UENP realiza segunda etapa de formação de membros da Comissão de Heteroidentificação

Quinta, 15 Abril 2021 15:03 por Editor da Comunicação Social
A Comissão de Heteroidentificação é responsável por homologar as Autodeclarações Étnico-Raciais dos ingressantes em vagas Sociorraciais nos processos de seleção Vestibular e SiSU. A Comissão de Heteroidentificação é responsável por homologar as Autodeclarações Étnico-Raciais dos ingressantes em vagas Sociorraciais nos processos de seleção Vestibular e SiSU.

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, em conjunto com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas da UENP (CAAF/UENP), realizaram, na quarta-feira, 14 de abril, a segunda etapa do curso de Formação Continuada dos membros da Comissão de Heteroidentificação da CAAF – ingresso 2021.

A Comissão de Heteroidentificação é a responsável por homologar as Autodeclarações Étnico-Raciais dos ingressantes em vagas Sociorraciais nos processos de seleção Vestibular e SiSU. Para a formação, a UENP recebeu, virtualmente, o pedagogo e pró-reitor adjunto de Graduação Adilson Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que ministrou a formação aos membros.

Durante o curso, o professor mostrou a importância dos movimentos sociais na implantação das políticas de ações afirmativas na sua Universidade, salientando que tais políticas, que representam a democratização do acesso ao Ensino Superior, são processos de compensação das discriminações raciais e sociais históricas passadas ou presentes.

Além disso, o professor Adilson Pereira, discorreu sobre os processos de homologação de candidatos autodeclarados negros pelas Comissões de Heteroidentificação, especialmente à forma remota da verificação, devido ao contexto pandêmico em que vivemos.

A Pró-Reitoria de Graduação acentua que houve ampla participação dos membros da Comissão, que puderam, por meio de seus depoimentos, reflexões e questionamentos, esclarecer inúmeros pontos, dentre eles os relacionados à permanência dos cotistas ao longo da sua vida acadêmica.