Apiesp busca apoio do deputado Federal Aliel Machado para pautas relacionadas à Ciência e Tecnologia

Terça, 18 Mai 2021 14:17

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público do Paraná (APIESP) realizou na sexta-feira, 14 de maio, reunião com o deputado Federal Aliel Machado, eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Com a participação dos reitores e vice-reitores das sete universidades estaduais do Paraná, a reunião remota levou até o parlamentar pautas de reivindicações das instituições.

A presidente da APIESP e reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, enalteceu a atuação do deputado Aliel Macho em defesa do Ensino Superior e falou sobre as preocupações das universidades em relação ao cenário adverso para as instituições no Brasil. “Muitas notícias têm nos deixado extremamente preocupados, como por exemplo os cortes de recursos para a Ciência em todas as Instituições e repasses para as Universidades Federais. A eleição do deputado Aliel Machado para presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia será muito importante para tenhamos força e representação na Câmara dos Deputados”, disse a Fátima Padoan.

Um dos pontos centrais da pauta da reunião foi o anúncio de cortes de bolsas dos programas PIBID e Residência Pedagógica feito pela CAPES. “Esses programas têm sido essenciais para formação de professores, possibilitando aos estudantes da graduação um caminho exitoso entre a teoria e a prática, aproximando a universidade da escola, além de fortalecer nossas licenciaturas, criando um espaço de discussão e reflexão. Por isso pedimos ao deputado que leve até a Capes essa reivindicação da APIESP para que essa ação desastrosa seja evitada”, disse Fátima Padoan.

O deputado Federal Aliel Machado se colocou à disposição das Universidades para atender as demandas apresentadas e se comprometeu a levar para a próxima reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia o ofício encaminhado pela APIESP. “Estou à disposição para tratar desse ponto específico das bolsas na próxima semana na Comissão. Uma sugestão é que possamos juntos traçar um plano estratégico sobre a questão dos cortes desses recursos e programas, porque isso é uma preocupação muito séria e muito grave”, disse o deputado.

Aliel colocou a Comissão e sua equipe no Congresso à disposição das Universidades para contribuir com as pautas em discussão. “Esse é um dos momentos mais difíceis da nossa história, pela crise de Saúde e Econômica. Nossas Universidades produzem conhecimento, ajudam a diminuir a desigualdade através da educação. Temos que usar os instrumentos que possuímos para tentar amenizar tudo isso que está acontecendo, mudar culturalmente e buscar ajudá-los nessa luta árdua que todos vocês têm”, ressaltou. O deputado apresentou aos reitores a possibilidade de destinação de recursos para as Universidades Estaduais por meio de Emenda de Bancada dos deputados federais com contrapartida do Governo Estadual.

Participaram também da reunião o reitores das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Sergio Carlos de Carvalho; de Maringá (UEM), Julio Cesar Damasceno; de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto; do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber; do Centro-Oeste (Unicentro), Fabio Hernandes; a reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Machado Sirino; o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva; e o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa.

Os reitores e vice-reitores das Universidades parabenizaram o deputado pela presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia e destacaram os desafios enfrentados por cada uma das instituições no contexto atual. Durante as falas, solicitaram ajuda para colocar como pauta da APIESP junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) os repasses de emendas anteriores a 2016, recursos travados na instância Federal, que têm inviabilizado a conclusão de projetos e construções.

Leia abaixo, em anexo, a íntegra do Ofício encaminhado ao deputado.

Última modificação: Terça, 18 Mai 2021 14:46