados de Cursos, Direções de Centros e Campus realizarão ato próprio para recepção dos estudantes.

Resolução 033/2019 – CEPE/UENP

A resolução define como trote “toda e qualquer recepção estudantil que configure agressão física, psicológica, moral ou qualquer forma de constrangimento ou coação, inclusive danos materiais, aos estudantes ingressantes ou pessoas a eles relacionadas, que ocorra ou se inicie nas dependências da Universidade”.

O texto destaca ainda que “a prática do trote por membro da comunidade acadêmica será considerada falta grave, passível das penalidades estabelecidas pelo Regimento Geral e por normas complementares”.

Acesse abaixo o documento na íntegra.

Última modificação: Quarta, 19 Fevereiro 2020 15:06