NEABI realiza "Manifesta Maio: Racismo Estrutural e Anti-Racismo como Política de Vida e Território"

Quinta, 28 Mai 2020 10:19

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), realizará, no dia 29 de maio, às 19 horas, o evento de extensão universitária "Manifesta Maio: Racismo Estrutural e Anti-Racismo como Política de Vida e Território". O evento será realizado de maneira remota, por meio da ferramenta do Google Meet, e, por este motivo, terá capacidade para acolher até 250 participantes na sala virtual. As inscrições vão até às 18 horas do dia 29 de maio e poderão ser realizadas por meio do Formulário do Evento (clique Aqui para acessar)

Como parte integrante das ações que dão sequência ao projeto no próximo dia 29, o Núcleo publica, em suas redes sociais, vídeos com cenas representativas da comunidade negra presente no Norte do Paraná – região de abrangência da UENP.

Segundo a organização, as ações do Manifesta Maio que tiveram início com o debate ocorrido no dia 13 de maio (“Dia Nacional de Combate ao Racismo”) visam promover o (re)conhecimento, a valorização da história, assim como a agência dos povos africanos e afro-diaspóricos em sua prática política e de produção científica.

O professor Antonio Donizeti Fernandes, coordenador do NEABI, acentua a necessidade de entender de que forma(s) o racismo estrutural se faz presente na sociedade brasileira e o modo como ele é operacionalizado institucionalmente, tornando-se anônimo e oculto, na medida em que os indivíduos podem negar a acusação de racismo, abstendo-se de possíveis sanções legais.

“Ademais, passados 132 anos da abolição, a narrativa de que o Brasil gerou uma democracia racial é enganosa e caracteriza-se como produtora desse típico racismo. Logo, a luta anti-racista deve sulear a vida não só daqueles que são cotidianamente tratados de maneira desigual pelo seu fenótipo, mas também pelos que, por não serem tratados assim, não se veem como privilegiados. A exemplo do que diz a ativista Angela Davis, ‘não basta não ser racista, é preciso ser antirracista’”, disse o professor Antonio Donizeti.

Regras e orientações para participação

1. Realizar inscrição neste formulário até às 18 horas do dia 29 de maio de 2020.
2. O participante deverá permanecer na sala virtual até o término da discussão. Aqueles que saírem antes não receberão declaração de participação.
3. O link da sala virtual (Google Meet) será disponibilizada por e-mail ao inscritos em até trinta minutos antes do debate.
4. A chamada para contabilização de presença será realizada pelo mediador do debate, ao final da discussão.
5. O evento é gratuito e sua inscrição é limitada ao número de 250 pessoas.

Última modificação: Segunda, 01 Junho 2020 09:48