Programa +Saber lança curso voltado para a Língua de Sinais

Sexta, 30 Abril 2021 10:39
O curso tem como público alvo Tradutores/Interpretes de Língua de Sinais, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Professores e profissionais de áreas afins. O curso tem como público alvo Tradutores/Interpretes de Língua de Sinais, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Professores e profissionais de áreas afins.

O Programa de Cursos Online +Saber, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, está lançando o curso “O Profissional Tradutor Intérprete de Língua de Sinais: formação e prática”, ministrado pela professora Sandra Cristina Malzinoti Vedoato.

Com a implementação da Lei 10.426/2002 e as determinações do Decreto 5.626/2005 que reconhece a Libras como primeira língua da comunidade surda brasileira e orienta a formação de profissionais, dentre eles o tradutor intérprete de língua de sinais, para atuarem na área da surdez, acredita-se que é necessário gerar ações para efetivamente garantir o acesso e principalmente a permanência e formação de educandos surdos.

Desta forma a proposta do curso visa investir a formação profissional, possibilitando o acesso a informações e teorias com estratégias eficientes à construção de novos conhecimentos para o confronto com situações práticas educacionais e comunicativas na perspectiva bilíngue principalmente em relação a tradução e interpretação.

O curso terá carga horária de 30 horas e tem como público alvo Tradutores/Interpretes de Língua de Sinais, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Professores e profissionais de áreas afins, que estejam interessados no aprendizado da língua brasileira de sinais para transpor, por meio da comunicação, as barreiras impostas entre as comunidades surdas e ouvintes.

Programa +Saber

O Programa de Cursos Online +Saber foi criado para atender a necessidade de treinamento e capacitação dos agentes da carreira universitária, assim como pela necessidade de oferta de formação continuada à comunidade. O +Saber apresenta dois eixos principais: oferta de cursos livres, produzidos por professores da UENP, a serem ofertados para comunidade interna e externa da Universidade, com emissão de certificados; e hospedagem de lista de endereços eletrônicos de cursos livres produzidos por outras instituições e de interesse da UENP, com emissão de certificados pela instituição de origem.

A iniciativa da UENP é realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD). São ofertados cursos em diferentes áreas que contemplam além de docentes e técnicos administrativos da UENP, estudantes, profissionais e a comunidade em geral.

Confira a lista de cursos disponíveis no site: https://uenp.edu.br/programa-cursos-online