Período para isenção do Vestibular UENP segue até 17 de janeiro

Terça, 22 Dezembro 2020 15:52

Candidatos ao Vestibular 2021 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) que sejam provenientes de famílias de baixa renda e que estejam com registro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do processo seletivo. Desta forma, o candidato pode concorrer ao Vestibular da UENP, normalmente, sem arcar com a taxa de inscrição. Nesta edição, o prazo para a solicitação de isenção segue até 17 de janeiro de 2021.

Todos os pedidos serão avaliados pela Comissão de Processo Seletivo de Vestibular (CPSV), que publicará o deferimento ou indeferimento das solicitações no dia 12 de fevereiro de 2021, com base no item 9.5 do edital do Vestibular. Os candidatos podem recorrer da decisão da CPSV entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2021.

O candidato que deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição deve realizar o pedido através do portal do candidato, depois de efetivada a inscrição, no site do Vestibular (vestibular.uenp.edu.br). Para isso, deve anexar, em formato PDF, os seguintes documentos: Comprovante do CadÚnico (disponível em https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao), com data de atualização cadastral posterior a 10 de dezembro de 2018, além de RG e CPF.

Conforme o Decreto nº 6.135 de 26 de junho de 2007, são consideradas pessoas de baixa renda os candidatos nas seguintes situações: com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos. A CPSV avalia a veracidade dos dados fornecidos pelo candidato na plataforma responsável pelo CadÚnico a fim de deferir ou indeferir as solicitações. Os candidatos que não forem beneficiados com a isenção deverão imprimir o boleto e recolher a taxa no valor integral, na rede bancária autorizada, até o dia 11 de março de 2021.

Cotas

No Vestibular, a UENP reserva 40% das vagas para alunos cotistas, sendo 20% delas para candidatos que tenham cursado todo ensino médio em escola pública (cotas sociais) e outros 20% para autodeclarados negros e que também tenham cursado todo ensino médio em escola pública (cotas sociorraciais).

Pandemia

Considerando o cenário epidemiológico da Covid-19, a aplicação das provas será realizada conforme os protocolos internos de biossegurança da UENP vigentes na época de realização da prova, sendo divulgados em edital específico formulado de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

A qualquer momento, a UENP poderá publicar novas orientações e procedimentos relacionados à realização da prova, incluindo alteração na data de realização das provas devido ao contexto de pandemia.

Inscrições: até 10 de março de 2021
No site: vestibular.uenp.edu.br/