UENP e prefeituras do Norte Pioneiro articulam parceria para o setor cultural

Quinta, 15 Abril 2021 11:29

A Universidade Estadual do Norte do Paraná, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), promoveu reunião com dirigentes culturais dos municípios da região Norte Pioneira. O encontro foi realizado de forma remota, via internet, na quinta-feira, 8, e tinha por objetivo estreitar canais de comunicação com as prefeituras das cidades.

Na ocasião, foram apresentados aos municípios os projetos que a UENP planeja implementar no cenário cultural da região: o Programa de Desenvolvimento da Cultura Norte Pioneira; o Parque da Cultura, Extensão e Inovação da UENP; o Inventário Cultural do Norte do Paraná e a Mostra Cultural Indígena - Norte Pioneiro.

“O encontro com os dirigentes culturais foi muito importante para que a Universidade pudesse apresentar-lhes, ainda que de maneira sumária, o nosso Programa de Desenvolvimento da Cultura para a região. Foi um momento de partilhar com todos eles um pouquinho da nossa experiência e colocar nossos serviços à disposição de suas prefeituras. Queremos e vamos, juntos, construir uma política cultural de larga envergadura para o Norte do Paraná”, relata o diretor de Cultura da UENP, James Rios.

Segundo a coordenadora educacional da Secretaria Municipal de Educação de Santa Amélia-PR, Silvia Fernanda Lordani, a parceria com a Universidade vem desde o ano passado, quando a UENP auxiliou os municípios na implementação da Lei Aldir Blanc. “A parceria da UENP com os municípios é muito importante. Os projetos apresentados vão fomentar e fazer com que o desenvolvimento da cultura regional cresça”, disse.

Silvia acrescentou ainda que o setor cultural não tem a valorização que merece. “Não há muito recurso e a parceria com a Universidade vai fazer com que a cultura regional se fortaleça, tenha visibilidade. Possibilitará também valorizar os artistas, os pequenos artistas que estão nesses municípios e que não tem oportunidade de demonstrar seu trabalho. Por isso, essa parceria e os projetos apresentados só vieram para somar com os municípios”, conclui Silvia.

Todos os representantes dos municípios presentes se mostraram receptivos e favoráveis à implementação dos projetos apresentados e dispostos a trabalhar em prol do desenvolvimento cultural da região. Participaram da reunião os dirigentes culturais dos seguintes municípios: Abatiá, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Figueira, Guapirama, Jacarezinho, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Santa Amélia e Santa Mariana.

Última modificação: Terça, 20 Abril 2021 17:32