UENP investe mais de R$380 mil em livros

Terça, 11 Dezembro 2012 08:56

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) investiu R$383.536,00 mil em livros para os estudantes da Instituição em 2012. Direcionados às diversas áreas do conhecimento e aos três campi (Cornélio Procópio, Luiz Meneghel – de Bandeirantes, e Jacarezinho), o acervo atenderá a todos os cursos da Universidade. Os investimentos foram feitos a partir de recursos orçamentários do Programa de Infraestrutura (Proinfra 2011) da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) (R$204 mil), do Ministério da Educação (MEC) (R$115 mil), de convênios (R$45 mil) e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) – (R$19.536,00). No próximo ano, serão mais R$160 mil com recursos do Proinfra 2012 e outros R$115 mil do MEC.

O reitor da UENP, Eduardo Meneghel Rando, salienta que há um grande esforço da administração da Universidade para a compra de novos livros, para a renovação e atualização do acervo que se tem disponível aos alunos, para que se possa garantir a excelência das atividades de ensino. "A UENP está se estruturando para atender a tais necessidades, apesar de enorme carência de recursos humanos e financeiros, busca solucionar alguns problemas imediatos, como a falta de livros em algumas áreas. A Universidade está investindo mais de R$380 mil na compra de livros. Esperamos, com isso, dar melhores condições para o desenvolvimento e suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão com a precisão e a rapidez que o meio acadêmico exige".

O reitor lembra que a prática da leitura é um instrumento dos mais importantes relacionados ao desenvolvimento das pessoas e da sociedade de uma forma geral, e que isso permite acesso a todas as formas de cultura e de conhecimento técnico disponíveis no mundo. "Porém, são nas universidades que a problemática da falta de acesso e hábito da leitura se enfatiza, pois o mesmo aluno que atravessou as etapas anteriores desinteressado pelos livros é inserido num contexto em que a exigência sistemática de leituras e pesquisas se tornam imprescindíveis. Mas para isso é necessário que a universidade forneça as condições necessárias de infraestrutura e de disponibilização de livros".

O vice-reitor da UENP e coordenador responsável pelas bibliotecas, Rinaldo Bernardelli Junior, informa que os livros adquiridos após relação proposta pelos professores dos Centros de Ensino e diretores deverão estar disponíveis no início do ano letivo de 2013 nas seis bibliotecas da Instituição. A previsão é que possam ser adquiridos cerca de seis mil novos livros com o resultado dos convênios. Com o investimento, acentua o vice-reitor, a Universidade aumenta a quantidade de títulos e exemplares para consulta e empréstimo nas bibliotecas, mas ainda não recupera totalmente o acervo. "A impressão de livros é algo muito dinâmico atualmente. É difícil você dizer que alguma biblioteca está atualizada, pois novos livros são lançados todos os dias", pontua.

O professor explana que, a partir das reuniões realizadas com bibliotecárias, diretores de Centro e de Campus, apontamentos foram feitos para buscar melhorar a condição das bibliotecas da Instituição. "Hoje não há como negar a importância da internet no processo de pesquisa científica. Sites especializados e periódicos vêm ao encontro dessa nova realidade universal. E para agregar ainda mais no sentido de possibilitar um espaço de confiança em meio a tanta oferta na internet, criamos o sítio de pesquisa científica da UENP, um espaço livre com sites e conteúdos de confiança. Antigamente era somente o livro impresso, hoje não. Por isso temos de trabalhar essas variáveis para atender aos alunos". Rinaldo parabeniza o trabalho da Pró-Reitoria de Finanças que possibilitou a compra dos livros.

Última modificação: Terça, 19 Fevereiro 2013 10:09