UENP mantém nota 4 no Índice Geral de Cursos em avaliação do MEC

Sexta, 23 Abril 2021 19:46
Com o resultado, a UENP integra um grupo de 21,64% de instituições brasileiras de ensino superior com nota 4 Com o resultado, a UENP integra um grupo de 21,64% de instituições brasileiras de ensino superior com nota 4

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) manteve a faixa 4 do Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). O conceito conquistado em 2018 e mantido nesta avaliação traduz o crescimento da Universidade nos últimos anos. O índice divulgado nesta sexta-feira, 23 de abril, corresponde ao triênio 2017-2019. Com o resultado, a UENP integra um grupo de 21,64% de instituições brasileiras de ensino superior com nota 4.

O diretor de Avaliação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional da UENP, Daniel Trevisan Sanzovo, acentua que a análise do gráfico do IGC da UENP permite perceber que o indicador vem crescendo desde 2014. “É importante destacar que, assim como foi primordial alcançarmos a faixa 4, é de suma importância permanecer nessa faixa e avançar para a 5. Como os IGCs contínuos mostram, estamos nesse momento de consolidação à faixa 4 para, posteriormente, avançarmos à faixa 5”, explica.

Ao todo, 2070 instituições públicas e privadas, considerando 24.145 cursos de 100 áreas do conhecimento, foram avaliadas. Como indicador de qualidade, o IGC integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sinaes. O IGC é obtido a partir do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) do último triênio, mais a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídas pela Capes nos últimos 3 anos, além da distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós stricto sensu.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, ressalta que o resultado alcançado pela Universidade demonstra a excelência da instituição na formação superior da graduação à pós-graduação. “Como indicador de qualidade, o IGC 4 mantido pela UENP traduz o crescimento que a Universidade vem tendo nos últimos anos. Reflexo de um crescimento sólido e integral, de um trabalho sério da comunidade acadêmica, de investimentos na Instituição, esse resultado coroa um percurso de conquistas. Destaco aqui minha gratidão a todos que acreditam e trabalham pela UENP, pois o caminho que temos trilhado e os patamares que temos alcançado são resultado dos esforços de todos. Nosso amadurecimento como Universidade irá nos conduzir a conquistas ainda maiores nos próximos anos”, disse a reitora.

CPC

O CPC é obtido através de um cálculo que compreende o Conceito Enade do curso, o Indicador da Diferença entre os Desempenhos observado e esperado (IDD), a porcentagem de Corpo Docente com mestrado, doutorado e seus regimes de trabalho (coletado no Censo da Educação Superior), além da percepção dos estudantes em relação ao processo formativo (dados obtidos em questionário no Enade).

Última modificação: Sexta, 23 Abril 2021 20:03