Universidades divulgam adiamento das provas do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná

Sexta, 12 Março 2021 13:40

A Coordenadoria de Processos Seletivos (CPS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou o adiamento das provas do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná para os dias 18 e 19 de julho de 2021. Além da UENP, que neste ano é responsável pela organização do processo seletivo, o Vestibular envolve também as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O professor Mateus Luiz Biancon, membro da Comissão Universidade para os Índios (CUIA/UENP) acentua que a decisão pelo adiamento das provas foi tomada pelo agravamento da pandemia no Paraná. “O adiamento do XX Vestibular dos Povos Indígenas se deu por conta do cenário pandêmico e a preocupação da CUIA com as/os estudantes indígenas, pois os menores de 18 anos não foram vacinados, assim como os professores pesquisadores que participam do processo avaliativo do vestibular”, informa.

Com a alteração da data das provas, o comprovante de ensalamento será disponibilizado até o dia 6 de junho. O resultado final do Vestibular está previsto para 1º de setembro. Outras informações sobre o XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná podem ser obtidas junto à Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da UENP pelo número (43) 3511-3200 ou e-mail .

Vagas

As instituições estaduais oferecem, em cada uma delas, seis vagas suplementares àquelas ofertadas em seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná. Nos cursos de graduação da UFPR, são ofertadas dez vagas suplementares àquelas de seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Brasil.

Provas

As provas do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná serão realizadas, resguardadas todas as medidas de biossegurança para os envolvidos, nas cidades de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Mangueirinha, Londrina e Curitiba. No primeiro dia, será realizada prova oral sobre Língua Portuguesa e, no segundo dia, terá redação e prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

Última modificação: Sexta, 12 Março 2021 14:10