PROPG realiza I Workshop de Autoavaliação da Pós-Graduação na UENP

Sábado, 21 Novembro 2020 12:51

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou o I Workshop de Autoavaliação da Pós-Graduação na UENP. O evento, que ocorreu em 11 de novembro, contou com a participação do vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa e reuniu a equipe da PROPG, coordenadores e representantes das comissões coordenadoras dos cursos stricto sensu, que envolve alunos, professores e agentes universitários.

Trata-se da primeira ação formativa organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Permanente da Pós-Graduação da UENP, instalado em 4 de novembro desde ano, por meio da Portaria/GR 245/2020, que tem como objetivo atuar na proposição e desenvolvendo de atividades, estudos, orientações, e instrumentos de autoavaliação de cursos e programas, capacitação de docentes e agentes que atuam na pós-graduação, dentre outras ações afins.

O Grupo, vinculado à Diretoria de Pós-graduação da PROPG, é coordenado pelo chefe da Divisão de Acompanhamento de Cursos e Programas, doutor Lucken Bueno Lucas. “As ações do GT irão auxiliar os cursos e programas da UENP a compreenderem o novo modelo multidimensional de avalição, proposto pela CAPES, e a se prepararem para as inúmeras demandas que esse novo sistema exigirá, seja para a elaboração de documentos, a formação dos servidores envolvidos com a pós-graduação, seja em relação ao próprio lançamento das informações no Portal Sucupira, sistema de coleta de informações da pós-graduação”, disse o professor Lucken.

O Workshop, realizado de modo remoto, com produtiva participação dos presentes, foi conduzido pelo GT e contou com a participação do professor-doutor Júlio Cesar Godoy Bertolin, da Universidade de Passo Fundo, que desenvolve pesquisas nas áreas de planejamento e avaliação educacional, com reconhecida produção intelectual sobre essas temáticas. O professor também fez parte da Comissão Especial de Avaliação, do Ministério da Educação, que elaborou o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e atuou como consultor e pesquisador da ONU/UNESCO. Além disso, integrou o Grupo de Trabalho sobre Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação da CAPES (Portaria CAPES no 148/2018).

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora-doutora Vanderléia Oliveira, “tanto a instalação do GT permanente de acompanhamento, quanto a realização do Workshop, evidenciam importantes movimentos no sentido de fortalecer a pós-graduação na UENP, a partir de um planejamento estratégico que esteja em consonância com a missão e os valores da Universidade”.

Como desdobramento do Workshop, um cronograma de atividades será estabelecido pelos membros do GT, de modo a organizar o processo de construção dos Planos de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação da UENP já no 1º semestre de 2021, com início das discussões e formação das comissões ainda em 2020.

Última modificação: Sábado, 21 Novembro 2020 13:02